Troca de produtos: como funciona?

20/08/2016 às 01:30
Leia nesta página:

Trata-se de um textículo que propõe-se a sanar a dúvida com relação a troca de produtos feitos no estabelecimento ou fora dele.

Quando se fala em troca de produtos, várias são as dúvidas, e não é para menos, já que a legislação brasileira prevê regras diferentes para a realização da troca em diferentes tipos de compra.

A primeira reação da maioria dos consumidores é querer a troca imediata das mercadorias que não atenderam às suas expectativas; expectativas estas que podem estar relacionadas tanto à qualidade quanto à quantidade do produto.

Porém, para que seja possível a troca de um determinado bem, é preciso primeiramente se identificar como e onde a compra foi realizada, isso porque o Código de Defesa do Consumidor prevê que os produtos que forem comprados fora do estabelecimento comercial podem ser trocados sem se exigir qualquer tipo de motivação para a troca, é simples assim, não gostei do produto, não atendeu às minhas expectativas, troco!

A legislação consumeirista prevê tal possibilidade, pois o consumidor, adquirindo o bem fora do estabelecimento comercial, pode não ter a devida cautela ao adquirir o produto, pode ser que o produto em questão não atinja perfeitamente às condições que o consumidor esperava. Portanto, compras pela internet, pelo telefone, ou pelo tão usado aplicativo de mensagens – que hoje tem se tornado tão comuns- ensejam a troca do produto imotivadamente dentro do prazo de sete dias após o recebimento do produto.

Questão diferente está relacionada à troca de mercadorias compradas no estabelecimento comercial. Nesse caso, a legislação não obriga os estabelecimentos a efetuarem a troca, se o produto não contiver vício. Isso se dá porque se presume que a compra feita diretamente no estabelecimento, é uma compra mais consciente, onde o consumidor tem condições de melhor avaliar aquilo que está adquirindo.

Ainda com relação à troca de produtos que foram adquiridos no estabelecimento, é importante a ressalva de que: uma vez que se pratica a política de trocas por liberalidade, ela cria “lei” entre as partes. Portanto, se uma loja pratica essa política de troca de produtos que não apresentam nenhum vício, essa prática vincula a loja a obrigatoriamente trocar esses produtos para seus consumidores.

A prática de troca espontânea se tornou no Brasil algo generalizado, isso se devendo, é claro, à uma prática de mercado que visa fidelizar e conquistar freguesia.

Independentemente do tipo de compra - se no estabelecimento ou fora dele – importante se atentar  às regras pertinentes à troca, e verificar sempre qual o tratamento do estabelecimento em relação aos seus consumidores,  preterindo sempre relações que privilegiem os consumidores além do que a lei já prevê. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Carolina Guimarães Oliveira

Quintanista do curso de Direito da Faculdade Doutor Francisco Maeda. Estagiária do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, apaixonada por direito e por literatura. Acredita mesmo que as ideias podem mudar o mundo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos