PRESLEI, BOA TARDE.

PERGUNTA: Meu nome: Preslei Aaron Elvis (...). Tenho 21 anos e tenho vergonha de ser chamado de Filho do elvis, brincadeiras como O Elvis nao morreu. Ainda por cima ele esta errado, o correto seria o y no lugar do i no final de Preslei. Aaron, com dois a e n no final complica tudo e nao serve para nada. Meu teclado nao tem acento, mais a letra maiuscula eh onde teria o acento: rEslei eh como se pronuncia corretamente meu nome, tem pessoa que me chamam de preslei direto sem acento. Tem como mudar?

RESPOSTA: Sim, é plenamente possível substituir o prenome composto PRESLEI AARON ELVIS, por qualquer outro prenome que lhe convém (FERNANDO, PAULO, TIAGO), e a medida judicial adequada para isto é a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL, ajuizada por advogado, haja vista o CONSTRANGIMENTO PRESUMIDO. Caso queira, nesta mesma ação judicial, você também pode pedir a INCLUSÃO de algum sobrenome que um de seus 4 AVÓS possua e você e seus pais não possuam e que você entenda que melhoraria seu nome como um todo.

Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 07 de junho de 2012, 13h04min

    ELAINE, BOA TARDE.

    PERGUNTA:
    No momento da certidão de nascimento houve um erro de grafia com troca de letra e hoje, minha filha, mesmo após o seu casamento sente-se muitíssimo constrangida com o nome, por algumas vezes tentei informações junto ao cartório de registro, mas nenhuma que pudesse me ajudar, hoje ainda quero tirar o primeiro nome que a constrange de todas as formas: Faculdade, concursos e outros, gostaria de saber se há possibilidades de tira-lo, seu nome e ROLAINE ou alterá-lo para o seria o correto antes LORAINE. Aguardo informações. Obrigada.

    RESPOSTA:
    Considerando ser o prenome dela ROLAINE bastaria comparecer no cartório onde ela foi registrada e solicitar a correção deste erro de grafia (há uma lei de 2009 que permite esta correção direto em cartório). Ou ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado no foum da cidade onde ela reside ou foi registrada. Tendo em vista o constrangimento, a probabilidade de êxito é de 100%.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 09 de julho de 2012, 7h56min

    ALCELÍ

    PERGUNTA:
    Me chamo Alcelí e como meu nome se usa tanto no masculino como no feminino, em algumas situações, já me senti profundamente constrangida. Trocar meu nome por outros, geralmente mais complicados que o meu, é situação corriqueira em minha vida. Portanto, gostaria de saber se existe possibilidade de inclusão de um segundo nome logo após o meu, sendo que substituir totalmente o "Alcelí" acho que seria dificil. Vc acha ser possível essa alteração? Obrigada desde já.

    RESPOSTA:
    O fundamento jurídico para a mudança de seu prenome é a AMBIGUIDADE DE GÊNERO, ou seja, seu prenome ALCELI não identifica se é masculino ou feminino, portanto, poderá substituir por qualquer outro prenome que não possua esta ambiguidade. Somente este ano modifiquei os seguintes prenomes ambíguos: Gilci, Darci, Regivan, Ataide, Valdecir, etc (todos estes clientes postaram aqui no Jus como você). Portanto ajuize logo AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 11 de julho de 2012, 5h29min

    SALVINA

    PERGUNTA:
    Oi,me chamo Salvina,e desde de criança sofro com o meu nome,pois me chamam de sal sal com vinagre,e outros. fora isso, tambem não consigo estudar e nem ir a nenhum lugar onde vão mim chamar pelo nome,pois só em sentir que vão chamar o meu nome eu passo mal mim suor nas mãos começo a tremer e acabo fugindo do lugar, com isso tudo eu acabei não estudando, hoje 33 anos e não fiz nada da minha vida tudo isso porque morro de vergonha do meu nome e porque na maioria das vezes sei que vão rir de mim.gostaria de saber se tem como eu trocar o meu nome desde de ja agradeço.

    RESPOSTA:
    Seu prenome SALVINA contém uma carga de constrangimento explícito e presumido (o que dispensa maiores provas e facilita a decisão do juiz) e que pode ser modificado judicialmente para qualquer outro nome que admire (Tatiana, Patricia, Aline etc) no prazo médio de 4 meses (pelo forum da minha cidade), procure um bom advogado cível e ajuize Ação de Retificação de Registro Civil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    R

    rafael 07 Domingo, 29 de julho de 2012, 16h30min

    olá me chamo rafael e tenho 15 anos e estou aqui pedindo ajuda de vcs para que respondam a minha pergunta que tenho duvida queria mudar meu nome de ´´RAFAEL´´ para ´´RAPHAEL´´ eu poderia com meus pais me autorizando teria que ir aonde e tem que pagar procurar um advogado e no maximo quanto custaria ou no custaria nada se eu tiver 18 anos obrigado moro em campinas fica grato por quem responder

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 30 de julho de 2012, 7h45min

    RAFAEL

    Seria possível o oposto, ou seja, se seu prenome fosse RAPHAEL seria possível retificá-lo para RAFAEL, tendo em vista ser esta a grafia adequada e atual da língua portuguesa. Portanto, o juiz de direito deve seguir as normas da corregedoria mantendo a grafia dos nomes de acordo com as regras do idioma.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 31 de julho de 2012, 7h11min

    RAFAEL

    Seria possível o oposto, ou seja, se seu prenome fosse RAPHAEL seria possível retificá-lo para RAFAEL, tendo em vista ser esta a grafia adequada e atual da língua portuguesa. Portanto, o juiz de direito deve seguir as normas da corregedoria mantendo a grafia dos nomes de acordo com as regras do idioma.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    Angelica Maria Sexta, 03 de agosto de 2012, 21h43min

    Uma mulher de 23 anos de nome Brisa pode altera-lo??? ELa sofre muito com as piadas dos amigos desde a infancia... esse processo é demorado???

    Abraço

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 04 de agosto de 2012, 6h51min

    ANGELICA

    Sendo o prenome BRISA é possível a substituição por qualquer outro prenome (simples, sonoro e nacional). Embora ele não contenha constrangimento em si, ele não transmite seriedade e será sempre motivo de indagação, situações que permitem a modificação através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples (por não ter réu), rápido (5 meses), baixo custo (3 smínimos).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 05 de agosto de 2012, 8h00min

    ROXANA

    PERGUNTA
    Desde sempre meu nome me causou vários constrangimentos devido à apelidos maldosos (xana roxa ; Rexona ; xaninha etc.). Eu não odeio meu nome com todas as forças do meu coração (rs), mas eu realmente queria mudar. Eu gostaria de saber qual é a possibilidade de eu acrescentar um nome na frente do Roxana e formar tipo um nome composto, assim ficaria "Bianca Roxana M. Chamarelli". Deste modo, eu não precisaria me apresentar como Roxana, e sim como Bianca, evitando os apelidos jocosos. No cartório eu me informei que será necessário apresentar os registros de civil e criminal que são emitidos por um total aproximado de 350 reais. Me sugeriram ir na defensoria pública, e eu gostaria de saber se por lá o procedimento é mais barato. Definitivamente valhe a pena essa alteração, mas 350 só nos primeiros documentos, sem contar com as segundas vias do RG e CPF etc. é muito acima do que eu posso gastar no momento. Minhas dúvidas principais são: 1 ) O juíz irá implicar por eu manter o Roxana e incluir um antes (seria melhor "me livrar" do Roxana, por ser este nome o motivo da mudança) ? 2) Existe uma forma mais barata de alterar?

    RESPOSTA
    Sendo seu prenome ROXANA fica evidente o constrangimento explícito devido os apelidos que você mencionou, portanto, você pode substituir o prenome ROXANA por qualquer outro, por exemplo ROSANA, PAULA, PRISCILA, INGRID, ETC. Ou incluir um prenome antes dele, tornando-o composto BIANCA ROXANA. E ainda, caso queira aproveitar o mesmo processo e fazer mais um pedido, por exemplo, de acréscimo de sobrenome materno ou avoengo também é possível. Todas as certidões são obtidas on-line e gratuitamente pela internet, exceto 3: a de protesto 8 reais, a civil estadual 14 reais e a criminal estudual 14 reais. Quanto aos honorários, a tabela oficial da OAB/SP, veja em www.oabsp.org.br.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    Angelica Maria Domingo, 05 de agosto de 2012, 11h41min

    Uma mulher de 23 anos de nome Brisa pode altera-lo??? ELa sofre muito com as piadas dos amigos desde a infancia... esse processo é demorado??? Abraço

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 05 de agosto de 2012, 12h26min

    ANGELICA

    Independentemente da idade, sendo o prenome BRISA é possível a substituição por qualquer outro prenome (simples, sonoro e nacional). Embora ele não contenha constrangimento em si, ele não transmite seriedade e será sempre motivo de indagação, situações que permitem a modificação através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples (por não ter réu), rápido (5 meses), baixo custo (3 smínimos).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 08 de agosto de 2012, 8h37min

    HELENIZIO

    PERGUNTA:
    OIe meu nome é Helenizio, é nunca gostei deste nome, as pessoas ficam, zombado do meu nome, atendimento ao telefone preciso repetir varias veses para pessoa entender, eu brigo muito com a minha mãe porque foi ela quem me deu este nome, será que tenho chances de trocar.

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome HELENIZIO a probabilidade de substituição por outro é muito grande e é feito através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL, que é um processo simples, rápido e de baixo custo. Será necessário cópia autenticada da certidão de nascimento e do rg, as demais 15 certidões o próprio advogado providencia gratuitamente.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    C

    creuza santos Terça, 14 de agosto de 2012, 18h57min

    ola, meu nome e creuza tenho vergonha do meu nome ,pois já passei por muitos constrangimento em relação a meu nome , na escola nos cursos no trabalho as pessoas ficam zombando , criticando. sou uma pessoa qualificada com CRea ativo mas nunca procurei trabalho na minha área por vergonha de falar o meu nome. Gostaria de saber se e possível fazer a retificação do meu nome retirando o R ? Quanto tempo demora? Preciso de ajuda. Grato.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 14 de agosto de 2012, 20h05min

    CREUZA

    É possível substituir seu prenome por outro ou somente modificar uma sílaba, na forma que mencionou. Pela minha cidade este processo seria julgado em 4 meses, na capital seria 8 meses. Portanto, procure um advogado de sua cidade e ajuize AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    Agi Quarta, 15 de agosto de 2012, 16h22min

    Olá Dr. Herbert, tenho 30 anos e preciso muito mudar meu nome(Prenome), me chamo Alginalda "estranho né" todo mundo me conhece como Ana, é constrangedor quando alguém pronuncia ou pelo menos tenta pronunciar meu nome em voz alta,parei de estudar quando era adolescente por não suportar as piadas na escola, tentei retomar os estudos, mas nunca fico mais q alguns dias, pois logo vem as piadinhas. Eu fui registrada na Paraiba e hoje moro em São Paulo, será que será preciso ir até a cidade onde fui registrada ou posso fazer da cidade onde resido?? Ah!! no Meu registro e no titulo eleitoral meu nome está Alginalda, mas no meu RG e CPF está Aginalda, O que fazer, como prosseguir?? por favor me ajude...

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 15 de agosto de 2012, 16h32min

    AGI

    Sendo seu prenome ALGINALDA não haverá grandes dificuldades para modificar para ANA ou qualquer outro que queira. Será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum da sua cidade (8 meses) ou pelo forum da minha cidade (4 meses). Será necessário cópia autenticada da Certidão de Nascimento e do RG. As demais 15 certidões eu mesmo providencio gratuitamente. É um processo simples, rápido e de baixo custo. Havendo interesse escreva um email para mim [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 19 de agosto de 2012, 17h00min

    MARDETE

    PERGUNTA:
    Ola, meu nome é MARDETE, tenho 28 anos, sou casado a 07 anos e já sofri demais por causa deste nome que eu tenho, porque eu sou Homem e trago esta cruz para carregar, esse nome é completamente feminino e sempre passo por varios constragementos em publico, já passei muita vergonha no colégio, quando a professora fazia a chamada era um sarro só dos mesu colegas, sempre convivi com isso, mas atualmente já estou de saco cheio deste nome, porque isso nunca vai parar, sempre vou estar passando por ridiculo em publico vendo as pessoas rindo de mim. Certa vez, eu e minha esposa eramos padrinhos do casamento de meu irmão mas novo, e quando estavamos pronto para entrarmos na igreja, a moça com o microfone anunciou, Margarete e Eriene, foi uma coisa automatica, a igreja inteira caiu no riso, Minha esposa ficou muito constrangida também, porque meu nome é Mardete e a moça me chamou de Margarete, sei que os dois nomes seriam feminino, mas foi pior ainda ouvir margarete, fiquei muito para baixo e com muita vergonha do acontecido. Só queria ser normal, ter um nome a onde as pessoas me identifica-se como homem que sou, um nome simples, talves Marcos seria uma otima opção de nome. Minha pergunta é, alguém pode me ajudar com isso ? Quais as minhas chances ? Se alguém pode me ajudar, porque favor serei muito grato.

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome MARDETE e sendo você do gênero MASCULINO certamente que conseguirá modificar seu prenome para MARCOS ou qualquer outro queira, pois o constrangimento é explícito e presumido. Portanto, ajuize AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 21 de agosto de 2012, 5h53min

    JURACI

    PERGUNTA:
    Ola, eu gostaria de saber como que eu faço p/ poder tirar o meu primeiro nome JURACI e colocar o JÚNIOR (que é o ultimo nome) e deixa-lo como o primeiro nome, pois sou HOMEM. Nao gosto do meu primeiro nome, por motivos de piadas, e por ser confundido, como sendo do sexo FEMININO. Como que eu posso fazer essa troca.

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome JURACI será possível você substituí-lo por qualquer outro tendo em vista a AMBIGUIDADE DE GÊNERO, ou seja, não é possível distinguir se é masculino ou feminino. Quanto a transposição do agnome JUNIOR para a posição do prenome não será possível, pois ele serve somente para distinguir pai e filho com mesmos nomes.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 22 de agosto de 2012, 20h04min

    JOHN MACKIO

    PERGUNTA:
    Meu nome é John Mackio, esse nome já me causou e causa varios constragimentos, tenho vergonha de fazer cadrasto em uma loja qualquer pro exemplo, já fui muito zuado na escola e hoje tenho vergonha de entrar na faculdade por causa desse nome, tenho 19 anos completado esse ano, gostaria de saber sua opnião a respeito desse nome Mackio que nem no google consegui achar algo sobre ele.

    RESPOSTA:
    Sendo este seu prenome é possível a modificação do prenome MACKIO por outro, ou a exclusão do MACKIO ficando somente JOHN, sendo ainda possível a mudança total do JOHN MACKIO por outro prenome totalmentemente diferente, desde que simples, sonoro e nacional (ou pelo menos sem emprego de Y, W, K, H). Portanto, procure um advogado cível de sua cidade e ajuize AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com