GOSTARIA DE OBTER O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES A RESPEITO DO TEMA PROPOSTO ACIMA, UMA VEZ QUE ESTOU PESQUISANDO PARA FINS DE MONOGRAFIA E O MEU TEMA VERSA SOBRE A ARBITRAGEM NO SISTEMA JURÍDICO NACIONAL, EM TODAS AS ÁREAS DO DIREITO, BEM COMO SEUS ANTECEDENTES HISTÓRICOS E A QUESTÃO DA APLICABILIDADE EM NOSSO SISTEMA NUMA ERA GLOBALIZADA. INCLUSIVE INFORMACÕES SOBRE O "TASP", FONE PARA CONTATOS E CURSOS DISPONÍVEIS.

Respostas

    ?

    Leandro Moll Quinta, 08 de abril de 1999, 23h52min

    Caro Cláudio,
    Sou monitor de Direito Internacional Privado na Faculdade de Direito da UERJ. Coincidentemente estive pesquisando o tema da arbitragem internacional não muito aprofundadamente.
    Talvez, então, acho que iria ajudá-lo em sua monografia se você tenha em consideração o AGRAVO REG. EM SENTENÇA ESTRANGEIRA N. 5206-7 REINO DA ESPANHA, de 10/10/96 do STF, ainda não decidido , pois ´que até agora, ao que me parece, só votou o relator Sepúlveda Pertence, o qual decidiu, incidenter tantum, pela inconstitucionalidade do art. 7 da L.9307/96.
    Isto tem gerado uma insegurança jurídica muito grande, pois as partes temem a inclusão de uma cláusula compromissória no contrato que venha a ter efeitos nulos.
    Em seu voto, o ministro faz uma longa e elucidente explanação sobre o assunto, embora sua opinião pela inconstitucionalidade seja muito controversa pelos juristas e pela melhor doutrina.

    Atenciosamente,
    Leandro Moll

    ?

    Déborah Sexta, 05 de maio de 2000, 6h29min

    Sou estudante de Direito, estou no primeiro ano e tenho que fazer uma dissertação sobre arbitragem, mas estou com algumas dúvidas:
    - A decisão do arbitro proferida em base da lei 9.307/96 pode ser discutida no poder judiciário???
    -Esta lei não está afastando o controle jurisdicional garantido no art.5, xxxv, CF ???
    - Exemplo: Após a decisão uma das partes não se contentou.
    Pode ser discutida no judiciário???

    S

    Sidnei de Braga Junior Domingo, 26 de outubro de 2014, 9h47min

    Portal da Conciliação, Mediação e Arbitragem
    http://www.adambrasil.com/arquivos/4687/