Acidente de trabalho: quais as consequências?

31/10/2016 às 09:55
Leia nesta página:

Este texto discute sobre a importância do cumprimento das normas de segurança do trabalho a fim de evitar os acidentes de trabalho, principalmente as consequências para as empresas e para o trabalhador.

Uma questão de grande importância discutida nas empresas é sobre a prevenção de acidentes nos locais de trabalho. Quando ocorre um caso de acidente de trabalho, as partes envolvidas são afetadas, principalmente o trabalhador, cujo risco maior é ter a sua capacidade laborativa reduzida ou cessada e, em casos mais graves, ele vir a óbito.

O acidente de trabalho é, sem dúvidas, o maior medo enfrentado pelas empresas, pois na maioria das vezes o valor gasto para reparar os danos causados ao trabalhador é alto. A Justiça do Trabalho tem competência para apreciar e julgar os processos que envolvem os acidentes de trabalho, inclusive os pedidos referentes à indenização por danos materiais, estéticos e morais, e o número de processos que discutem a ocorrência de acidentes nos locais de trabalho é cada dia maior.

Os danos materiais referem-se aos valores gastos pelo trabalhador destinados ao seu tratamento, como despesas com hospital, exames e remédios, bem como valores que o trabalhador deixou de ganhar em virtude de seu afastamento. Os danos estéticos referem-se aos prejuízos a estética que o trabalhador teve em virtude do acidente de trabalho, como uma cicatriz ou a perda de um membro. Já os danos morais são aqueles que atingem a personalidade do trabalhador, trazendo um desconforto emocional para ele.

A fim de evitar tais acidentes, a CLT, no art. 157, dispõe sobre os deveres das empresas, entre os quais, cumprir e fazer cumprir todas as normas de segurança do trabalho, além de instruir os empregados através de ordens de serviços quanto às precauções a tomar no sentido de evitar os acidentes de trabalho. Além destes, as empresas devem fornecer aos seus empregados equipamento de proteção individual (EPI) adequado ao risco e em perfeito estado de conservação, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção quanto aos riscos existentes.

Verifica-se, também, que os trabalhadores devem observar as determinações quanto às precauções a serem tomadas a fim de evitar os possíveis acidentes de trabalho, bem como utilizar os EPIs fornecidos pela empresa. No caso de recusa do trabalhador, a empresa pode rescindir o seu contrato, dispensando-o por justa causa.

Assim, é importante que as empresas, bem como os trabalhadores, cumpram todas as normas relacionadas à segurança do trabalhador, a fim de evitar os acidentes nos locais de trabalho. Para os trabalhadores, os prejuízos maiores atentam contra a vida e a saúde destes, inclusive com a perda da capacidade para exercer suas tarefas diárias. Para as empresas, o prejuízo maior é voltado à parte financeira, com a obrigação de indenizar o trabalhador acidentado, o que pode tornar inviável a continuidade do negócio, a depender do valor estipulado pela Justiça.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Eduardo de Freitas Mendonça

Estudante do 10º ciclo da Faculdade de Direito Francisco Maeda, localizada em Ituverava/SP.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos