Alíquota do ICMS na operação interna para contribuinte de outro Estado

Conforme Parecer DT/SEFAZ-AL nº 350/2011, de 11 de julho de 2011.

Leia nesta página:

ICMS. Saída de mercadoria para uso em veículos de contribuintes estabelecidos em outro Estado. Alíquota aplicável: interestadual, ainda que realizada no território do Estado de Alagoas. Previsão Legal: art. 155, § 2º, IV da CF/88 c/c art. 17 Lei 5.900/96.

A consulta tem por objetivo esclarecer a forma de tributação nas operações de saída de mercadoria destinada a uso em veículos de contribuinte estabelecido em outra unidade da Federação, especialmente quando a venda da mercadoria e sua respectiva aplicação é realizada no estabelecimento da requerente em Alagoas.

Nas palavras da requerente: “Atendemos em nossas lojas, viajantes de empresas sediadas em outros estados da federação, que adquirem em nosso estabelecimento, pneus e/ou peças, os quais são aplicadas diretamente nos veículos sob a responsabilidade desses representantes, em trânsito neste Estado.

E continua: “Embora a empresa compradora esteja sediada em outra unidade da federação, os produtos e serviços tem seu início de consumo iniciado dentro do Território Alagoano, haja vista que citados produtos e serviços são aplicados diretamente no veículo, dentro da nossa loja.

Finaliza: “Por essa característica, estamos considerando essas vendas como locais, embora, por força de exigência da Nota Fiscal Eletrônica, estejamos utilizando CFOP interestadual.”

A requerente considera as operações acima descritas como internas, adotando o seguinte procedimento tributário nessas vendas:

a) relativamente às mercadorias sujeitas à substituição tributária, a operação de saída não se sujeita a nenhuma outra tributação do ICMS;

b) não há recolhimento de ICMS substituição tributária nestas operações de vendas de mercadorias;

c) não há processos de ressarcimento de ICMS junto ao Estado de Alagoas, referentes a estas vendas;

d) relativamente às mercadorias não sujeitas à substituição tributária, as vendas são realizadas com aplicação da alíquota interna.

A consulta é formulada nos seguintes termos:

1 – o procedimento adotado está correto?

2 – se o procedimento estiver incorreto, qual procedimento devemos adotar?

Desta forma, a consulta é no sentido de esclarecer sobre a tributação nas operações de saída de mercadorias destinada a uso em veículos de contribuinte estabelecido em outra unidade da Federação, especialmente quando a venda da mercadoria e sua respectiva aplicação são realizadas no estabelecimento do contribuinte em Alagoas.

O cerne dos questionamentos gira em torno das seguintes premissas básicas: a um, a natureza da operação realizada pela requerente (interna ou interestadual); a dois, a alíquota aplicável à operação (a contribuinte ou a consumidor final).

Em rápidas linhas, as operações de venda de mercadoria são feitas a contribuinte estabelecido em outra unidade da Federação. Porém, a referida venda é feita em território alagoano e as mercadorias são aplicadas pela própria requerente em veículos de propriedade do contribuinte. Há vendas de mercadorias sujeitas à tributação normal e à substituição tributária.

A Constituição Federal de 1988 estabelece, em relação ao ICMS, o tratamento tributário aplicável às operações que destinem bens e serviços destinados a consumidor final localizado em outro Estado. É o que segue:

Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

(...)

II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.

(...)

§ 2º. O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte:

 (...)

VII - em relação às operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final localizado em outro Estado, adotar-se-á:

a) a alíquota interestadual, quando o destinatário for contribuinte do imposto;

b) a alíquota interna, quando o destinatário não for contribuinte dele.

A Lei nº 5.900, de 27 de dezembro de 1996, que instituiu o ICMS no Estado de Alagoas, prescreve as alíquotas aplicáveis às operações, conforme o caso. Vejamos:

Art. 17. As alíquotas do imposto são as seguintes:

I - nas operações e prestações internas e na importação de mercadorias e bens e serviços do exterior:

a) 25 % (vinte e cinco por cento) para:

(...)

b) 17% (dezessete por cento), nos demais casos;

c) 12% (doze por cento), nos serviços de transporte aéreo;

II - nas operações e prestações interestaduais que destinem mercadorias, bens ou serviços a contribuinte do imposto:

a) 4% (quatro por cento), nos serviços de transporte aéreo;b) 12% (doze por cento), nos demais casos.

§ 1º - Relativamente às operações que destinem mercadorias ou bens e serviços a consumidor final localizado em outra unidade da Federação, será adotada:

I - a alíquota prevista no inciso II deste artigo, quando o destinatário for contribuinte do imposto;

II - as alíquotas previstas no inciso I deste artigo, conforme o caso, quando o destinatário não for contribuinte do imposto.

§ 2º - Na hipótese do inciso I do parágrafo anterior, caberá à unidade da Federação de localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual.

§ 3º - Para efeito deste artigo, as alíquotas internas são aplicadas quando:

I - o remetente ou o prestador e o destinatário da mercadoria ou do serviço estejam situados neste Estado;

(...)

VI - o destinatário de mercadoria ou serviço, localizado em outra unidade da Federação, não for contribuinte do imposto; (grifo nosso)

Diante dos dispositivos acima, pode-se concluir o seguinte:

1 – aplica-se a alíquota interna (17% ou 25%) quando: a) o remetente e o destinatário da mercadoria (contribuinte ou não do ICMS) esteja situado em Alagoas; b) o remetente esteja situado em Alagoas e o destinatário da mercadoria (não contribuinte do ICMS) esteja situado em outra unidade da Federação;

2 – aplica-se a alíquota interestadual (12%) quando o remetente esteja situado em Alagoas e o destinatário da mercadoria (contribuinte do ICMS) esteja situado em outra unidade da Federação.

Percebe-se que a aplicação da alíquota, interna ou interestadual, não está vinculada ao local em que é vendida e aplicada a mercadoria. A alíquota, interna ou interestadual, será aplicada de acordo com o destinatário e sua localização.

Em outras palavras, as variáveis que determinam a incidência da alíquota interna ou interestadual à operação são, cumulativamente: a figura do destinatário, se contribuinte ou não do imposto; e a localização ou domicílio do destinatário, se dentro do Estado ou em outra unidade da Federação.

Registre-se que pouco importa se a mercadoria efetivamente e realmente sairá do Estado de Alagoas e chegará ao destino final em outra unidade da Federação.

Para finalizarmos esta argumentação, reafirme-se: será aplicada a alíquota interna ou interestadual de acordo com o destinatário (se contribuinte ou não do ICMS) e sua respectiva localização (se neste Estado ou em outra unidade da Federação). 

Desta forma, é importante destacar que o fato de a mercadoria estar ou não sujeita à sistemática de substituição tributária em nada modifica a tributação aplicável à espécie (alíquota interna ou interestadual).

Por último, registre-se que as considerações feitas acima não são aplicáveis às operações com combustíveis, que possuem regramento próprio e específico estabelecido na legislação.

            Diante destas considerações, passamos a responder objetivamente aos questionamentos, de acordo com a ordem das perguntas interpostas pela requerente:

a) relativamente às mercadorias sujeitas à substituição tributária, a operação de saída não se sujeita a nenhuma outra tributação do ICMS;

Deve ser aplicada a alíquota interestadual, conforme estabelece o inciso I do § 1º do art. 17 da Lei nº 5.900, de 1996, à operação de saída de mercadoria sujeita à substituição tributária destinada ao uso de contribuinte estabelecido em outra unidade da Federação, ainda que a venda e aplicação sejam feitas no próprio estabelecimento do ora requerente. A exceção fica por conta das operações com combustíveis, que ficam sujeitas a regra própria e específica.

Concomitantemente, a operação está sujeita à substituição tributária do diferencial de alíquotas, caso o Estado do destinatário seja signatário de Convênio ou Protocolo ICMS, posto que a mercadoria é destinada ao uso do adquirente, nos termos do  art. 23, §§ 1º e 2º, da Lei nº 5.900, de 1996, como segue:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Art. 23. São sujeitos passivos por substituição tributária, responsáveis pela retenção e recolhimento do imposto incidente em operações ou prestações antecedentes, concomitantes ou subseqüentes, inclusive do valor decorrente da diferença entre as alíquotas interna e interestadual nas operações e prestações que destinem mercadorias, bens e serviços a consumidor final localizado neste Estado, nas hipóteses definidas na legislação:

(...)

1º - A adoção do regime de substituição tributária em operações interestaduais dependerá de acordo específico celebrado entre os Estados interessados.

§ 2º - A responsabilidade a que se refere este artigo é também atribuída:

(...)

IV - ao contribuinte substituído, situado em outro Estado, que realizar operação subseqüente interestadual com mercadorias sob o regime de substituição tributária a ser recebidas por contribuinte inscrito e estabelecido neste Estado; (grifo nosso)

b) não há recolhimento de ICMS substituição tributária nestas operações de vendas de mercadorias;

Na hipótese da alínea “a” acima, como a operação de saída é interestadual, está sujeita à substituição tributária, ainda que o remetente (ora requerente) tenha adquirido a mercadoria com o imposto devido por substituição tributária retido ou recolhido (substituído tributário), nos termos do art. 23, §§ 1º e 2º da Lei nº 5.900, de 1996, acima transcrito, observada ainda a legislação do Estado de destino das mercadorias.

c) não há processos de ressarcimento de ICMS junto ao Estado de Alagoas, referentes a estas vendas;

Na hipótese das alíneas “a” e “b” acima, caso o ICMS devido pela saída interestadual sujeita à substituição tributária seja maior que o somatório do ICMS normal e do ICMS retido, calculados na antecipação originária, poderá o requerente pedir o ressarcimento da diferença, como prescreve o § 1º do art. 423-B do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 35.245, de 27 de dezembro de 1991:

Art. 423-B. É assegurado ao sujeito passivo que realizar saída de mercadorias, já alcançadas pela substituição tributária, para estabelecimento de contribuinte situado em outro Estado, direito ao ressarcimento do imposto.

§ 1º O valor do ICMS a ser ressarcido ao contribuinte substituído corresponderá à diferença a maior entre o somatório do ICMS normal e do ICMS retido, calculados na antecipação originária, e o ICMS normal, calculado na respectiva saída interestadual, obedecida a proporcionalidade com a quantidade saída. 

d) relativamente às mercadorias não sujeitas à substituição tributária, as vendas são realizadas com aplicação da alíquota interna;

Como dito em linhas pretéritas, o fato de a mercadoria estar ou não sujeita à substituição tributária em nada altera a alíquota aplicável à espécie.

Neste sentido, deve ser aplicada a alíquota interestadual, conforme estabelece o inciso I do § 1º do art. 17 da Lei nº 5.900, de 1996, à operação de saída de mercadoria sujeita à tributação normal do ICMS destinada ao uso de contribuinte estabelecido em outra unidade da Federação, ainda que a venda e aplicação seja feita no próprio estabelecimento do ora requerente.

e) o procedimento adotado está correto?

O procedimento adotado para as situações informadas não está correto, e deve se adequar ao disposto nas alíneas “a” a “d” acima, conforme o caso.

f) se o procedimento estiver incorreto, qual procedimento devemos adotar?

O requerente deve adotar, conforme o caso, os procedimentos indicados nas alíneas “a” a “d” acima. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jacque Damasceno Pereira Júnior

Bacharel em Direito. Especialista em Direito Tributário e Gestão Pública. Fiscal de Tributos do Estado de Alagoas. Professor de Direito Tributário e Legislação Tributária da Faculdade Estácio de Sá em Alagoas. Professor de Legislação Tributária da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste-SEUNE. Instrutor da Escola Fazendária de Alagoas. Autor do livro "Desvendando o ICMS: da teoria à prática".

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos