Amigos,

estou com o seguinte problema: O vencimento da mensalidade foi dia 5 de novembro (sabado). No dia 7 de novembro(segunda), dois dias depois, fui informado pela funcionaria que deveria pagar a academia, uma vez que, se nao pagasse apos o terceiro dia nao poderia frequentar. Hoje, dia 10 de novembro (quinta), ao chegar na academia, a funcionaria (que serve de roleta) me perguntou se eu iria pagar hoje. Eu respondi que nao (somente isso, "nao"). Ela pediu minha carteirinha e disse que a mesma irá ficar na "secretaria" até que eu pague a mensalidade e que até lá nao poderei frequentar a academia.

Entendam, o problema nao é nao querer pagar (se fosse o caso pagaria até 6 meses adiantados), mas o constrangimento que se passa com uma cobranca q no meu ver é indevida, e uma situacao (vexatoria) que eu passei pela qual outros alunos devem estar passando, afinal, ninguem gosta de ser cobrado (ainda mais sem necessidade).

Este procedimento está correto? É uma pratica abusiva? Coacao? Nao me lembro de ter assinado contrato na academia, mas mesmo se o tiver feito, a cobranca quase imediata (nao se passaram nem 7 dias do vencimento) nao é indevida? E a proibicao de frequentar a academia? "Eles" podem proibir? Quais as medidas a serem tomadas que nao ceder a "pressao" e pagar?

desde já obrigado

Respostas

    ?

    Ivan Sábado, 12 de novembro de 2005, 2h14min

    Prezado,

    Há dispositivo do CDC que proíbe, em cobrança de dívidas, a exposição do consumidor a ridículo ou a constrangimento. Contudo, pela narrativa da sua história, parece-me que não ocorreu tal situação. A cobrança é um exercício regular de direito do credor, ato que por si só, não configura constrangimento ou humilhação, mas mero dissabor.

    Abs
    Ivan

    ?

    jurandir Quinta, 17 de novembro de 2005, 8h27min

    O problema todo foi criado por você mesmo. Você não quis pagar somente por pura "pirraça" (desculpe o termo).
    O fato de a pessoa ser lembrada que deve pagar a dívida não configura constrangimento algum. Quem deve, deve pagar.
    E quem não paga, não pode continuar usufruindo dos serviços prestados.
    A discordância com relação a algum procedimento da Academia deve ser feita junto à gerência, porém, não justifica o atraso no pagamento.

    ?

    Nao identificado Quinta, 17 de novembro de 2005, 12h39min

    Amigos,

    me desculpem mas nao posso concordar com vcs. Acredito que uma "cobranca" como esta nao está correta pois faco um paralelo com as escolas e faculdades, que nao podem impedir o aluno de frequentar.

    Entendo que tudo na vida, assim como no Direito, deve ser pautado pela razoabilidade, o que no caso em tela nao ocorreu, uma vez que a cobranca já iniciou no dia do vencimento. O aluno que nao pagou a mensalidade no dia acertado pode ser taxado de inadimplente de imediato? Se nao existe, deveria existir um tempo de tolerancia, e que deveria ser previsto em lei (se nao é).

    Alem disso o pagamento é adiantado, ou seja, o aluno deve depositar sua confianca na academia, porem a confianca da academia no aluno inexiste (o mais correto seria o pagamento no meio termo dos 30 dias, o que "igualaria" a confianca entre ambos, já pararam pra pensar?).

    sds

    ?

    jurandir Sexta, 18 de novembro de 2005, 8h29min

    Ninguém pode exigir do outro o adimplemento da obrigação sem que, antes, cumpra a sua. Essa é uma regra elementar no Direito Civil. E se aplica também ao direito do consumidor.
    Esquecer de pagar é normal. Atrasar o pagamento também. Mas, pelo que foi relatado, a Academia instou o frequentador por várias vezes e, mesmo assim, por pura "pirraça" ele não realizou o pagamento. Até quando a Academia era obrigada a engolir a "pirraça"?

    ?

    André Juliano Quarta, 23 de novembro de 2005, 13h42min

    É, de fato vc teve chance de pagar sem ficar constrangido, uma vez que no 7º dia foi avisado do atraso sem ser barrado na entrada da academia. Novamente no 10º dia ao tentar entrar novamente sem ter pago a mensalidade, acaba por te deixar em uma situação desfavorável, pois estava ciente que em três dias teria tua entreda impedida.

    Gleyson Araujo

    Gleyson Araujo Segunda, 12 de janeiro de 2015, 20h36min

    BOA NOITE PAGUEI 1 MES DE ACADEMIA FUI 19 DIAS POR MOTIVO DO MEU TRABALHO ELES NAO QUEREM REPOR OS DEMAIS DIAS O POSSO FAZERE?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 12 de janeiro de 2015, 20h44min

    Eles não quererem repor os demais dias?? Que dias? Os que vc, por questões suas, particulares, deixou de usar? Vc paga por dia ou por mês? É por mês, neste caso não há o que a academia repor. Lamento.

    Taís Vitória

    Taís Vitória Segunda, 13 de abril de 2015, 20h04min

    De acordo com as leis tal o critério de uso da academia. Pago hoje uso por trintas dias ou tem uma data, tipo me matriculei dia 10 meu vencimento vai ser sempre 10. Ou assim venceu dia 10 não fui, a próxima vê que for e efetuar o pagamento ai vai começar a contar os trinta dias.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 13 de abril de 2015, 20h24min

    Tais, tal informação somente sua academia pode lhe dar.

    A

    APRJ Segunda, 20 de julho de 2015, 11h40min

    A minha pergunta é um pouco difícil, quando deixo de pagar, obviamente, sou notificada e meu acesso é bloqueado. O problema é que fiquei impedida de ir à academia por problemas de saúde. Se eu quiser voltar a frequentar num outro mês, é legal cobrar os meses anteriores em que não fui?

    Yuri Oliveira

    Yuri Oliveira Terça, 28 de julho de 2015, 17h48min

    Estou com a mesma dúvida

    Laís Visnadi

    Laís Visnadi Quarta, 07 de dezembro de 2016, 17h01min

    Ao meu ver, quando você se matricula em algo que é pago mensalmente, você faltando alguns dias, você ainda deve pagar o valor mensal.
    Se, por exemplo, eu falto alguns dias na faculdade, eu pago só pelos dias que eu fui? Não né?

    Sobre o atraso de mensalidade a mesma coisa, se o dia de vencer é 7, você deve pagar nesta data. Normalmente quando você atrasa vários dias mesmo após a pertinência, na hora de pagar é cobrado os dias atrasados (sem contar, por exemplo os 3) junto com a mensalidade.