ERRO NO PREENCHIMENTO DO PER/DCOMP

PREENCHIMENTO DO PER/DCOMP - ERRO MATERIAL

Leia nesta página:

Em face de erro no preenchimento do PER/DCOMP, as decisões são no sentido de se admitir a revisão da decisão administrativa.

ERRO NO PREENCHIMENTO DO PER/DCOMP

                                        ERRO MATERIAL

                                   Infere-se do expediente remetido para análise que o Fisco, ao decidir, não considerou o pedido de cancelamento do PER/DCOMP – Programa Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação, entendendo que “depois do Despacho Decisório é vedado o cancelamento da Per/DCom".                              

                                    A nosso ver, trata-se de um erro material a ser reparado, posto que, no entender do Consulente, inexiste o débito porque foi lançado em decorrência de um erro no preenchimento do PER/DCOMP.

                                    Ora, essa mera inexatidão material ensejará a necessária retificação, a nosso juízo, do PER/DCOMP enviado, sem a pretensa necessidade de pedido de seu cancelamento, sobretudo porque demonstrada a boa-fé do contribuinte.

                                    O nosso Código Tributário Nacional - CTN prevê que “erros meramente formais, facilmente verificáveis pela autoridade administrativa, sejam por ela corrigidos”. Esse é o entendimento dos Tribunais Regionais Federais, a exemplo da Ementa aqui transcrita:

TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL AC 50033954720124047112 RS 5003395-47.2012.404.7112 (TRF-4)

Data de publicação: 17/06/2015       

                                                                                                                                                   

Ementa: TRIBUTÁRIO. LANÇAMENTO FISCAL. COMPENSAÇÃOERRO NO PREENCHIMENTO DA DCTF. A Administração deve buscar a verdade material e, nesse sentido, o preenchimento errado da DACON ou DCTF não retira o direito de crédito do contribuinte. Ademais, o CTN prevê que alguns erros meramente formais, facilmente verificáveis pela autoridade administrativa, sejam por ela corrigidos.

                                   

                                    Independentemente de uma decisão administrativa, o contribuinte pode se valer do Judiciário para ver reparado ou reconhecido o seu direito.

                                    No caso vertente, de erro no preenchimento do PER/DCOMP, as decisões são no sentido de se admitir a revisão da decisão administrativa.

TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL AC 50091194720124047204 SC 5009119-47.2012.404.7204 (TRF-4)

Data de publicação: 08/06/2016

Ementa: APELAÇÃO. TRIBUTÁRIO. COMPENSAÇÃO. 

ERRO NO PREENCHIMENTO DA PER/DCOMP. SUFICIÊNCIA DO  CRÉDITO  A COMPENSAR. PREVALÊNCIA DA VERDADE MATERIAL. 1. Demonstrada a suficiência dos créditos a compensar, bem como que a não-homologação da compensação se deu por erro no preenchimento da PER/DCOMP, deve ser revista a decisão administrativa, em homenagem à verdade material, sob pena de locupletamento ilícito do Fisco. 2. Apelação desprovida. (grifos da transcrição).

TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL AC 50230860320144047201 SC 5023086-03.2014.404.7201 (TRF-4)

Data de publicação: 28/04/2015

Ementa: TRIBUTÁRIOCOMPENSAÇÃOERRO 

FORMAL NO PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO. DIVERGÊNCIAS ESCLARECIDAS. VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE CRÉDITO. O contribuinte que tenha, por equívoco formal, deixado de informar em sua DIPJ ou na DCTF o valor do crédito utilizado no pedido de compensação, pode, em sede de recurso administrativo, esclarecer este equívoco à Administração e demonstrar a existência deste crédito compensado, devendo a Administração analisar a veracidade desta alegação, de forma a evitar a judicialização de uma questão meramente formal e dar efetividade ao princípio da verdade matérial. (Sublinhamos).

                                      CONCLUSÃO:

                                               Respondendo pontualmente as questões formuladas, resta-nos dizer o seguinte:

1)-Cabe ao CARF, uma vez provocado, analisar o recurso aviado, da decisão da Delegacia da Receita Federal;

2)-Qualquer decisão do CARF não impede o ingresso de Ação na Justiça, visto que se trata de via independente;

3)-Para ajuizar a ação na Justiça Federal (a Justiça Comum não é a competente nesses casos) não há necessidade de depósito em juízo, lembrando que o depósito judicial é um direito subjetivo do contribuinte (art. 151, II, CTN), não podendo o juiz indeferi-lo ou ordená-lo (STJ, RESP 24927/RN e RESP 324012/RS);

4)-As Ementas aqui transcritas dão conta de que há precedentes favoráveis ao contribuinte, uma vez que houve erro material a ser sanado senão administrativamente pelo visto, judicialmente.

                                          É o nosso ponto de vista, S.M.J.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos