Respostas

157

• Maria Anete

Felipe.

Entendo que, primeiro, o pai deverá comprovar a paternidade, para, depois, tentar a modificação de guarda que só terá chances de ser deferida caso exista comprovação de que a mãe não pode permanecer com a guarda do filho.

Maria Anete

• JAQUELINE SALDANHA

Tive um relacionamento onde foi gerada uma crianca, o pai dela e eu, nao estamos mais juntos....ela tem 2 anos....e a todo momento ele fica me chantagiando q ira entrar ja justica para pedir a guarda da minha filha. Sou idependente, tenho residencia propria...e trabalho no mesmo emprego a mais de 10 anos....jah o pai mora com os o pais, esta trabalhando a pouco mais de 10 meses....Minha pergunta eh a seguinte:

- Existe possibilidades dele ganhar a causa?
    - tenho a obrigacao de deixar minha filha dormir na casa dele todos os finais de semana, mesmo contra a minha vontade?
    - Quais os direitos legais que ele tera em relacao a visita, ja que qdo deixo ela ir para la, ele nunca tras ela no horario...e sempre qdo volta....esta com algum machucado por falta de cuidados.

Aguardo anciosa a resposta de voces

Att

Jaqueline

• Juliana Barros_1

Jaqueline, é muito difícil buscar uma resposta exata. Analisando seu histórico suas chances são infinitamente maiores que a dele (que são remotas). Muito embora hoje pai e mãe tenham os mesmos direitos sobre os filhos, ainda parto do princípio de que a criança na maioria das vezes (salvo raras excecões) fica melhor com a mãe, e o Judiciário também tem entendido assim.
    Qto as visitas, elas são regulamentadas judicialmente?

Aguardo sua resposta.

Att. Dra. Juliana Barros.

• JAQUELINE SALDANHA

Ainda não há visitas regulamentadas judicialmente. E ai q esta o problema, gostaria de saber como devo proceder para q minha filha tenha visitas monitoradas ou q pelo menos ele a entregue em casa no horario combinado....Sou obrigada a deixar com q ela durma na casa dele?...não confio na família...como disse anteriormente, eles nao cuidam direito!....

• Juliana Barros_1

Jaqueline, vc deverá procurar um advogado para ingressar com ação de regulamentação de visitas. Em virtude da idade vc pode requerer a visita supervisionada e que sejam estabelecidos horários. Vc não é obrigada a deixar sua filha dormir lá, ela só poderá ficar sozinha lá e dormir quando tiver idade suficiente para entender tudo o que acontece em seu redor.

• Gabriella Oliveira_1

Gostaria de saber se a mãe tendo a guarda do filho ela tem direito de tirá-lo fora do estado sem o consentimento do pai ????

• Debora Martins

Tenho um relacionamento de 5 anos.Moramos juntos(casa própria) mas não nos casamos.Temos uma filha de 3 anos.A questão é: Em discussões ele sempre me ameaça em levar a minha filha embora.É muito ciumento,porém eu não dou motivos para isso.Diz sempre que se um dia eu quiser me separar,que levará minha filha.Minha preocupação é de um dia isso acontecer.Ele pode mesmo fazer isso?O fato é que eu parei de trabalhar para cuidar dela até que complete a idade certa de começar a estudar e eu retomar a minha vida profissional.Dependo dele!
    Outra pergunta:Certo dia ele quis ir à praia e eu recusei o convite.Disse que mesmo assim ia pegar a nossa filha e levá-la contra a minha vontade.(isso sempre acontece).São coisas que não dá pra conversar,ele sempre quer se sentir mais dono so que eu. Eu posso impedir essas situações de alguma forma?

• Juliana Barros_1

Débora, o seu caso é complicado porque vc mora com ele e não existe entre vcs uma regulamentação de guarda que te ampare legalmente.

1ª Pergunta: Diz sempre que se um dia eu quiser me separar,que levará minha filha.Minha preocupação é de um dia isso acontecer.Ele pode mesmo fazer isso?

Resp: Ele pode até levar sua filha, mas contra a lei. Se isso ocorrer vc pode registrar boletim de ocorrência. Muito embora a Lei tenha igualado o homem e a mulher, somente a Justiça pode determinar quem ficará com a guarda da cç em caso de separação.

Outra pergunta:Certo dia ele quis ir à praia e eu recusei o convite.Disse que mesmo assim ia pegar a nossa filha e levá-la contra a minha vontade.(isso sempre acontece)

Resp: Ele como pai tem direito de viajar com a cç, mas tudo de comum acordo com vc.

O mais importante é que exista um diálogo entre vcs e que ele entenda que usar a filha para te ameaçar vai prejudicá-la futuramente.

• fernanda_1

tive um relacionamento onde foi gerado uma criança, o pai registrou da pensão e paga plano de saude em termos pois sei que quem paga tudo é a mãe dele + ele falou que fez a obrigação dele o que eu queria mesmo saber é a respeito de com quantos anos meu bebê passa ir para residencia dele e se eu posso impedir pois ele não tem vindo ver o menino e não tem amor nenhum por ele qual melhor atitude q devo tomar nesse caso.