Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Quais são as áreas mais concorridas para atuar no direito?

Reunimos nesta lista sobre as áreas do direito que oferecem não somente os maiores salários, porém também oferecem as melhores oportunidades de trabalho dentro do mercado e as mais concorridas.

Segundo o Curso Online da área da advocacia, o direito ganhou o favor de muitos aspirantes como uma profissão respeitada. Com o aumento do número de advogados no Brasil, a advocacia se tornou tão competitiva que só os melhores prosperam nela.

Então, se você deseja entrar no ramo e tem o objetivo de encontrar as áreas que sejam mais lucrativas dentro do direito, este artigo é fundamental para você!

Reunimos nesta lista sobre as áreas do direito que oferecem não somente os maiores salários, porém também oferecem as melhores oportunidades de trabalho dentro do mercado.

Antes de começar a entender sobre as áreas do direito com grande potencial em ter os salários que sejam mais altos, é essencial sempre compreender os motivos que podem influenciar dentro da área jurídica.

 

Quais são as áreas mais concorridas para atuar no direito?

Sua localização geográfica

Os profissionais jurídicos localizados em grandes cidades são mais propensos a ganhar salários mais altos do que os profissionais jurídicos em áreas rurais ou cidades do interior. Isso pode ser devido à grande população dessas áreas, o que aumenta o número de pessoas procurando sobre os serviços jurídicos.

"Hierarquia" do escritório

As contas parecem ser claras de que quanto maior for um escritório de advocacia dentro da região, mais visíveis e conhecidos serão seus advogados, e mais altos serão seus honorários e, portanto, mais dispostos a pagar a seus colegas.

Sua habilidade

Destacamos que um advogado que sabe sobre o seu trabalho escolherá um nicho para si, resultando em pessoas que o atendem o tempo todo. Esse atributo costuma ser o principal determinante dentro da remuneração que os advogados recebem.

Área do direito mais lucrativa

Como pode ser visto a partir do exposto, muitos fatores podem determinar a rentabilidade de um campo jurídico. No entanto, existem áreas específicas do direito que apresentam maiores oportunidades de sucesso e rentabilidade, seja pelo surgimento de novas demandas, seja pela complexidade e da importância para um setor da sociedade dos temas que uma área trata.

Lei trabalhista

O direito do trabalho vem sendo uma das áreas que mais oferece oportunidades dentro da carreira de um advogado. No Brasil, as violações dos direitos trabalhistas são comuns, e a relação entre empresas e empregados é majoritariamente irregular.

É neste momento que os advogados trabalhistas se tornam fundamentais para a resolução de diversos conflitos, seja defendendo os direitos dos trabalhadores ou protegendo os direitos das empresas.

Com o objetivo de atuar dentro da área e garantir os melhores resultados, destacamos que será preciso buscar Cursos Online que abordam os principais temas que você encontrará no seu dia a dia de trabalho.

Direito Médico

O direito médico tem sido um dos campos mais lucrativos do direito nos últimos anos. Esta área do direito trata das responsabilidades dos médicos e dos direitos dos pacientes.

Essa área tende a proteger os pacientes dos médicos que violam seus direitos e/ou proteger os médicos enquanto eles cumprem suas obrigações.

Direito Tributário

Os advogados tributaristas tornaram-se profissionais muito procurados não somente por serem responsáveis ​​pela advocacia de empresas nas áreas administrativa e judicial em questões tributárias, mas também porque os profissionais têm liberdade para atuar na assessoria.

Destacamos que os escritórios de advocacia e advogados da área têm focado suas atividades no planejamento tributário, auxiliando as empresas a acompanhar a tributação.

Com tantas oportunidades para exercer essa profissão, a área não poderia ser mais bem remunerada e é considerada um ramo altamente lucrativo.

Direito empresarial

O direito comercial, assim como o direito tributário, vem ganhando cada vez mais espaço dentro do Brasil.

Os advogados de negócios não apenas defendem e protegem os interesses corporativos, mas também prestam serviços de consultoria para educar os empreendedores sobre os melhores modelos de negócios para atingir seus objetivos.

Os advogados elaboram e analisam diversos contratos entre a empresa, os seus fornecedores e os seus subordinados.

Saiba que este profissional poderá trabalhar por contrato ou CLT e tornou-se parte da empresa.

Conformidade legal

Esse departamento será o responsável pela regulação e fiscalização interna da empresa e do setor, proporcionando um ambiente que não seja propício à corrupção e incentivando a transparência em todos os departamentos.

Este é um campo em constante evolução, com novas demandas sobre esses profissionais, e dificilmente sendo uma grande empresa não possui sua própria equipe de advogados.

O principal objetivo desse departamento é impor políticas internas fortes e evitar má conduta e conduta que possam levar a problemas legais.

Um advogado que seja especializado nesse departamento poderá trabalhar principalmente como consultor e, portanto, pode ganhar um salário alto porque pode atender várias empresas ao mesmo tempo.

Direitos públicos

O direito público não é um ramo novo, mas paga bem.

Por ser uma área que reúne muitas outras áreas (constituição, tributação, administração, eleições), essa especialização não só se tornará necessária, como terá um leque de possibilidades para atuar na advocacia.

As possibilidades são: defesa judicial e administrativa, contratos administrativos e consultoria por empresas licitantes.

Se você tem interesse em trabalhar na área, poderá ter certeza que conseguirá muitos clientes, mas será menos competitivo em relação a outros ramos do direito.

Propriedade intelectual

Este pode ser um dos profissionais mais requisitados no futuro. Qualquer empresa e especialmente o setor de tecnologia precisará de um advogado de PI em algum momento.

À medida que novos negócios, produtos e softwares surgem de forma imprudente, também surge a necessidade de proteger as propriedades desses grupos de ativos, e é aí que entram os advogados.

É o profissional responsável pelo registro de marcas e patentes, protegendo sempre todos os interesses e a imagem da empresa.

Atualmente, destacamos que esse profissional poderá ser encontrado em Startups, pois o mercado de TI cresce de forma exponencial.

Como essas indústrias são enormes e financeiramente lucrativas, os advogados que trabalham nessa área ganham alguns dos salários mais altos do país!

Como você pode ver, todas as áreas jurídicas rentáveis ​​têm uma coisa em comum: todas elas exigem uma determinada especialização, por conta disso, destacamos a importância de fazer um Curso Online com Certificado da área prevista.

 

Sobre as autoras
Tamiris Cristina de Andrade

Responsável pela administração de websites e redes sociais, com ênfase em marketing de conteúdo e SEO off page para advogado.

Camila Cardoso De Souza

Responsável pelo marketing do Portal Certificado Cursos Online.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos