Penalidade aplicadas a prática de sexo/atos obscenos praticados nas áreas comuns de condomínio

23/04/2020 às 20:14
Leia nesta página:

Como agir em situações inusitadas em áreas comuns de condomínios.

Após a informação de morador que caminhava em pista de cooper e presenciou casal em prática de atitudes sexuais, foi flagrado pelas câmaras de segurança cenas contrárias as condutas condominiais, confirmando a referida denúncia de morador.

A interrogação sobre este assunto é: qual o procedimento para responsabilizar os envolvidos no ato.

Como o fato ocorreu no interior de um condomínio o primeiro cuidado que o administrador/síndico deve ter é analisar as disposições contidas no RI e Convenção.


No RI do condomínio do fato, dispõe no Parágrafo 11:

DAS PARTES E ÁREAS COMUNS

(I) – É dever de todos os residentes e ocupantes das unidades do condomínio a qualquer título, utilizar as áreas e instalações comuns unicamente para os fins a que se destinam, com os cuidados necessários à sua conservação e manutenção, evitando, de modo especial, causar qualquer espécie de deterioração.

(II) – Os condôminos são pessoalmente responsáveis por todo e qualquer dano ocasionado aos bens comuns por eles próprios, seus familiares, prepostos, empregados ou visitantes.

(III) – É dever de todos os morados ou ocupantes a qualquer título, observar nas áreas do condomínio, seja no comportamento, seja no trajar, os mais elevados princípios da moral, bons costumes e respeito mútuo.

Dispõe ainda a convenção no artigo 5º:

São deveres dos condôminos: a) aguardar decoro e respeito no uso das coisas e partes comuns, não as usando nem permitindo que as usem, bem como as respectivas unidades autônomas, para fins diversos daqueles a que se destinem;

Tais regras não destoam com o disposto no Código Civil:

Art. 1.335. São direitos do condômino:

(...)

II - usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores;

Art. 1.336. São deveres do condômino:

(...)

IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

Diante de tais dispositivos legais, fica claro que o casal infringiu normas do condomínio quanto a moral e bons costumes. E ambos devem ser devidamente penalizados.

É necessário na aplicação da pena (multa) observar o procedimento e disposições padrões de cada condomínio, porém deve ocorrer de forma discreta com o devido cuidado para não causar exposição.

Assim como, nos condomínios em que há o sistema de monitoramento eletrônico, ter o devido cuidado com possíveis gravações, pois pode ferir direito fundamental (Art. 5, X da CF).

No caso em que uma das pessoas não reside no condomínio, deve ser responsabilizado o condômino que autorizou a entrada, visto este ser responsável pelos visitantes.

Assim como nas demais multas, deve ser dado o direito à defesa do Condômino infrator, para fins de proteção ao Princípio Constitucional da Ampla Defesa e ser evitada qualquer nulidade na penalidade aplicada.

Por fim, a prática de tais atos em local público, configura ato obsceno, visto ofender o pudor (moral) da sociedade. Tal crime tem como punição detenção de 03 (três) meses a 01 (um) ano ou multa.

Logo, por se tratar de crime em que a ação penal é pública, é prudente por parte da administração informar as autoridades competentes.


Conclusão:

O síndico junto com a administração deve, antes de mais nada, ter a devida cautela para que não haja exposição dos infratores. Providenciar as medidas padrões do condomínio para advertências/punições e informar as autoridades competentes do fato ocorrido.

Sobre a autora
Robéria Morais

Sou advogada militante e focada no resultado satisfatório para o meu cliente. Especialista em direito processual civil, minha principal área de atuação é no direito condominial, cobrança e contratos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos