Capa da publicação Ação de divórcio litigioso com pedido de alimentos, guarda de filhos e partilha de bens
Capa: DepositPhotos

Ação de divórcio litigioso com pedido de alimentos, guarda de filhos e partilha de bens

Leia nesta página:

Petição inicial de ação de divórcio litigioso, solicitando a concessão de justiça gratuita, guarda dos filhos menores, pensão alimentícia para si e para os filhos, partilha de bens adquiridos durante o casamento e a retomada do seu nome de solteira. A autora alega impossibilidade de reconciliação e fracasso na tentativa de divórcio consensual. Baseia-se no Código Civil, na Emenda Constitucional nº 66/2010, e em jurisprudências para sustentar seus pedidos. A ação é fundamentada na separação de fato desde uma data específica, na contribuição exclusiva da autora ao lar durante o casamento, e na atual dificuldade de encontrar emprego. Os valores dos alimentos e a proporção da partilha são especificados, e a autora solicita a cobertura das custas processuais e honorários advocatícios pelo réu.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE CIDADE/ESTADO

NOME COMPLETO, nacionalidade, estado civil, profissão, RG: e CPF: endereço completo, por sua Advogada que esta subscreve (mandato incluso), com escritório endereço, onde recebe intimações, e-mail: [email protected], vem perante Vossa Excelência propor a presente AÇÃO DIVÓRCIO LITIGIOSO C/C, ALIMENTOS PROVISÓRIOS, GUARDA DE FILHOS E PARTILHA DE BENS observando o procedimento comum, com as alterações previstas nos artigos 693 a 699 do Código de Processo Civil, com pedido de tutela antecipada em desfavor de em desfavor de NOME,nacionalidade, estado civil, profissão, RG: e CPF: endereço completo,expondo e argumentando o que adiante se segue legitimamente:


1. DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA

Requer, com fulcro nos artigos 98 e 99 do CPC/2015, bem como no art. 5º, LXXIV, da Constituição Federal/88, os benefícios da Justiça Gratuita por ser pobre na forma da lei, não podendo, portanto, arcar com as custas e demais despesas processuais sem prejuízo do próprio sustento e de sua família.


2. DOS FATOS

A requerente constituiu casamento civil com o requerido em / / , sob o regime de comunhão parcial de bens, como consta na cópia de Certidão de Casamento em anexo. Ressalta se ainda que desde o ano de 2008 os dois já viviam em união estável, época em que nasceu à primeira filha do casal.

Adveio desta união dois filhos: NOME nascida em DATA e NOME nascido em DATA, ambos menores de idade, conforme consta cópia de nascimento em anexo.

Insta observar que, após da Emenda Constitucional 66/2010, não mais é possível a interferência estatal na autonomia de vontade privada, principalmente no Direito de Família, proporcionando a dissolução do casamento pelo divórcio imediato, independentemente de culpa, motivação ou da prévia separação judicial.

Nesse sentido, a requerente encontra-se separada de fato do requerido desde DATA, ou seja. Contudo, durante esse tempo as partes permaneceram constando nos registros públicos como casados.

Em virtude disso, à requerente entrou em contato com o requerido com intuito de divorciarem se de forma consensual, tentativa esta que restou frustrada, não cabendo outra alternativa à ela, se não, optar pelo divórcio litigioso.


3. DO DIREITO

Conforme ensinam os civilistas, o casamento é constituído pela sociedade conjugal e pelo vínculo conjugal. Com a separação judicial, ocorre o fim da sociedade conjugal, cessando os deveres de coabitação, fidelidade recíproca e o regime de bens. Contudo, a separação não acarreta o fim do vínculo matrimonial.

Assim, pessoas separadas não poderiam se casar, embora a lei admitisse a possibilidade de terem união estável com terceiros (art. 1.723, § 1º, CC). Por outro lado, nada impedia que pessoas separadas, após reconciliação, voltassem a viver juntas, fazendo ressurgir a sociedade entre elas. Por sua vez, o divórcio é algo mais radical, pois significa a dissolução do vínculo matrimonial. Ademais, uma vez divorciados, ex-marido e ex-esposa somente podem reconstituir a sociedade conjugal e o vínculo após novo casamento.

A Emenda Constitucional nº 66, datada de 13.07.2010, deu nova redação ao parágrafo 6º do artigo 226 da Constituição Federal de 1988. Disposição esta que trata sobre a dissolução do casamento civil. Com o novo texto, foi suprimido o requisito de separação judicial por mais de um ano, ou de separação de fato por mais de dois anos.

Art. 226 do CF. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio.

Desta forma, o Código Civil também assevera:

Art. 1.571 do CC. A sociedade conjugal termina: IV- pelo divórcio

Ante o fato de à requerente e o requerido se encontrarem separados de fato desde DATA, mostra-se impossível a reconciliação, bem como a opção pela via consensual, na medida em que a demandada se mostra contrária a tal procedimento. Com isso, busca o judiciário a fim de que seja expedido o mandado de averbação.

3.1. DO USO DO NOME

A requerente voltará a usar o nome de solteira, qual seja: NOME, que deverá ser averbado perante o competente Registro Civil, mediante a expedição desse MM. Juízo do mandado de averbação.

3.2. DOS BENS E DA PARTILHA

Na constância do casamento, os cônjuges adquiriram além dos bem que guarneciam a casa os seguintes:

1.

2.

3.

4.

Por não haver a acordo amigável e impossibilidade de realização do divórcio consensual com a partilha dos bens, a requerente vem socorrer ao judiciário.

3.3. DOS ALIMENTOS DESTINADOS AO CÔNJUGE

A requerente pede a pensão alimentícia para si.

Durante a constância do casamento a requerente dedicou-se sua vida exclusivamente ao lar, ao marido e aos seus filhos. E agora se encontra separada e desamparada. Sendo que a requerente encontra-se devido à epidemia, com maiores dificuldades para encontrar um emprego fixo, e no momento encontra-se desempregada.

Previsto no o art 1.694 do Código Civil de 2002, nesse sentido também há decisões jurisprudenciais:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO DE FAMÍLIA. PRESTAÇÃO DE ALIMENTOS. EX-CÔNJUGE. OBRIGAÇÃO EXCEPCIONAL. NECESSIDADE COMPROVADA. NATUREZA TEMPORÁRIA. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. 1. A obrigação de prestar alimentos, recíproca entre ex-cônjuges, decorre do Princípio Constitucional da Solidariedade e do dever de mútua assistência, sendo o valor fixado com fundamento no binômio necessidade/possibilidade. 2. Em regra, o dever de prestar alimentos possui caráter excepcional e temporário, ou seja, deve ser fixado apenas quando comprovada a necessidade do alimentando e por um período suficiente ao restabelecimento de condições favoráveis ao seu próprio sustento. 3. A agravante, apesar de jovem, demonstrou estar há muito tempo longe do mercado de trabalho, período durante o qual dedicou-se exclusivamente à família. Demais, atualmente detém a guarda dos dois filhos do casal, fato apto a agravar sua dificuldade de conseguir um emprego e conquistar a independência financeira. 4. Segundo a Jurisprudência deste Tribunal, a fixação dos alimentos provisórios entre ex-cônjuges têm natureza transitória. Sob esse aspecto, a obrigação deverá ser deferida por período determinado, o qual deverá ser razoável para que a requerente se restabeleça no mercado e adquira sua independência financeira e a instrução do processo na origem. Precedentes. 5. Recurso conhecido e provido.

(TJDFT 07181508920188070000 - Segredo de Justiça 0718150-89.2018.8.07.0000, Relator: EUSTÁQUIO DE CASTRO, Data de Julgamento: 13/02/2019, 8ª Turma Cível, Data de Publicação: Publicado no DJE : 15/02/2019 . Pág.: Sem Página Cadastrada.)

