Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Marcela_1
    07/01/2009 18:39

Saudações! Gostaria de saber quanto tempo demora para um inventário feito em cartório ficar pronto. Desde já agradeço a atenção.
  2. Adv. Antonio Gomes
    07/01/2009 19:11

Em media 90 dias se não houver problemas com documentos e certidões.
  3. Marcio Quirino
    17/01/2009 09:17

Gostaria de saber o seguinte: fiquei viuvo e nao tenho herdeiro e preciso fazer
    inventario para eu vender a minha casa?? fui casado em regime de comunhao de bens.
  4. Adv. Antonio Gomes
    17/01/2009 14:26

Marcio

É obrigado inventariar o bem por determinação legal, sob pena de não poder alienar o imóvel.
  5. Joana Dárc Aparecida de Souza
    20/01/2009 00:39

Olá meu irmão faleceu,deixou bens que adiquiriu em seu primeiro casamento depois de algum tempo ele amigou,fez algumas reformas na casa há não tinha filhos e os pais são falecidos. Gostaria de saber quem tem realmente direito as seus bens. Estou fazendo o inventario,mas estou com medo de gastar dinheiro atoa,comecei em 2007. Quais são os processos finais do inventario? Porque em 2007ela foi notificada e continua na casa,está demorando muito para ressolver.
    Muito Obrigada
  6. Joana Dárc Aparecida de Souza_1
    20/01/2009 12:13

Há amasia tem uma casa em seu nome,já paguei o ITCD falta o que para finalizar o inventario?
  7. Adv. Antonio Gomes
    20/01/2009 14:48

Joana, inicialmente recuso o tremo utilizado, eis que a constituição federal a nominou COMPANHEIRA, lhe conferindo direito iguais a do cônjuge, portanto, defendo a tese e o entendimento doutrinário e jurisprudencial que na ausência de herdeiros necesários a companheira é a única herdeira dos bens deixados pelo falecido companheiro, independente disso, lhe é garantido o direito real de habitação.

Sendo assim, confirmado a sua condição de companheira do falecido será excluído os rimãso do falecido da sucessão. Conclusão não será vitoriosa no processo, pois seja qual for o resultado do proceso ela irá residir no imóvel até a sua morte por força da lei.

Assim entendo, Adv. Antonio Gomes.
  8. Efigenia Francisca Dias
    20/01/2009 18:33

Eu tinha um seguro de vida no meu nome. Meu pai com + de 74 anos foi morar com uma mulher,depois de algum tempo apareceu uma criança,foi registrada no nome dele ,depois disso meu pai meu nome do seguro e colocou o nome da companheira e da criança,minha mãe já era falecida sou filha unica,meu pai esta com 95 anos. O que faço agora
  9. Efigenia Francisca Dias
    20/01/2009 19:02

Eu era casada em comunhão de bens. Na separação meu marido escondeu um terreno e uma casa,quando foi vender o terreno eu tive que assinar. Ainda resta a casa continuo tendo direito nela agora que sou divorciada. Terei que assinar alguma coisa caso ele venha vender a casa
  10. Adv. Antonio Gomes
    20/01/2009 19:32 | editado

Efigenia, deve continuar vivendo a sua vida e sempre agradecendo ao seu genitor por tudo inclusive por el ter permitido você participar deste planeta, e ao seu genitor, lhe assiste o direito de viver o último quadrante de sua vida com muita paz.

Adv. Antonio Gomes.

Quanto ao segundo caso deve constituir um advogado para desconstituir o condomínio formado e reaver a sua meação referente ao imóvel citado.
  11. Tatiana Souza
    04/02/2009 12:28

Boa Tarde a todos!!!! Gostaria de ajuda... somos em 7 irmãos, onde sou a caçula (24 anos). Minha mãe faleceu qdo eu tinha 2 anos e meu pai qdo eu tinha 10 anos. Uma das minhas irmãs, moravam na casa que era dos meus pais e nos fundos, um dos meus irmãos, construiu a casa dele. Minha irmã saiu recentemente da casa e agora resolveram vende-la. Neste caso, todos concordaram em vender a casa, mas é possível fazer o inventário somente da casa da frente sem prejudicar meu irmão que mora nos fundos? Quanto tempo demora, em média, para sair o inventário nesse caso?

Grata.
    Tatiana Souza
  12. Tatinhaa
    04/02/2009 20:45

Dr. Antonio Gomes...

Eu sempre leio suas orientaçoes.... data venia, Sou sua Fã!!!!

Abraços, val.
  13. Adv. Antonio Gomes
    04/02/2009 22:22

Val, tomei conhecimento e agradeço a demonstração de apreço, então digo:

Quando vencemos um desafio ou alguma competição,somos chamados de vitoriosos. Mas quando aprendemos uma lição através de uma derrota, ao invés de sentirmo-nos fracassados ou incapazes, somos, além de vitoriosos, dignos de uma dádiva que vale mais que um grande troféu: Sabedoria.

Abraço cordial.
  14. ana_1
    17/04/2009 21:54 | editado

Gostaria de saber se posso comprar uma casa em inventário e solicitar para que os moradores saiam logo do imovel e quais os procedimentos que se deve tomar para não ser passada para tras neste tipo de transação?
  15. Adv. Antonio Gomes
    17/04/2009 23:50

Primeiro só poderá comprar se houver uma ordem judical (alvará) válido, autorizando a inventariante alienar naquela condições imposta. Quanto a receber o imóvel é uma situação a ser definida na escritura, de praxe se recebe o imóvel no momento da lavratura da escritura com o devido pagamento.
  16. Marcello_1
    11/05/2009 19:09

uma informaçao

minha faleceu tem uns 2 anos e tenho um irmao, e minha e casada no papel com meu pai so que nunca ele procurou a gente ...
    minha mae comprou o apartamento com o nome de solteira dela e na minah identidade e do meu irmao consta o nome de casada dela como podemos regularizar isso pois no ano que ela iria botar o apartamento em usufurto ela faleceu e nao botou .. aguado respostas..
  17. Fabio_1
    20/05/2009 17:00

Dr. Antonio Gomes, boa tarde!!

Olá, faz 9(nove)meses que minha mãe faleceu, logo em seguida já foi dado entrada nas papeladas para o inventário, mas até hoje o mesmo não saiu, gostaria de saber se existe de alguma forma agilizar esse processo, são apenas 2(dois) herdeiros, eu e meu irmão?
    Att
    Fábio
  18. Adv. Antonio Gomes
    20/05/2009 17:54

Bom, só o causídico reasponsavel poderá dizer no caso concreto. Considerando todos de comumm acordo, capazes e maiores, o feito poderá ser realizado pela via administrativa em média 90 dias, iso se não houver problemas com documentos e certidões.
  19. Adriana OJS
    23/10/2010 11:03

Olá. Pelas respostas percebi que o inventário é obrigatório no caso de cônjuges. Porém, se possível, gostaria de algumas confirmações e orientações.
    1) A casa (único imóvel) está no nome da minha vó e o meu avô faleceu, o desejo dela é vender a casa e comprar outra, possui filhos e netos, mesmo assim é necessário inventariar o imóvel?
    2) Como foi inventariado, o de tempo é de 90 dias?
    3) No caso de demora o que é possível fazer para agilizar o processo?
    4) A mais importante: é possível vender o imóvel antes de sair o inventário?
  20. Adv. Antonio Gomes
    23/10/2010 14:55

Olá. Pelas respostas percebi que o inventário é obrigatório no caso de cônjuges. Porém, se possível, gostaria de algumas confirmações e orientações.
    1) A casa (único imóvel) está no nome da minha vó e o meu avô faleceu, o desejo dela é vender a casa e comprar outra, possui filhos e netos, mesmo assim é necessário inventariar o imóvel?

R- O proprietário é aquele que consta no registro de imóveis, então pergundo, o proprietário está presente para assinar a escritura, sim ou não??? Se sim ele pode vender normalmente, se não, é obrigatório abrir inventário para transferir legalmente os bens do falecido para seus hjerdeiros, após isso, os novos proprietários de comum acordo poderão fazer tudo que quiserem com a propridade hedadada.

2) Como foi inventariado, o de tempo é de 90 dias?

R- Pergunta imprópia ou imcompleta.

3) No caso de demora o que é possível fazer para agilizar o processo?

R- Só o advogado constituído nos autos é competente e legitimo para responder e explicar os acontecimento sobre o caso concreto.

4) A mais importante: é possível vender o imóvel antes de sair o inventário?

R- Desde que o magistrado autorize a venda antecipada, sim, fora disso é irregualr qualquer procedimento.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS