RECURSO NA JUNTA DO INSS

neide macedo silva perguntou Quarta, 03 de dezembro de 2008, 20h59min

Boa noite, Em 09/05/08 entrei com pedido de recurso no inss por ter o beneficio indeferido no pedido de prorrogação e reconsideração e ainda estar sem capacidade laborativa documentada por examaes e laudo do ortopedista, em 24/06/08 fiz uma perícia com uma junta médica(na realidade eram 2 médicos na sala) e desde essa data não houve resposta do inss, quando há 2 meses atrás procurei o inss para tentar saber alguma coisa à respeito, o atendente apenas me informou que está na 14a. junta aguardando alguma solução e que eu devo aguardar em casa uma resposta, gostaria de saber de n]ao existe um prazo para esse recurso pois agora em dezembro/08 completam 7 meses que entrei com esse recurso, por favor se alguém puder me roientar, agradeço desde já. Grata Neide

Respostas

57

• Lady_1

Olá Neide, Boa Noite !

Estou na mesma situação que você!!

Fiz a perícia com 2 médicos também ( junta médica ) em 06/2008 e caiu na 12°. junta.
    LIguei semana passada para a agência na qual dei entrada e o atendente informou que realmente já deveria ter tido uma resposta, mas vai entender o tempo do INSS!!
    Depois que entrei com recurso continuei dando nova entrada , mas todas foram inde-feridas. Foi onde eu disse CHEEEEEEEEEGA!!!!!!
    Procurei um advogado que entende de causa previdenciaria e ele abriu um processo contra o INSS. Já fiz a perícia na FEDERAL, agora estou aguardando a resposta . Abaixo de DEUS só procurando um profissional sério que brigue pelos nossos direitos .
    UM ABRAÇO.

LADY

• Helio_1

Sra. Neide

O INSS não observa qualquer prazo para julgamento de recursos. Já vi casos que levaram até dois anos. Não quero lhe desanimar, mas é extremamente raro que a junta de recursos modifique a decisão dos médicos peritos que lhe negaram o benefício.
    Aconselho que a senhora procure um advogado de sua confiança (que atue na área previdenciária) e entre com uma ação de concessão de benefício.

Boa Sorte

• Orlei Araújo Padilha

Neide e Lady,

Vá à APS mantenedora do seu benefício, e solicitem extração integral de cópias dos seus respectivos processos, bem como LPM da junta médica pericial.

pesquisem a lei abaixo colacionada;

LEI Nº 9.784 - DE 29 DE JANEIRO DE 1999.
    CAPÍTULO II -
    DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS

Art. 3º O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;
    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;
    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;
    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.
    sds.

• Rô

Neide...
    Não quero desanimar vc...mas só pela misericordia essa junta de recursos...
    Vou resumir...quando precisei protocolar um indeferimento na junta de recursos eu preenchi um documento e protocolei em 04/09/06 e passados quase um ano realizei a pericia na junta com 2 médicos e sabe quando veio a resposta???
    Na verdade a carinha chegou na semana passada,mas eu ja tinha acompanhado pela internet e imprimi.
    O resultado saiu em 14/07/08...nem precisa te falar a resposta: INDEFERIDO.
    E eu estava questionando 2 meses de salario que não foram pagos e no relatórios deles eles marcaram outra coisa...Bom depois dessa data (2006)fikei por quase 2 anos em auxilio novamente só que desde 06/08 meu beneficio foi cessado.
    Fui no TRF em 09/08 marcaram minha pericia pra 14/11.
    Agora estou aguardando a descisão do juiz pra restabelecer meu beneficio e pagar os atrasados...
    Não desista não!!!Vá a luta...Espero que de td certo comigo e com todos que procuram esse forum maravilhoso pra compartilhar os sofrimentos passados por esse INSS...
    Só DEUS pra nos consolar....senãooooo!!!!!!!!!
    Saudações

• Orlei Araújo Padilha

Olá Rô,

Concordo plenamente com a sua postagem, inclusive passei pela mesma situação. Mas como o recurso já está em fase de julgamento, indiquei o requerimento de cópia do processo, pois ela poderá analizar se será ou não deferido o benefício. Pois poderá anexar novas provas documentais que tiver em mãos.

Tendo em mãos o LPM da junta médica recursal, poderá analizar se houve irregularides ou até mesmo omissão de informações no laudo pericial, que poderá servir de prova em eventual ação judicial.

• Rô

Orlei

Eu juntei esse Requerimento protocolado e o resultado que estava na 13 junta de recursos e quando fui ao tribunal juntei com as outras documentações que eu tinha e eles tiraram xerox de td e juntaram creio que em meu processo pois além de tentar restabelecer meu beneficio que esta cessado desde junho/08 estou tentando rever os beneficios indeferidos...pra vc ter uma noção passei por varios numeros de beneficios uns deferidos outros indeferidos e nesse ultimo que estou tentanto restabelecer fiquei por quase 2 anos e desde então todas entradas que dou é negado...
    Quanto LPM não levei não....o tribunal me pediu uma documentação e levei todas mas com outros nomes...
    Inclusive no inss eu pedi uma documentação com o nome de HISMED que seria historico das pericias realizadas...
    Inclusive esse recurso que entrei na junta foi que em uma dessas pericias a primeira foi indeferida ai entrei com pedido de reconsideração ao qual o medico deferiu mas o inss me pagou só referente a liberação deste médico e pelo que sei vc tem direito ao dia de entrada do requerimento...ai dei entrada na junta e entrei com esse ultimo beneficio que fikei por quase 2 anos e na junta a descisão saiu em 14/07/08 e meu beneficio estava cessado desde junho/2008 e eles alegaram que eu estava em beneficio...em nenhum momento no processo da junta eles mencionaram o que eu estava questinando e sim relataram que eu não tinha incapacidade...
    Mas vai entender né????
    Estou no aguardo da pericia judicial....só DEUS sabe o dia que será julgado...fiz a pericia em 14/11 e ainda não saiu nd...
    O ruim é ficar esperando essa descisão....pois tenho 2 filhos e estou sendo ajudada pela minha familia senão não sei o que seria...
    Mas tenho acompanhado sua luta tbem!!!
    Boa sorte!!!
    Saudações!!!

• NOBELINO DA SILVA DOURADO

Tem um caso, a colega deu entrada na Aposentadoria por Idade, veio Indeferido a colega deu entrada no Recurso junto ao INSS, hoje tem 10 meses que ela não recebeu a resposta do Recurso, ela deu entrada em 07/02/2008 ate 07/12/2008. Hoje no site do Conselho da Junta do Recurso do INSS aparecer à frase “não encontrado,” qual o procedimento que ela deve tomar.

• jabes andrade

Dei entrada no meu pedido de beneficio de aposentadoria por tempo de serviço e como tenho direito a periculosidade por trabalhar no sistema eletrico de potencia (alta tensão) juntei os documentos necessarios como o PPP, carteira de trabalho, holerites, certidão de estatutario, etc anexendo em 06/06/2007 no posto da previdencia social Ate hoje o INSS o não me deu resposta sobre o meu beneficio, gostaria de se possivel ser contactado sobre o meu processo, ou encaminhado para setor responsavel.
    Desde ja agradeço a atenção
    Grato Jabes Andrade
    isotecnica@gmail.com

• izildinha de Jesus araujo

NAO ESPEREM NUNCA RESULTADOS DE RECURSO! INCOMODEM!

COMO; voces teem sempre que estar no medico... entao, a cada laudo, seja de quem for... facam copias e levem ate o setor PROTOCOLO, e pecam para anexar ao processo!!!! estejam atentos! Se eh alguma doenca, deficiencia, voces tem que estar sempre se tratando, entao... LAUDO NELES! sEMPRE EM DUAS VIAS! tEM DOENCA/DEFICIENCIA, QUE NECESSITAM SER TRATADAS. Se eh doenca que os afastaram do trabalho, supoem-se que o beneficio e para tratamento de saude, locomocao, etc. Usem seus recursos! Pecam copias, agendem vistas ao processo, etc.
    O INSS tem 120 dias a partir da entrada ao recurso!

O governo quer que melhore o atendimento! Proocure pessoas com o mesmo problema em sua agencia! Facam reunioes, se organizem!

Jabes - o grau de periculosidade quem faz e a empresa, portanto, no seu caso, a atividade que exerce tem que estar enquadrada... Veirfique como e o registro e tente regulariza-lo judicialmente. Antes de ser concedido seu beneficio.