TJGO determina partilha da casa, mas não do lote onde ela foi construída

18/08/2015 às 15:11
Leia nesta página:

Análise da decisão do desembargador Luiz Eduardo de Sousa que julgou a Apelação Cível de número 833230.2013.8.09.0175.

No dia 10 de março de 2015, o desembargador Luiz Eduardo de Sousa, julgando a Apelação Cível de número 83323-80.2013.8.09.0175, reformou em parte a sentença do processo de numero 201390833232.

A lide tratava-se de Ação de Reconhecimento de União Estável com Dissolução e Partilha de Bens, na qual a Apelada tencionava partilhar o imóvel em que residiam o casal.

Em primeira instância, a juíza a quo deferiu o pedido da Autora, determinando a partilha de metade do imóvel, uma vez que o irmão do Apelante alegou ser dono de 50% do lote em questão.

Inconformado com a decisão da ilustre juíza, o Apelante pleiteou a revisão do julgamento da Ação pelo Tribunal, alegando que o imóvel pertencia ao seu pai e não a ele e seu irmão.

Analisando a questão, o desembargador trouxe a tona a Súmula 380 do STF, o qual determina que comprovada a existência da sociedade de fato entre concubinos, é cabível a sua dissolução judicial, com a partilha do patrimônio adquirido pelo esforço comum.

Entretanto, segundo o emérito julgador, o conjunto probatório do processo não fora suficiente para comprovar a propriedade do imóvel em nome das partes.

Segundo ele, para que a recorrida obtivesse êxito em sua pretensão total, deveria provar que o imóvel supramencionado foi adquirido pelo casal na constância da união estável.

Simples afirmações de que o imóvel fora vendido para o Apelante e seu irmão, não poderia ter maior validade que as provas documentais que definem como proprietário do imóvel o pai do Apelante.

Logo, ao viso do desembargador, o lote de terras não deve ser partilhado pelo casal, em razão de pertencer ao genitor do recorrente.

No entanto, apesar dessa conclusão, mesma ilação não se tem em relação a edificação nele realizada, porquanto não há prova contundente no feito no sentido de que o genitor do apelante tenha, de fato, custeado a construção.

Por conseguinte, no sopeso das provas, prevalecem como verídicas as assertivas que atestam que a residência foi construída mediante o esforço comum e com o emprego de recursos de ambos os conviventes.

Destarte, considerando que os autos revelam que o terreno onde foi edificada a residência em litígio é de propriedade do pai do recorrente, tem-se que somente a construção residencial pode ser objeto de divisão.

Assim, o Tribunal decidiu pela reforma parcial da sentença, indeferindo o pedido de partilha do imóvel em questão, autorizando a partilha apenas da construção realizada sobre o lote do pai do Apelante.

Fonte: http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Thales de Menezes

Advogado especialista em Direito Imobiliário, atuante na cidade de Goiânia (GO)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos