Modelo de petição inicial segundo o novo CPC

18/07/2016 às 18:20
Leia nesta página:

Modelo de Petição Inicial segundo o NOVO CPC.Chegou a hora de entender o que mudou e como ter uma boa recepção de suas petições no judiciário.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA … VARA (Ex. CIVIL, ou DE FAMÍLIA, ETC) …… DA COMARCA ….. / UF (Conforme Art. 319, I, NCPC e Organização Judiciária da UF)

(NOME COMPLETO DA PARTE AUTORA), nacionalidade, estado civil (ou a existência de união estável), profissão, portador da carteira de identidade n° …., expedida pelo …, inscrita no CPF/MF sob n° …. , endereço eletrônico, residente e domiciliado na (endereço completo), por seu advogado abaixo subscrito, com endereço profissional (completo), para fins do artigo 106, I do Novo Código de Processo Civil, vem a este juízo, propor a presente

AÇÃO … ,

pelo rito (determinar o rito), em face de (NOME COMPLETO DA PARTE RÉ), nacionalidade, estado civil (ou a existência de união estável), profissão, portador da carteira de identidade n° …., expedida pelo …, inscrita no CPF/MF sob n° …. , endereço eletrônico, residente e domiciliado (endereço completo), pelas razões de fato e de direito que passa a expor:

(2 linhas)

DOS FATOS

Relatar os acontecimentos em ordem cronológica

(2 linhas)

DOS FUNDAMENTOS

Desenvolver com lei, doutrina e jurisprudência. Fazer nexo com os fatos. ( Exemplo abaixo com jurisprudência).

Nesse sentido, jurisprudência deste E. Tribunal de Justiça, cuja ementa ora é transcrita:

"Ação sumária. Acidente de trânsito. Responsabilidade Civil. Legitimidade. Não há responsabilidade solidária do cônjuge ou companheiro quanto aos danos causados pelo outro cônjuge ou convivente. Ainda que o fosse, só responderia o proprietário se tivesse entregue o veículo a quem não estava habilitado ou sem condições para dirigi-lo. Desprovimento do apelo." (Apelação Cível 10005/98, 10a. CCTJERJ, Rel. Des. Sylvio Capanema)

(2 linhas)

DO PEDIDO

Diante do exposto, requer a V. Exa:

1 – Que seja designada audiência de conciliação ou mediação na forma do previsto no artigo 334 do NCPC;

2 – A citação do Réu para oferecer resposta no prazo legal sob pena de preclusão, revelia e confissão.

3 – que seja julgado procedente o pedido para ……….;

4 – que seja julgado procedente o pedido para condenar o réu ao pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios na ordem de 20% sobre o valor da causa. (exceto nos Juizados Especiais)

DAS PROVAS

Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, na amplitude dos artigos 369 e seguintes do NCPC, em especial a prova documental, a prova pericial, a testemunhal e o depoimento pessoal do Réu.

DO VALOR DA CAUSA

Dá-se à causa o valor de R$… (valor expresso em reais).

Termos em que pede deferimento.

Local, (Dia) de (Mês) de (Ano)

Nome do Advogado

OAB/(UF)

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Dayvson Moura

Advogado, casado com Thayana Costa, evangélico e apaixonado por cinema e música instrumental.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos