Substituição e sucessão presidencial sob o prisma do Direito Constitucional

10/04/2016 às 01:13
Leia nesta página:

Tomando por base o momento político que o Brasil atravessa, mostra-se necessário aclarar o tema apontado, em virtude da grande confusão criada acerca da substituição e sucessão presidencial.

Ordinariamente, vê-se o uso indiscriminado das expressões "substituição presidencial" e "sucessão presidencial", sem que seja atribuída a devida prudência pelos que se utilizam dos respectivos vocábulos, afrontando, assim, de forma inequívoca, o que é trazido pelo texto constitucional. Digo, por bem, que o tema em tela ganha maior relevo pela crise política que permeia o Brasil, hodiernamente, onde, inclusive, cogita-se um eventual impeachment da Presidente da República. Quem sucederá? Quem substituirá?

Imprescindível suscitar, a priori, que tanto a substituição como a sucessão presidencial encontram guarida no art. 79 da Constituição Federal, o qual, literalmente, preconiza:

"Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder- lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.".

Dessa forma, logo, pela simples leitura do mandamento constitucional, já se denota uma distinção deveras relevante acerca do enunciado em análise, pois, a substituição presidencial possui como fato gerador um impedimento, ao passo que, para restar configurada a sucessão presidencial, há de ocorrer vacância do cargo.

Além disso, é oportuno destacar que é vedada a substituição permanente do Presidente da República, a contrário sensu, é desprendida pela ordem jurídica pátria sua sucessão definitiva. Lastreio-me, para solidificar o externado, nos ensinamentos do eminente Constitucionalista Marcelo Novelino (2015):

"A substituição do Presidente da República ocorre quando há um impedimento temporário. Este pode ser voluntário, como pedido de licença ou viagem ao exterior, ou involuntário, caso de doença ou cirurgia. A sucessão é definitiva e se dá com a vacância do cargo.".

Nesse desiderato, portanto, florescendo hipótese de impedimento do Presidente da República e de seu vice, o exercício da presidência incumbirá, sucessivamente, ao Presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (CF, art. 80). Ao revés, contudo, caso se evidencie a vacância do cargo em virtude de morte, renúncia ou perda do cargo, somente o Vice-Presidente possui o condão de suceder, de forma perene, o Chefe do Executivo.

Outrossim, é indispensável ilustrar, que, na hipótese de dupla vacância do cargo (Vice-Presidente não sucede), serão convocadas novas eleições para o exercício do mandato conhecido como "mandato-tampão", tendo em vista que possui o escopo de findar o que fora, legitimamente, outorgado pela soberania popular.

É fundamental fazermos alusão, ainda, ao fato de que o prazo para convocação, bem como a forma de realização das novas eleições, distinguir-se-á a depender do período presidencial, pois, caso a vacância dos dois cargos ocorra antes do início do terceiro ano de mandato, as eleições serão diretas e realizadas num prazo de 90 dias, todavia, caso já tenha se instaurado o terceiro ano de mandato, as eleições acontecerão dentro do período de 30 dias e serão indiretas, realizadas pelo Congresso Nacional. Frise-se que a contagem do prazo inicia-se com a vacância do último cargo.

Atente-se que, durante o interstício da dupla vacância à realização das novas eleições, os substitutos assumirão temporariamente a Presidência da República, pois a República Federativa do Brasil não há de ficar por nenhum momento sem o representante da Chefia do Executivo. Nesta senda, comumente emerge a impropriedade de que o substituto assumirá a presidência de forma permanente, o que, como visto, não é o caso.

Sendo assim, diante do que fora explanado muito brevemente, restam patentes as primordiais distinções acerca da substituição e sucessão presidencial, bem como as consequências geradas no plano constitucional.

Feliphe Lima.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Feliphe Lima

Estudante de Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos