Marco legal das garantias autoriza a busca e apreensão extrajudicial de veículos

Leia nesta página:

Com promulgação da Lei 14.711/2023, conhecida como o “Marco Legal das Garantias”, passou a ser autorizada a busca e apreensão extrajudicial de bens móveis gravados com alienação fiduciária.

O contrato de alienação fiduciária encontra previsão no Decreto-Lei 911/69, que estabelece as normas sobre o procedimento.

Extrai-se do decreto lei:

A alienação fiduciária em garantia transfere ao credor o domínio resolúvel e a posse indireta da coisa móvel alienada, independentemente da tradição efetiva do bem, tornando-se o alienante ou devedor em possuidor direto e depositário com tôdas as responsabilidades e encargos que lhe incumbem de acordo com a lei civil e penal.

No caso de inadimplemento, o credor fiduciário tem o direito de reaver bem dado em garantia, o que, até então, era feito apenas de forma judicial, através de Ação de Busca e Apreensão.

Com o advento da Lei 14.711/2023, o credor pode se utilizar de meios extrajudiciais, para reaver o bem garantidor do contrato. Em primeira análise, a medida se mostra mais econômica e eficaz, uma vez que não estará sujeita à morosidade inerente aos processos submetidos à análise do Poder Judiciário.

É importante esclarecer que tal possibilidade de busca e apreensão extrajudicial de bem móvel apenas poderá ser adotada pelo credor se houver cláusula específica no contrato de alienação fiduciária, conforme prevê o art. 8º-B do Decreto-Lei 911/69 – incluído pela Lei 14.711/2023:

Art. 8º-B Desde que haja previsão expressa no contrato em cláusula em destaque e após comprovação da mora na forma do § 2º do art. 2º deste Decreto-Lei, é facultado ao credor promover a consolidação da propriedade perante o competente cartório de registro de títulos e documentos no lugar do procedimento judicial a que se referem os arts. 3º, 4º, 5º e 6º deste Decreto-Lei.

Uma vez inadimplido o contrato garantido por alienação fiduciária, a mora decorrerá do simples vencimento do prazo para pagamento e poderá ser comprovada por carta registrada com aviso de recebimento, exatamente o mesmo procedimento que ocorre na ação judicial.

Vencida e não paga a prestação, mediante a comprovação da mora, o oficial do cartório de registro de títulos e documentos do domicílio do devedor ou da localização do bem notificará o devedor fiduciário para pagar a dívida em 20 (vinte) dias, sob pena de consolidação da propriedade em favor do credor ou, ainda, para apresentar documentos comprobatórios de que a cobrança é indevida.

Se o oficial verificar que a cobrança é indevida, não prosseguirá com o procedimento de busca e apreensão. Caso a dívida for parcialmente devida, o devedor deverá quitar o valor que entende devido no prazo inicialmente concedido.

O credor poderá optar pelo procedimento judicial para cobrar a dívida total ou o saldo remanescente em caso de frustração do procedimento extrajudicial.

Uma inovação prevista na Lei 14.711/2023 é que a notificação do devedor será realizada preferencialmente por meio eletrônico, que será enviada ao endereço eletrônico indicado pelo devedor no contrato de alienação fiduciária. Caso não seja confirmado o recebimento da notificação eletrônica, será realizada a notificação postal, que será enviada ao endereço contratual, não se exigindo o recebimento pelo próprio destinatário.

Não sendo realizado o pagamento após a notificação do oficial, será averbada a consolidação da propriedade fiduciária no registro do bem. O devedor deverá, no mesmo prazo concedido para o pagamento, entregar voluntariamente o bem ao credor para venda extrajudicial, sob pena de multa de 5% sobre o valor da dívida.

As despesas com emolumentos, despesas postais e custos com a remoção do bem, serão incluídos no valor total do débito.

Para viabilizar a busca e apreensão do bem, o oficial lançará restrição de circulação e transferência no dossiê do veículo, comunicará aos órgãos registrais a indisponibilidade do bem e lançará a busca e apreensão em plataforma eletrônica mantida pelos cartórios de registro de títulos e documentos e expedirá certidão de busca e apreensão extrajudicial do bem.

Caberá ao credor realizar diligências para a localização do bem, inclusive podendo contratar empresas especializadas em localização de bens.

Apreendido o bem pelo oficial da serventia extrajudicial, o credor poderá promover a venda extrajudicial do veículo e deverá comunicá-la ao oficial de cartório de registro de títulos e documentos, que cancelará os lançamentos e comunicações realizadas.

Assim como na busca e apreensão judicial do veículo, após a apreensão do bem o devedor poderá pagar a integralidade da dívida no prazo de 5 (cinco) dias para reaver o veículo.

O procedimento extrajudicial, não impede a propositura de ação judicial pelo devedor fiduciante. Se cobrança for considerada indevida, o credor estará sujeito ao pagamento de multa equivalente a cinquenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado e indenização por perdas e danos.

Por fim, o Decreto-Lei 911/69 prevê no art. 8º-E, incluído pela Lei 14.711/2023, dá ao credor mais uma possibilidade de prosseguir com a busca e apreensão de veículos automotores. Além modalidade judicial e da extrajudicial perante o cartório de registro de títulos e documentos, o credor poderá escolher promover os procedimentos de execução extrajudicial perante a repartição competente para o licenciamento do veículo, sendo que caberá às empresas registradoras de contrato especializadas, previstas no parágrafo único do art. 129-B do Código de Trânsito Brasileiro, o processamento de todos os atos da busca e apreensão extrajudicial.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Cabe ressaltar que a União dos Oficiais de Justiça do Brasil - Unioficiais/BR, questiona a constitucionalidade da Lei 14.711/2023, por meio de ação direta de inconstitucionalidade proposta no STF (ADI 7.600), especificamente no que se refere à permissão de busca e apreensão de bens sem intervenção do Poder Judiciário.

Sobre os autores
Probst Werner Advogados Associados

Escritório de advocacia focado em excelência.

Luara Correa Pereira Provesi

Advogada. OAB/SC 46213

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos