O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas, afirmou nesta sexta-feira, 11/3, que pretende aprimorar o sistema de processo digital e melhorar a comunicação do TJ paulista com a sociedade. A afirmação foi feita durante palestra na reunião-almoço do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), que aconteceu no Intercontinental Hotel e reuniu cerca de 150 advogados.
Dimas falou sobre os planos de sua gestão para o biênio 2016/2017, ressaltando alguns dos avanços já observados nos anos anteriores. A maior preocupação demonstrada por Paulo Dimas, que assumiu a presidência do TJSP em janeiro, é com as limitações orçamentárias. “Apesar das dificuldades, temos de avançar”, ressaltou.
O presidente do TJSP destacou que embora o Tribunal tenha conseguido concluir no ano passado a implantação do processo 100% digital, é preciso trabalhar para que o sistema funcione melhor, pois, em sua avaliação, ainda há deficiências como o arquivamento dos processos digitais, que carregam muito o sistema. Dimas disse que um dos desafios de sua gestão é a implantação do inquérito policial digital para que as novas ações penais sejam todas digitais. Ele informou também que a partir de 15 março será iniciado um projeto de melhoria do gerenciamento do site do Tribunal.
Além disso, Paulo Dimas defendeu uma melhoria na comunicação do TJSP. Para ele, a sociedade precisa conhecer o Judiciário não apenas por operações de grande repercussão (como ocorre com a Lava-Jato no plano federal), mas por todas as ações que o Tribunal desenvolve, como, por exemplo, o plano de logística sustentável que funciona em 700 prédios de 353 comarcas.
Para o presidente do IASP, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, há esperança de uma grande gestão. “A experiência e a conduta do desembargador Paulo Dimas foi sempre de muita dedicação ao exercício da profissão como juiz. E no momento que nós vivemos, o que mais precisamos é de juízes dedicados e uma estrutura de Justiça que seja eficiente”.