Audiencia de Divorcio Litigioso, como ocorre?

Tenho uma audiência de divórcio agendada para o próximo mês onde eu particularmente sou contra ao pedido. Gostaria que alguem me informasse como funciona a audiência, estou pensando em ir sem um advogado.

O juiz conversa primeiramente com cada uma das partes separado e depois chama o casal ou é direto tratado com ambos na sala de audiência?

Caso eu decida ir sem advogado eu perco algum direito? Consigo fazer minha defesa eu mesmo?

Não temos filhos nem bens a partilhar porém não sou favorável ao divórcio visto que o casamento não durou nem 1 ano e tenho certeza que não há motivos para tal decisão extrema. Será que terei tempo para falar ao juiz todos os meus motivos de ser contrário ao divórcio??

Respostas

35

• Bacharel em Direito

Ninguém é obrigado a ficar casado. Não há como impedir o divórcio nesse seu caso.
    E você não pode se defender sozinha, pois precisa sempre de um advogado, nem que seja da defensoria pública. O juiz vai nomear advogado, se você não puder pagar.
    E o juiz vai tentar manter o casamento, perguntando a ambos se estão seguros da decisão de se divorciar. Mas, como já disse, se o seu marido quiser realmente o divórcio, não há como negar-se a ele.

• Fe_em_duvida

Bacharel, agradeço o retorno mas como é no dia da audiência?

O juiz ouve cada parte separado inicialmente e depois de ouvir os motivos e razões de cada um convoca o casal e dá o veredicto?? Ou já inicia com ambos na sala junto com os advogados expondo os motivos?

O advogado da outra parte que me disse que eu não precisava levar um advogado, disse que eu ia gastar dinheiro a toa....por isso perguntei se poderia ir sem um advogado.

Quanto tempo leva uma audiência dessa? O advogado do meu conjugue disse que leva 5 minutos e por isso não valia a pena eu levar um advogado...é verdade?

• FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso

amigo, o juiz vai ouvir ambas as partes juntos. vc terá o direito de falar e a sua ex-exposa tbm. voce precisa de um advogado sim, como disse o colega acima, se não puder pagar poderá solicitar assistencia na defensoria publica. mas entenda, mesmo que vc tenha todo amor pela sua ex-esposa, nada que vc falar ao juiz poderá mudar a vontade dela em concluir o divorcio. antigamente os juizes tentavam uma mediação para o casal tentar a reconciliação. hoje em dia isso não existe mais.

• Bacharel em Direito

Voce só não precisa de advogado se fizer um acordo, realizando o divorcio consensual (de comum acordo).
    Aí um advogado só dará para os dois.
    Se não tiver como reatar o casamento, pode ser mais barato aceitar o divórcio e usar só o advogado da outra parte.

• Fe_em_duvida

Po então o advogado dela me enganou....disse que eu não precisava de um advogado! Quanto tempo leva uma audiência dessas?? É realmente muito rapido ou tem alguma discussão?

• FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso

Fe_em_duvida
    a audiencia depende muito do juiz, não é questão de ser rapido ou não, pois vc terá o direito de se pronunciar, lembrando que o juiz não irá tentar nada para manter o seu casamento, pois a sua mulher quer o divorcio....e vou dar uma orientação, seja equilibrado, não chore na frente do juiz,,,,isso só irá mostrar o seu desequilibrio....

• Fe_em_duvida

Entendi....vou fazer o maximo para manter a calma na audiência, porém vou ser honesto e deixar claro que não vejo motivos para o pedido de divórcio e não tenho interesse que o mesmo ocorra.

Chegou hoje em casa um MANDADO DE CITAÇÃO a oficial de justiça deixou na caixa de correio...eu achei que tivesse que assinar alguma coisa...hehehe

Mas nele ta dizendo assim: " .. designo audiencia de tentativa de conciliação, para o dia xx .."

Esse "tentativa de conciliação" é uma audiência para tentar evitar o divórcio?? ou é a mesma?

• Vicente Ferreira - Advogado

Fe_

o Juiz seeeeeempre vai tentar evitar qualquer dissolução de casamento, não eh pq ele eh solidário, mas sim pq nosso sistema jurídico defende a estrutura familiar do qual todo casal faz parte...

então, trocando em miúdos, o juiz sempre vai falar coisas do tipo "vcs estão realmente certos de q querem o divorcio?" "não há reconciliação?" etc etc..

é muito importante q vc vá c um advogado, isso pq vc pode ser lesado em algum acordo feito... vc nao tem conhecimento técnico, então o advogado da sua esposa pode requerer algo q vc nao tem capacidade de rebater, e no fim das contas, o juiz pode estipular algo não razoavel para vc.. por isso a importancia de um adv

• Bacharel em Direito

A resposta anterior (vicente ferreira) está correta.
    é sempre melhor ter um advogado próprio, pois na hora pode ser necessário discutir alguma clausula do acordo, e aí você fica perdido.
    Mas, na dúvida, peça ajuda ao próprio juiz.
    Se a outra parte quiser mesmo levar adiante o divorcio, não terá jeito. O juiz vai decretar o divorcio.