Análise da matéria intitulada “Aplicada na partilha, regra que distingue união estável e casamento também deve valer na sobrepartilha, decide TJRS”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

23/07/2020 às 23:10
Leia nesta página:

Este trabalho visa analisar a matéria intitulada “Aplicada na partilha, regra que distingue união estável e casamento também deve valer na sobrepartilha, decide TJRS”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

           Como forma de melhor compreender esta análise, se faz necessário transcrever os trechos iniciais desta matéria. Contudo, para melhor compreensão, recomenda-se a leitura do texto em sua íntegra.

 

A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul deu provimento ao recurso dos filhos de um homem, aplicando à sobrepartilha o mesmo regramento que regeu a partilha. Após a descoberta de um crédito junto ao estado, foi determinada a aplicação do art. 1.790 do Código Civil, que dispõe condições para a participação de companheiro na sucessão e, em 2017, foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal – STF.

Há oito anos, o casal havia firmado escritura pública de união estável sob regime da comunhão parcial de bens. Após a morte do homem, foram lavrados inventário e partilha com observância do regramento posto no referido artigo do Código Civil. Com a descoberta recente de um novo bem, não houve consenso entre os filhos e a viúva para a divisão.

Em primeiro grau, o magistrado entendeu que a sobrepartilha deveria obedecer ao regramento do art. 1.829, inciso I, e a viúva seria inventariante. Tal decisão considerou o julgamento do STF no Recurso Extraordinário 878.694, que afastou a diferença entre cônjuge e companheiro para fins sucessórios. Com o julgado, o Tribunal declarou como inconstitucional o art. 1.790 do CC.

Relator do caso em segundo grau, o desembargador José Antônio Daltoé Cezar decidiu por evitar o desequilíbrio entre os filhos e a viúva. Haveria, afinal, um benefício desproporcional a ela, já que antes, além da meação, foi contemplada com herança sobre os bens comuns (rateada com os filhos). Segundo o colegiado, que proveu o recurso por unanimidade, a viúva seria contemplada com mais direito como companheira do que se fosse casada. Na sobrepartilha, herdaria também sobre o bem particular (IBDFAM, 2020).

 

            O texto em comento trata-se da aplicação da regra da partilha, que distingue união estável e casamento, na sobrepartilha.

            Depreende-se que a decisão tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul de aplicar à sobrepartilha o mesmo regramento que regeu a partilha, visou evitar o desequilíbrio entre os filhos e a viúva.

            Todavia, ressalta-se que o art. 1.790 do Código Civil Brasileiro foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal em 2017. Para o STF, o este artigo é inconstitucional por violar os princípios constitucionais da Igualdade, da Dignidade da Pessoa Humana, da Proporcionalidade, na modalidade de proibição à proteção deficiente e da vedação ao retrocesso.            Porém, o art. 1.790 do Código Civil pode ser aplicado apenas aos inventários judiciais em que a sentença de partilha não tenha transitado em julgado e às partilhas extrajudiciais em que ainda não haja escritura pública.

            Assim, é possível aplicar aos processos de inventário em curso desde que não haja decisão transitada em julgado, sem pendência de recurso. Porém, havendo sentença ou acórdão, aplicando o art. 1.790 do Código Civil, esse deve ser revisto em superior instância, com a subsunção do art. 1.829 do Código Civil.

            No caso em tela, com a análise da íntegra da emenda, viu-se que o casal firmou em 2009 escritura pública declarando que viviam em união estável há oito anos, incidindo sobre a relação, o regime da comunhão parcial de bens. Após o falecimento do homem, foi lavrada escritura pública de inventário e partilha, sendo firmada pelos dois filhos e a companheira. Na ocasião foi feita a partilha com observância do regramento posto no art. 1.790 do Código Civil.

            Posteriormente, foi descoberto que o falecido era titular de um crédito junto ao Estado do Rio Grande do Sul, consubstanciado em precatório. Não havendo consenso entre os filhos e a companheira acerca do critério legal a ser observado na divisão desse bem, foi formalizado em juízo, pelos filhos, pleito de sobrepartilha.

            Com isso, mostra-se cabível na sobrepartilha a aplicação do disposto no art. 1.829, inc. I, do CC, diante do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucional o art. 1.790 do Código Civil, mostrando que se deve aplicar às uniões estáveis as mesmas regras sucessórias incidentes no casamento.

            Os filhos acharam a decisão injusta, alegando que geraria benefício desproporcional à companheira, que antes, além da meação, já havia recebido herança sobre os bens comuns. Essa era a regra do art. 1.790 do Código Civil, e agora, na sobrepartilha, herdará também sobre o bem particular, o precatório. Para o colegiado do TJ-RS, caso adotado o art. 1.829, I, do CC, a companheira concorreria com os filhos também nos bens particulares.

            Diante do julgado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, ficou decidido que a agravada teria mais direito como companheira, do que teria se fosse casada, pois receberia a herança sobre os bens comuns e sobre o bem particular, por mais que, essa decisão fosse de encontro ao entendimento firmado pelo STF no RE nº 878.694”.

            Com isso, o colegiado fixou um precedente que determina a aplicação, em processos de sobrepartilha, do art. 1.790 do CC já declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

            Diante do exposto, vislumbra-se que a decisão acatada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul de aplicar à sobrepartilha as mesmas regras que regem a partilha, evita possíveis entraves que podem ocorrer no Direito das Sucessões.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

            Em vista disto, mostra-se cabível na sobrepartilha a aplicação do disposto no art. 1.829, inc. I, do Código Civil, aplicando-se às uniões estáveis as mesmas regras sucessórias incidentes no casamento.

 

REFERÊNCIA

 

Aplicada na partilha, regra que distingue união estável e casamento também deve valer na sobrepartilha, decide TJRS. Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, 19 de fevereiro de 2020. Disponível em:http://www.ibdfam.org.br/noticias/7165/Aplicada+na+partilha%2C+regra+que+distingue+uni%C3%A3o+est%C3%A1vel+e+casamento+tamb%C3%A9m+deve+valer+na+sobrepartilha%2C+decide+TJRS. Acesso em: 14 abr. 2020.

Sobre o autor
Ariel Sousa Santos

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes - UNIT.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos