Modelo de contrarrazões de recurso em sentido estrito

09/08/2014 às 15:06
Leia nesta página:

Contra-razões de recurso em sentido estrito


RECORRENTE:...
RECORRIDO:...
ORIGEM: Recurso... número...

Egrégio Tribunal... (de Justiça ou Regional Federal)
Colenda Câmara (ou Turma – se for TRF)
Ínclitos Julgadores;

Não se conformando com o recurso interposto pelo órgão do Ministério Público (ou por... , se for ação privada) contra a respeitável decisão proferida em favor do recorrido, vem apresentar CONTRARAZÕES, aguardando, ao final, se dignem Vossas Excelências em mantê-la, pelas razões a seguir aduzidas.

DOS FATOS

Narrar os acontecimentos contidos no problema, sem inventar nenhum dado. Também não é aconselhável copiar o problema.

DO DIREITO

A defesa, segura do conhecimento de Vossa Excelência, vem aduzir os argumentos que demonstram a... (preencher com a tese) e que, por conseqüência, impedem que a decisão ora recorrida seja reformada, senão vejamos.

Com efeito,... (desenvolver a argumentação, demonstrando porque a decisão merece ser mantida).

Nesse sentido, cumpre-nos mencionar a lição de... (copiar trecho de doutrina, mencionando o nome do doutrinador; ao final, não se esquecer de citar a bibliografia).

Outra não é a posição da jurisprudência dominante:... (copiar jurisprudência).

DO PEDIDO

Diante do exposto, requer seja negado provimento ao recurso interposto pelo órgão do Ministério Público (ou por..., em caso de ação privada), devendo ser mantida a respeitável decisão proferida em favor do recorrido, como medida de justiça.

(local, data)

_________________________

Advogado – OAB/MG nº

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alixandre Barroso Vieira

Mestre em Direito Penal pela PUC-MINAS é pós-graduado pela mesma universidade em Ciências Penais e em Direito Público pela Universidade Candido Mendes. Professor Universitário nas cadeiras de Direito Penal e Processo Penal. É ainda pós-graduado em Direito Ambiental e Direito Processual Civil, pela Faculdade Internacional de Curitiba. Autor de vários artigos vinculados a área criminal. Advogado Criminalista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos