Como denunciar uma pessoa que esta recebendo dinheiro que não é dela

Não sei se estou postando isso no forum certo, me desculpe se não estiver Bom... a historia é a seguinte: Conheço uma mulher que sempre recebeu o dinheiro da mãe (acredito ser aponsentadoria, mas n tenho certeza exata do que é esse dinheiro) porque a mãe dela era muito idosa e não tinha condiçoes de ir ao banco receber. Só que a mãe dela faleceu faz 1 ano, e essa pessoa continua recebendo esse dinheiro , essa mesma pessoa me contou isso e até falou pra eu não contar para ninguem, mas não axo isso justo e por isso quero saber como denuncia-la, tenho o nome completo dela e da falecida mãe dela, a unica coisa que não sei é se é aposentadoria ou algum outro beneficio que ela esta roubando neste caso, posso fazer uma denuncia anonima?como proceder? obrigado

Respostas

18

• ISS

ISS

é fácil envie uma carta a agencia do inss mais proxima de sua residencia, não precisa se identificar, é meio estranho essa informação se a mãe faleceu é obrigação do cartório informar o inss sobre o falecimento do beneficiário.

• ISS

ISS

Não fica a critério do INSS uma vez constatada a fraude o INSS é obrigado a levar o caso à Justiça que decidirá ao final.

• lucinha-Natal.

lucinha-Natal.

Me esclareça o seguinte:Tenho uma irmã com alzhemier, ela estava na casa de uma prima(2ª) que a levou para cuidar dela,em dezembro a colocou numa clinica para idoso por nao poder cuidar mais dela, só que ela passou uma procuração para ela receber os vencimentos dela e agora eu quero transferir para mim pois estou na responsabilidade agora eu e meu filho, como faço pra anular essa procuraçao(salario/Aposento)e passar para minha responsabilidade?Onde vou primeiro?

• Lene

Lene

Cara lucia de F.

Sugiro, que voce proponha ação judicial de Interdição, requerendo a Curatela de sua irmã visto o mal que ela sofre tratar-se de doença degenerativa. Na inicial da ação, seu advogado pode solicitar a tutela antecipada para obtenção de curatela provisória, que irá conferirir-lhe os direitos e deveres relacionados a todos os atos necessários em prol de sua irmã, sendo certo que de posse deste termo provisório indicando voce como responsável voce irá receber os proventos ou vencimentos dela.
    Obs: Mesmo com o término do processo seja sempre prudente, guarde todos os comprovantes de recebimento e despesas, para eventual prestação de contas que pode ser solicitada a qualquer tempo pelo juiz.

• lucinha-Natal.

lucinha-Natal.

OI Lene,

Eu não tenho nenhum comprovante de nada, ela se aposssou de tudo, na verdade nem sei quanto ela paga na clinica para idoso, ela foi tirada de nos sob amaças de nos denunciar na delagacia do idoso, queria ate que meu filho fosse depor contra mim pois na familia dela tinha advogado, juiz e ela poderia nos prejudicar, como minha irma ja estava com alzhimer, ela fez uma procuração que eu tb nunca vi e exigiu os cartoes dela , tanto do INSS, como da Secretaria de Educaçao onde ela é aposentada, tb não sei quanto é os vencimentos dela, tudo esta nas maos desta prima que é afilhada de minha irma e eu queria retomar, pois ela colocou minha irma lá por que soube que ela não ia receber um dinheiro que meu pai deixou pra a filha mais nova. o que eu faço?

• Lene

Lene

Prmeiro procure saber na clinica sobre o estado de saúde de sua irmã, converse com a equipe médica, e veja na administração o valor da mensalidade que é paga e quem é o seu responsável. Verifique principalmente se ela realmente recebe o tratamento adequado e necessário a sua doença.
    - Eles não podem negar essa informações principalmente por voce ser irmã da paciente e se preocupar com ela.

Nos casos de interdição a preferencia é do parente mais próximo ou na sua falta de quem se prestar a exercer o cargo de responsabilidade como curador.

Procure saber no forum se sua prima já não entrou com ação de interdição e curatela. Caso o processo já se encerrou havendo motivos sérios pode-se propor ação de modificação de curador "à interditanda".

Caso não exista processo algum e mediante o quadro da doença de sua irmã, vc pode entrar com ação de interdição e curatela, para isso precisará de um advogado, pra te orientar com relação aos documentos, e propor a ação no forum de sua localidade.

Obs: De tudo isso caso queira entrar com processo, sugiro que vc antes converse pessoalmente com um advogado de sua confiança, pois esse tipo de ação é seríssima e envolve muita coisa que não dá pra discutir neste forum.