Assim, à requerente, tendo em vistas à dificuldade da mesma em arcar com seus gestos e de seus filhos menores, pleiteia a pensão no valor de R$300,00 para ajudar e suas despesas, de forma provisória, até que ela se insira novamente no mercado de trabalho

3.4. DA GUARDA DOS FILHOS

Pleiteia-se que a guarda judicial dos menores seja estipulada em favor da requerente, uma vez que a guarda fática já ocorre assim, desde o momento da separação.

Maria Berenice Dias (Manual de Direito das Família, 2011, p. 447) esclarece que:

A visitação não é somente um direito assegurado ao pai ou à mãe, é direito do próprio filho de com eles conviver, o que reforça os vínculos paterno e materno-filial. (...) Consagrado o princípio proteção integral, em vez de regulamentar as visitas, é necessário estabelecer formas de convivência, pois não há proteção possível com a exclusão do outro genitor.

De acordo com o acatado e no melhor interesse dos menores, à requerente entende e requer que seja regulamentada a visita da seguinte forma:

a) Finais de semana intercalados, um com a mãe e o outro com o pai buscando os menores às 18 horas da sexta feira e entregando às 17 horas do domingo;

b) Feriados intercalados buscando os menores às 18 horas da sexta feira e entregando às 17 horas do domingo;

c) Dias dos pais com o autor buscando os menores às 18 horas da sexta feira e entregando às 17 horas do domingo;

d) Natal e ano novo intercalados e alternados de tal sorte que no primeiro ano o natal, será com a autor e o ano novo com o requerente.

3.5. DOS ALIMENTOS PARA OS FILHOS

Primeiramente, faz-se necessário elucidar que nada obstante a Ação de Alimentos ter rito especial diverso da Ação de Divórcio, e a titularidade dos alimentos que ora se pleiteia pelos filhos, visando atender aos princípios processuais da economia e da celeridade, a cumulação desses dois pedidos não pode ser obstada.

Corroborando com os princípios processuais supracitados, o § 2º, do artigo 327, do Código de Processo Civil, permite a cumulação de pedidos mesmo nos casos em que cada um deles siga um procedimento diferente, desde que se adote o rito ordinário, que é o que ocorre na presente Ação.

Neste sentido, digno de nota a lição de Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho no sentido de que “seja qual for a modalidade do divórcio judicial, os alimentos devidos aos filhos é cláusula fundamental, de natureza cogente e matriz de ordem pública”.

Portanto, a cumulação de divórcio cumulado com alimentos em favor dos filhos da requerente se afigura perfeitamente possível no caso em comento, quer seja com base no artigo 327, § 2º, CPC, ou para respeitar o princípio da inafastabilidade da jurisdição (art. 5º, XXXV, CF) bem como a economia e a celeridade processual.

Sem mais delongas, a obrigação alimentar do requerido decorre do fato dele ser pai dos menores (doc. 03) que atualmente encontra-se sob a guarda fática da requerente.

Com efeito, o dever alimentar dos pais para com os filhos está expressamente previsto no artigo 229 Carta Magna, bem como nos artigos 1.694 e 1.696 do Código Civil.

Neste diapasão, uma vez reconhecida a obrigação alimentar, faz-se necessário determinar o quantum a ser pago. E aqui nos deparamos com o famoso binômio necessidade do alimentado e possibilidade do alimentando.

Pois bem. Conforme qualificação apresentada no preâmbulo, o requerido possui uma profissão específica, e ainda segundo informações recebidas pela requerente, o mesmo desempenhe atividades autônomas. Sendo sua renda mensal cerca de R$3.000,00.

De outro lado temos os alimentados, que atualmente tem 12 e 9 anos de idade, demandando gastos com alimentação, vestuário, educação, saúde e lazer.

Confrontando este binômio e não havendo dúvida quanto à obrigação alimentar do requerido, aparenta ser plenamente razoável a fixação de pensão alimentícia em favor dos menores no valor de R$1045,00, obrigando aquele a depositar o valor até o dia 10 de cada mês na conta corrente da requerente, qual seja:

XXXXXXX

3.6. DOS ALIMENTOS PROVISÓRIOS

Para evitar qualquer discussão sobre a possibilidade ou não de concessão de alimentos provisórios no rito ordinário, far-se-á o pedido de antecipação dos efeitos da tutela (art. 300, caput, CPC) para fins de sustento dos filhos dos ex-consortes, em analogia ao que dispõe o artigo 20 da Lei 6.515/[77].

Neste contexto temos que o artigo 300, caput, CPC, permite ao magistrado antecipar os efeitos da tutela “quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo”.

O requisito exigido pela primeira parte do artigo 300 do Código de Processo Civil, que costumeiramente é denominado fumus boni iuris, pode ser cristalinamente vislumbrado na certidão de nascimento em anexo.

De outro lado, o artigo 300, in fine, do CPC, estabelece que além da verossimilhança é preciso que exista aquilo que a práxis forense denomina como periculum in mora, que no caso em testilha independe de prova (art. 375, CPC), uma vez que é inequívoco que o filhos menores e absolutamente incapaz necessita do amparo de ambos os pais para sobreviver.

Por fim, não há qualquer risco de irreversibilidade, uma vez que a obrigação alimentar do requerido é inequívoca, e prover o sustento dos filhos cabe primordialmente aos pais.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Portanto, uma vez demonstrados os requisitos necessários, deve ser concedido a antecipação dos efeitos da tutela para o fim de condenar o requerido a pagar pensão alimentícia em favor dos menores.


4. DO PEDIDO

Pelo exposto, REQUER:

Ante todo o exposto requer a Vossa Excelência:

a) A concessão da tutela antecipada, inaudita altera pars, para o fim de condenar o requerido a pagar pensão alimentícia à seus filhos, no valor de R$ 1045,00 até o dia 10 (dez) de cada mês, mediante depósito na conta corrente da requerente;

b) A citação do requerido para, caso queira, apresentar resposta dentro do prazo legal;

c) A intimação do representante do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, nos termos do artigo 178, II, do Código de Processo Civil;

d) Ao final, seja a presente ação julgada totalmente procedente, para:

d.1) declarar a extinção do vínculo conjugal entre requerente e requerido, mediante divórcio, determinando-se a expedição do competente ofício para averbação junto ao Cartório de Registro Civil onde fora firmado o matrimônio;

d.2) expedir, ainda, o competente mandado de averbação para que a requerente retome o nome de solteira, qual seja, NOME;

d.2) regulamentar a guarda dos menores Maria Eduarda Lisboa Martins e Cauã Lisboa Martins, permanecendo estes morando com a requerente, e estabelecendo-se a guarda compartilhada;

d.3) Requer a Vossa Excelência seja determinada a meação na proporção de 50% (cinquenta por cento)-meação- referentes aos bens conquistados ao longo da vida marital, qual seja o valor de R$ XX,XX (VALOR POR EXTENSO);

d.4) O deferimento do pedido de pensão alimentícia para à requerente no valor mensal de R$300,00 à serem depositados em sua conta até o dia 10 de cada mês até que esta se restabeleça financeiramente.

d.5) confirmando a tutela antecipada, condenar o requerido na prestação de alimentos definitivos à seus filhos, na quantia de R$ 1.045,00 mensais, a serem depositados sempre até o dia 10 (dez) de cada mês na conta corrente da requerente.

e) A concessão à requerente dos benefícios da assistência judiciária gratuita, nos termos da Lei 1.060/50, por ser pessoa pobre, não podendo arcar com a custas do processo sem prejuízo do sustento seu e de sua família, conforme declaração em anexo;

f) A condenação do requerido nas custas processuais e honorários advocatícios.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a prova documental, testemunhal e depoimento pessoal do requerido.

Dá se à causa o valor de R$52.890,00 (cinquenta e dois mil reais e oitocentos e noventa reais) para efeitos fiscais.

Local, Data

Advogado / OAB

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Juliana Maria Caroline dos Santos Silva

Advogada Pós Graduanda em Direito de Família Escritora Pesquisadora Professora

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos