Os benefícios são concedidos caso a pessoa ficar incapacitada para o trabalho. Pode ser auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou acréscimo de 25% em seu benefício caso precise de cuidador

O novembro azul tem o objetivo de alertar homens para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens (fica atrás apenas do câncer de pele). As chances de cura são grandes quando é diagnosticado em estágios iniciais.

Na área previdenciária é importante dizer que, o diagnóstico de câncer ou de outra doença grave não é suficiente para obter um benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Os benefícios são concedidos caso a pessoa ficar incapacitada para o trabalho. Pode ser um auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou um acréscimo de 25% em seu benefício caso precise de cuidador”, explica o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

Se a pessoa ficar incapacitada para o trabalho por mais de 15 dias, de modo temporário, em decorrência do câncer de próstata ou outra doença grave, poderá recorrer ao auxílio-doença, desde que, cumpra com os requisitos. “Quando a enfermidade incapacitar essa pessoa definitivamente, ela tem o direito à aposentadoria por invalidez, sem a exigência de tempo mínimo de contribuição para o INSS”, esclarece o advogado.

Caso essa pessoa aposentada por invalidez necessite de uma assistência permanente de uma outra pessoa para ajudar nas necessidades básicas, terá direito também a um acréscimo de 25% no valor de sua aposentadoria.

Quando houver a incapacidade temporária ou permanente para o trabalho, uma orientação especializada na área previdenciária fará a diferença tanto na agilidade quanto na busca por um benefício mais vantajoso


Autor

  • Calgaro Advogados Associados

    Calgaro Advogados Associados é um escritório de advocacia especializado em direito previdenciário que atua em todo o território nacional realizando encaminhamentos de aposentadorias e revisões de benefícios. Também atua nas áreas trabalhista, tributária, indenizatória e securitária.

    Dispondo de conhecimento do direito, aliado à tecnologia e gestão, com mais de duas décadas de experiência, o escritório promove ações administrativas e judiciais para auferir e elevar renda para clientes residentes no Brasil e brasileiros no exterior.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Direitos e Responsabilidades do Jus.

Regras de uso