CARÊNCIA PLANO DE SAÚDE

28/11/2017 às 09:55
Leia nesta página:

Texto que esclarece sobre carência nos contratos de plano de saúde nas hipóteses de urgência/emergência

CARÊNCIA EM PLANO DE SAÚDE NAS HIPÓTESES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 

O presente texto serve de um alerta importante ao consumidor que contrata plano de saúde e se depara com cláusula de carência.

 

Antes de qualquer coisa, é importante explicar o que é carência nos contratos de plano de saúde. Carência é, por assim dizer, o tempo que a pessoa (contratante) tem de esperar para se utilizar determinados serviços ofertados pelo plano.

 

Em regra, é lícita a cláusula contratual que estabeleça carência. A lei que regula planos - e seguros - privados de assistência à saúde é a lei federal nº 9.656/1998; segundo essa lei, determinados procedimentos têm carência e esta varia a depender da situação.

 

Como exemplos de carência, podem ser citados:

 

  1. o parto a termo, ou seja, aquele parto esperado, preparado ou, numa linguagem mais comum, a cesariana. Para esses casos, a título de exemplo, como dito acima, a carência é de 300 (trezentos) dias, por força do art. 12, V, a, da lei 9.656/98;
  2. doenças pré-existentes, que são aquelas que o sujeito (contratante, consumidor) já tinha ao tempo da contratação, 24 (vinte e quatro) meses;
  3. a carência para os demais casos é de 180 (cento e oitenta) dias, na forma do art. 12, V, b, da citada lei (9.656/98).

 

Agora, prezados leitores, é que começa o problema. Isso porque a lei estabelece que, em casos de urgência e emergência, a carência será de 24 (vinte e quatro) horas (art. 12, V, c, lei 9.656/98). Ocorre que, e se o consumidor contrata plano de saúde e, ainda dentro do prazo de carência, tem um problema (cardíaco, apenas para citar um exemplo) de caráter urgente ou emergencial? Tem de “respeitar” o prazo de carência?

 

Urgência e emergência são, por definição, aquelas situações em que se necessita de uma atuação imediata, instantânea, ou seja, naquele momento, de maneira que não é possível esperar, sob pena de, em casos de pacientes médicos, morte do enfermo.

 

Nesses casos, então (urgência/emergência), seja qual for o procedimento (cirurgia, internação), o prazo máximo da carência não poderá ultrapassar 24 (vinte e quatro) horas. Em outras palavras, no exemplo descrito acima, mesmo que seja necessária uma internação (até mesmo em UTI), uma cirurgia cardíaca, o prazo carencial não pode ultrapassar 24h, porque, caso ultrajado esse tempo, o sujeito pode, até mesmo, ir a óbito.

 

Este entendimento está sumulado no enunciado nº 597 da súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é o responsável pela interpretação da legislação federal, que é o caso da lei que regulamenta os planos e seguros de assistência à saúde.

 

A dúvida que percorre é se o plano de saúde, não obstante o enunciado de súmula exposto acima, se recusar a cumprir a determinação, sob a alegação de que deve o contratante/consumidor cumprir o prazo de carência.

 

Nesse passo, terá o usuário do plano de requerer uma medida judicial, por meio de ação na qual requeira concessão de medida célere e eficaz, insculpida em tutela provisória de urgência de natureza antecipada, na forma do artigo 294 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC), em que se clame seja o plano compelido a aceitar/pagar pelo procedimento urgente/emergencial.

 

Com efeito, é possível pleitear, cumulativamente, condenação da operadora do plano ao pagamento de indenização por dano moral, posto que, indubitavelmente, tal situação agrava a situação de angústia, desespero, apreensão e preocupação do enfermo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leandro Quariguazi

Advogado. Pós-graduado em Direito Processual Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos