Breve Abordagem - Direito Administrativo: Processo administrativo; devido processo legal; ampla defesa; discricionariedade; proporcionalidade; deveres funcionais.

24/05/2022 às 19:19
Leia nesta página:

O Direito ao ser aplicado, utiliza-se de posicionamentos doutinários, por mero instrumento, a fim de obter uma maior satisfação das necessidades socias e de seus integrantes. Por efeito, o conjuto de regras e principios tem a pretensão de regular, delimitar, nortear e disciplinar às relações socias, que são factualmente praticadas e exercidas, obviamente, por seres humanos. Em Direito Administrativo, esse conjunto de regras (que possui um caráter disciplinador das atividades administrativa), e principios específicos denominado de Regime Juridico-Administrativo, proporcionando um staus, no mundo juridico, o título de ramo juridico autônomo. Com objetivo basilar do interesse público.

Mediante ao exposto, o processo administrativo contempla uma diversidade de dispositivos normativos que não são abragidos pelo próprio processo administrativo especificamente. Salienta-se uma regra base, a lei específica se sobrepuja sobre a lei geral. Por óbivo, para os processos administrativos que não são assistidos sob a égide de sua especificidade, terá a tutela da lei que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, a famigerada, Lei 9.784/99.

O processo Administrativo nada mais é, do que uma série de atos, sistemáticos, em um lapso temporal próprio e adequado de ser prático, exercidos pelas partes que compõem o processo em contraposição com o objetivo de obter resolução de uma determinada pretensão, cujo final dependerá desses atos preteritamente praticados na Lide. Destarte, o processo deve ser norteado por uma série de principios basilares durante o desenvolvimento do processo, visto que a própria Constituição Federal, dispõe dispositvos a proporcionar o equilibrio entre as partes interessadas. Conforme o artigo 5°, inciso LV, pode-se ser observado, um dos corolários do processo, o contráditório e a ampla defesa com o meios e recusos a eles inerentes.

A ampla defesa, deve ser interpretado do ponto de vista que, a defesa deve ser garantida e assegurada aos litigantes, em processo administrativo ou judicial, por meios de recursos, provas e etc. Salvaguardando o seu direito de expor a sua defesa perante o Judiciário ou a Administração. Cabe ressaltar, que doutrinariamente, há o duplo grau de juridição nesse mesmo artigo, ampliando assim, o sentido do principio da ampla defesa.


O principio do devido processo legal, disposto na Carta Magna em seu artigo 5°, LIV, deve ser interpretado de modo a garantir a forma formal e material. Formal, porque deve-se ser observado todo o rito de determinado procedimento disciplinado em lei para alcançar a validade dos atos práticados e da decisão prolatada. Material, porque exaurindo o contesto formal, ou seja, o rito conferido por lei, a decisão prolatada deve alcançar de forma proporcional e adequada o verdadeiro objetivo. Por último, mas não menos importante, deve ser lembrado que os principios do artigo 5°, LV, são fulgentes no devido processo legal.

Ademais, pode-se evocar, o principio da proporcionalidade para tal contexto. O referido principio esta consubstanciado na regra do artigo 2°, caput, da lei 9.784/99. Apesar de termos divergências acerca de seu conceito, pode-se ser entendido que a proporcionalidade é a medida justa, não comtemplando exageros, adequação entre meios e fins. Cabe ressaltar que, a definição da proporcionalidade é prevista no paragrafo único, VI, da Lei 9.784/99.

Em meio ao cenário aludido até aqui, não podemos olvidar da discricionaridade. A discricionaridade é a autodeterminação, liberdade ou autorização conferida por lei ou delimitada por ela, para que a Administração Pública obtenha um certo grau de escolha, se atendo ao caso concreto, escolhendo, entre essa possibilidades, qual melhor se aplica. Todavia, cabe ressaltar, que a autoridade deve ser norteado pelos principios do artigo 37° da CF/88, artigo 2° da lei 9784/99 e os Supraprincípios do interesse público.

Sobre o autor
André Luiz Seabra

| Ministério Público do Estado da Bahia | Graduando em Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos