VAZAMENTO NO TELHADO, O PREJUÍZO DO APARTAMENTO QUEM PAGA?

Bom dia, moro no Condomínio à + de 10 anos, no último andar e está com vazamento que não para, principalmente quando chove. Já fiz reforma e ainda contínua, agora piorou que até o gesso do teto esta caindo e as paredes morfadas e fofas, comprei um armário só que não posso colocar senão vão cair. Minha filha esta com alergia a umidade deste apartamento. Já falei com o síndico e ele falou que iria levar à Assembléia, só que voltaram para PRIORIDADE uma porta no terreo que dar acesso a garagem e alguns condominos falaram que não iria pagar taxa extra. Onde eu pergunto o que fazer? A reforma do teto e das paredes quem vai fazer? Por favor me digam.

Respostas

26

• Marisa

Marisa

Oi Renata

Se o problema é no telhado a responsabilidade é do condomínio, inclusive para seu prejuizo. E o síndico não precisa de autorização da assembleia para esse tipo de obra necessária e urgente; ele apenas colhe os orçamentos e avisa à Assembleia. Eu se fosse você iria para a justiça, só não tenho certeza se pode ser nos pequenas causas, já, já algum advogado te responde isso.

Boa sorte

• Renata-Se

Renata-Se

Obrigada Marisa, falei com um amigo meu que é Engenheiro Civil e faz laudos de vistória para dar um laudo pra reforçar na justiça.

• maspp- Rio de Janeiro

maspp- Rio de Janeiro

Renata,

Há uma outra maneira de você resolver, pegue 3 orçamentos e faça a reforma de seu apto, pois com o orçamento em mãos vá para justiça e receba o que lhe é de Direito. Mas antes tire fotos de tudo e guarde. E com este laudo do Engenheiro é melhor ainda.
    Cabe o síndico convocar o conselho e com eles decidirem o que fazer, não precisa de uma Assembléia para isso.Você tem que ver a saúde de sua filha, pois ela é prioridade, e na justiça você alega tudo.Danos Morais cabe nisso tudo.

A colega Marisa falou correto, não precisa de Assembléia.

• Renata-Se

Renata-Se

Obrigada amspp,

Tem um porém estamos entrando a época de inverno, eu pensei em fazer o conserto do telhado e paredes e disse ao síndico que abateria do condomínio, mas ele não aceitou , só que vai continuar danificando pq vai continuar com vazamentos e infiltrações pq em que consertar primeiro em cima do telhado e caixa d'água, por isso que chamei o engenheiro. Mas valeu mesmo pela dica.

• Alice PE

Alice PE

Caro AMSPP!

Um dos meus casos é esse: VAZAMENTO NO TELHADO que já deteriorou a parte interna do meu AP, gostaria de sabe com que base posso pedir DANOS MORAIS, pois estive no juizado e não fui orientada sobre os danosmorais e sim apenas os materiais, com valor da causa igual ao valor médio dos orçamentos.

Desde já agradeço,

Alice.

• maspp- Rio de Janeiro

maspp- Rio de Janeiro

Alice PE

Os Danos Morais é a saúde da filha dela, pela infiltração e alergia que muitas crianças sofrem.

Mas cabe o síndico de seu prédio, fazer uma vistoria e ver a situação de seu apto, e depois tomar as medidas para solucionar todos os problemas.

Realmente quem mora em cobertura e 1º andar são os aptos que mais sofrem em condomínio.

No seu caso os danos foram materiais , afetou apenas o apto.

Posso estar falando asneira, mas converse com um advogado e vê o que ele fala a respeito, não sou advogada.
    Se há algum advogado no forum , que dê sua opinião.

grata

• marquesusa

marquesusa

chame um engenheiro e pege um laudo,,
    tire fotos, filmagem...
    mande uma carta registrada para o condominio pedindo que eles tomem providencia
    faca tres orcamentos,,, conserte seu telhado,,,
    pegue um relatorio medico
    junte tudo ,,, arrume um advogado e entre com uma acao contra o condominio,,
    por prejuizo e danos morais...

• marcelo comando

marcelo comando

Sou síndico de um condomínio, entendo nesse caso que o telhado é obrigação do condomínio resolver, não precisando fazer reuniões, sendo uma emergência. Mas entendo que dentro do apartamento os reparos tem que ser feitos pelo morador. Quando há infiltração da água da chuva pelo telhado.

• maspp- Rio de Janeiro

maspp- Rio de Janeiro

Alice PE e
    marcelo comando

Primeiramente, não há necessidade de fazer Laudo com Engenheiro, pois é apenas chamar o Síndico e tirar fotos do local.

Alice, dê uma olhada no Regulamento Interno de obra e vê o que realmente esta falando sobre obra. Pois o que manda realmente é o regulamento.

Caso ele não queira consertar , você pode sim mandar efetuar o conserto e dá entrada na justiça para receber do condomínio. Agora acho uma burrice o síndico não mandar efetuar o conserto, pois este tipo de obra pertence ao Condomínio, e a restauração de seu apto também. Pois não foi você a causadora de tal prejuizo.

Marcelo, como Síndico você esta totalmente errado em falar que a moradora tem que reparar o conserto de sua unidade. Agora se seu Regulamento Interno de Obra, não assume este tipo de restauração, aí sim você esta correto. Mas a maioria dos Condomínios este tipo de restauração fica por conta do Condomínio. Pois são partes comuns do condomónio.
    Realmente não precisa de reunião para este tipo de obra, mas o cuidado de não restaurar a unidade afetada pode o proprietário entrar com uma ação contra o condomínio, e ganhando por por danos Morais e até Materiais. Pois o principal responsável nesta bagunça toda é o Condomínio.

Assim é muito fácil, o condomínio entra em sua unidade faz a troca da tubulação e deixa a restauração para o condômino, parece brincadeira,.....hahaha
    Eu quando faço obras em unidade de condômino, eu deixo até melhor do que estava, é para isso que o síndico foi eleito. Fazer o melhor para todos os Condôminos e não deixar pipocando as coisas, assim é fácil administrar.

Desculpe se fui um pouco grossa, mas acho que você esta agindo errado nesta sua redação acima.

Boa sorte

• Marisa

Marisa

Oi

Só uma esclarecimento a respeito da excelente explicação da amspp: diga o que disser a convenção, ela não pode permitir o que a lei proibe ou proibir o que a lei permite. Se o condomínio for responsável pelos danos causados ao condômino o condomínio paga, simples assim. Tudo o que a gente faz em prejuizo de outrem a gente paga: quebrou a vidraça do vizinho, paga; deixou o cachorro de estimação morder a perna de alguem, paga; entupiu a calha e danificou os apartamentos, paga-se. Alias é tão comum problemas no telhado que o melhor mesmo é incluir essa cobertura no seguro do prédio. Eu tenho essa cobertura e o seguro já pagou alguns problemas de boa.

Abraços