Olá!!! Registrei minha filha com o nome de Lara. Porém, moro em uma cidade pequena, onde já tem uma menina com o nome de Sarah e uma com o nome de Laura, ambas praticamente com a mesma idade. As pessoas estão fazendo grande confusão na hora de chamá-las confundindo o nome, devido a sonoridade, o que me deixa bastante constrangida, pois dizem que é td igual que eu deveria ter dado outro nome para minha filha. Por isso, gostaria de saber se posso alterar o nome da minha filha Lara de oito meses, colocando um nome composto como: Anna Lara ou Lara Manuela, ou qualquer outro, para evitar confusões. Por favor me respondam. Obrigado.

Respostas

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Segunda, 10 de maio de 2010, 16h53min

    Katia
    Impossível não é, afinal até meus 15 anos de idade meu nome era Heidi e agora é Ingrid (mas só consegui por um motivo muito especial). A regra geral é da imutabilidade do prenome, salvo nas hipóteses de ser um nome que expôe a pessoa ao ridículo, ou que induz a ambiguidade de sexo, ou por homonímia. Mas como falei, sua pretensão de alterar o prenome não é tão impossível, portanto, contrate um bom advogado e ajuize uma ação de alteração de prenome e conte com a boa vontade do juiz.
    É um processo barato (conforme tabela da OAB) e extremamente rápido (4 meses).

    ?

    Kátia-Cacau Sexta, 14 de maio de 2010, 10h33min

    Olá!!!
    Registrei minha filha com o nome de Lara. Porém, moro em uma cidade pequena, onde já tem uma menina com o nome de Sarah e uma com o nome de Laura, ambas praticamente com a mesma idade. As pessoas estão fazendo grande confusão na hora de chamá-las confundindo o nome, devido a sonoridade, o que me deixa bastante constrangida, pois dizem que é td igual que eu deveria ter dado outro nome para minha filha.Além disso, estão chamando minha filha de nene, bebe, pequena... mas não chaman pelo nome e se o fazem, raras vezes, ainda dizem Larrra. Por isso, gostaria de saber se posso alterar o nome da minha filha Lara de oito meses, colocando um nome composto como: Anna Lara ou Lara Manuela, ou qualquer outro, para evitar confusões, problemas com a sonoridade.
    Por favor me respondam.
    Obrigado.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 14 de maio de 2010, 10h43min

    Katia, bom dia.

    Você pode incluir um prenome composto ao prenome que sua filha já possui. O que a lei impede é você mudar ou excluir o prenome (Lara), pois ele não contém os pressupostos exigidos para alteração (exposição ao ridículo, homonímia completa, ambiguidade de sexo).

    Portanto, é possível a inclusão do prenome composto Manuela (após o prenome Lara), ficando Lara Manuela, como alternativamente você sugeriu em sua pergunta, pois desta forma manteve-se o prenome inicial Lara, condição implícita na lei de registros públicos.

    Atenciosamente
    Hebert Curvelo Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    ?

    Kátia-Cacau Sexta, 14 de maio de 2010, 10h49min

    Bom Dia Herbert!

    Obrigada pela sua resposta. Gostaria de saber se é demorado o processo para incluir um prenome composto, se preciso de advogado e se é muito caro. Quais as chances que possuo para isso???

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 14 de maio de 2010, 10h52min

    Katia

    Limitando-se a somente incluir (e não excluir) um prenome composto da forma que escrevi (incluir após o prenome principal Lara) não haverá motivo jurídico para recusa do juiz. Será necessário advogado, é um processo muito simples, portanto, de baixo custo e extremamente rápido, na minha cidade em 4 meses já tem decisão.

    ?

    Kátia-Cacau Sexta, 14 de maio de 2010, 11h06min

    Hebert!!

    Vc é advogado? Tem certeza de que não haverá recusa Judicial? Resido no RS uma cidadezinha bem pequena... vc não tem noção do quanto isso me fará feliz, caso eu consiga.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sexta, 14 de maio de 2010, 11h10min

    Talvez, por ser uma cidade pequena seja até mais fácil e mas rápido, pois deve ser um juiz para todos os assuntos (competência geral), não exigindo vara especializada.

    ?

    Kátia-Cacau Sexta, 14 de maio de 2010, 16h52min

    Olá!!
    Qual o artigo da Lei que permite a inclusão de um nome ao prenome, no caso de Lara para Lara Manuela em uma criança??
    Andei pesquisando, e ao contrário do que me responderam aí em cima não há a menor possibilidade de fazer isso.
    Por favor, me respondam preciso de dados concretos para contratar um advogado e iniciar um processo. Não vou iniciar nada sem ter certeza.
    Me respondam..... Por favor.

    ?

    Kátia-Cacau Sexta, 14 de maio de 2010, 16h53min

    Olá!!
    Qual o artigo da Lei que permite a inclusão de um nome ao prenome, no caso de Lara para Lara Manuela em uma criança??
    Andei pesquisando, e ao contrário do que me responderam aí em cima não há a menor possibilidade de fazer isso.
    Por favor, me respondam preciso de dados concretos para contratar um advogado e iniciar um processo. Não vou iniciar nada sem ter certeza.
    Me respondam..... Por favor.

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Sexta, 14 de maio de 2010, 17h01min

    Katia
    A lei federal 6.015/73 deve ser interpretada juntamente com as Normas da Corregedoria dos Tribunais. Você não encontrará um artigo legal dizendo que PODE INCLUIR um nome ou sobrenome, mas, o que importa, é que você também não encontrará um artigo legal dizendo que NÃO PODE INCLUIR, e isto é o que importa. Por isto, o juiz utiliza seu poder discricionário para julgar, observando-se o princípio da imutabilidade do nome, ou seja, evita-se MUDAR ou EXCLUIR (salvo hipóteses acima comentadas).

    J

    JuliaRM Sábado, 30 de junho de 2012, 20h36min

    Boa noite! Gostaria de saber se posso pedir a supressão do meu sobrenome composto Regina, de Julia Regina Martins para trocá-lo pelo nome de família Lima de minha mãe, que não possuo.
    Meu objetivo principal é retirar o sobrenome, que não me agrada e foi colocado em homenagem a alguém que não gosto.

    Obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 05 de julho de 2012, 19h54min

    JULIA

    Incluir o sobrenome LIMA é possível, excluir o prenome composto REGINA não é possível, pois não basta manifestação de vontade, tem de haver motivação jurídica.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Alexandre A Barros

    Alexandre A Barros Quarta, 26 de novembro de 2014, 19h46min

    Sem sombra de dúvida é possivel.