Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Anderson s.
    10/11/2011 15:51

    Entendo que o assunto será dúvida de muita gente.
    Me disseram que todas as ligações no país são gravadas nas cias telefonicas, porém, só podem ser acessadas com ordem judicial.
    Isso é verdade?
    Eu acho que não, que a ordem judicial só autoriza gravação do momento que ela é autorizada para a frente....não tem como ter acesso a algo passado...alías, acho que não é gravado tudo assim de forma automática...
  2. trabalhadara
    11/11/2011 23:08

    boa pergunta! já ouvi reclamação de pessoas q teve esposta o registro de ligações pela operadora de telefonia indevidamete mas se é gravado o teor da conversa, tambem quero saber.
  3. Adv. Aquino
    14/11/2011 22:42

    Prezado Anderson, sua dúvida diz respeito a direito do consumidor?

    Caso contrário, não tenho conhecimento para responder essa pergunta e dificilmente acredito que alguém aqui também o tenha, pois versa sobre dados técnicos e ainda que seja verdade, quem souber negará até a morte. Minha humilde opinião é que não, as conversas telefônicas simples de pessoas comuns para outras não são gravadas, é impossível armazenar todos os dados em áudio durante todo o tempo, é inviável tecnicamente, além de ser proibido judicialmente, pois viola o direito à privacidade, constitucionalmente garantido.

    Caso sua pergunta verse sobre direito do consumidor, existe uma lei pertinente ao tema, a "Lei do Sac", que dispõe que nas relações de consumo, o consumidor poderá exigir através do SAC cópia das ligações realizadas que, obrigatoriamente, devem ser gravadas.

    Espero ter ajudado.
  4. Anderson s.
    21/11/2011 10:04

    Quanto ao direito a privacidade tudo bem, porém, mesmo que todas as conversas fossem gravadas ainda assim não estaria se violando este direito posto que não foram ouvidas ou divulgadas. Isto só ocorreria com a devida ordem judicial. Não é quanto ao SAC não.
    É que me disseram q tudo é gravado, porém, só acessado com ordem judicial.
    Eu ainda acredito que a ordem judicial só da acesso a gravações futuras, ou seja, só é gravado do momento da ordem para a frente...sem retroagir...
  5. Adv. Antonio Gomes
    22/11/2011 00:55

    Nada é gravado pelas operadoras de telefonia, exceto por ordem judicial ou no momento em que é realizado o atendimento ao consumidor, porém nesse último caso é comunicado de plano que o dialogo irá ser gravado assistindo o direito a requer o inteiro teor se desejar.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes
    oabrj@oi.com.br
  6. Liane selva
    29/04/2013 20:26

    Olá, estou com um certo problema. Apareceram em minha conta de telefonia móvel, ligações para números de longa distância e que desconheço. Ninguém fez estas ligações e por fim, a conta veio absurdamente cara. Já liguei para a operadora e eles apenas me "enrolam". Gostaria de saber se tem como eles ouvirem as conversas para sabermos talvez se meu telefone não foi clonado ou algo assim e caso isso não possa ser feito, como devo prosseguir o mesmo, já que de todas as vezes que eu liguei para a operadora apenas pediram calma que em "x" dias iriam resolver e até agora, nada. Preciso muito saber os meus direitos como consumidora. Desde já, agradeço!
  7. Fátima Perestrelo
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    30/04/2013 02:44

    Registre reclamação junto a ANATEL, de posse dos números de protocolo fornecidos pela operadora, nas ligações em que solicitou esclarecimentos.
  8. ..ISS
    30/04/2013 07:56

    Usuário suspenso

    eu tive esse problema reclamei e a operadora enviou outra fatura sem as ligações desconhecidas
  9. jlrh
    30/04/2013 08:40

    Duvido muito, todas as operadoras de telefonia estão "capengas" na sua parte operacional...só não estão nas cobranças!
  10. ..ISS
    30/04/2013 08:44

    Usuário suspenso

    meu amigo é simples! e a operadora tem como contestar aquilo que vc afirma, ex: ligações feita para Tailandia , basta a operadora verificar que do seu tel nunca foi feita ligações para tal pais e que foram excessivas podem comprovar que realmente as ligações não partiram do detento da linha. eu tive em minha conta ligações feitas num mesmo dia para Japão Cingapura e não foi cobrado foram enviados outro boleto.
  11. Jaime rs
    30/04/2013 09:05

    No que concerne à questão que inaugurou este tópico, digo que não são os diálogos que são gravados e sim o rastreamento das ligações realizadas de um telefone a outro.
  12. Liane selva
    02/05/2013 03:16

    Vou tentar explicar o problema melhor para vocês. Estas ligações que apareceram eu desconheço e não tem como alguém ter usado meu celular sem minha supervisão pois moro sozinha e todas as ligações foram feitas na madrugada. Uma das ligações tem duração de 5hrs e o valor é de 107 reais. A outra, tem duração de 2hrs e o valor é de 503 reais. Algo está completamente errado ai, não? Ambas as chamadas são para o mesmo número. Liguei para a operadora e constataram que havia 1 sms enviada para este número também. Já tentei explicar que moro sozinha e não há hipotese de outrem ter usado meu aparelho, que desconheço esse número e etc. A operadora disse que trabalharia em cima deste problema e que em 5 dias, retornaria a ligação, sendo assim eu tendo um protocolo e tudo mais. Em 6 dias a operadora não tinha ligado ainda, liguei e dei o protocolo eles simplesmente me responderam que não havia este protocolo no sistema. Fui até a loja da operadora na minha cidade, fiquei 4 horas esperando o "sistema" voltar pois estava com problema, para eles me falarem que estas ligações foram feitas e não podem fazer nada. Eu não sei até quando vou ser enrolada, minha conta veio 890,00 reais sendo que o normal era 135/140,00 reais. Eu não sei mais o que fazer, quero saber os meus direitos!! Não irei pagar um valor absurdo por algo que eu desconheço, algo no qual eu não tenho feito. Por isso, pensei na hipótese da operada ouvir as conversas para assim saber se meu celular foi clonado ou pelo menos saber quem as fez.. Isso teria como?
  13. Jaime rs
    02/05/2013 08:43

    Certamente o seu telefone foi clonado. Se eles não derem um jeito vá ao procom ou ao juizado especial.
  14. Liane selva
    13/05/2013 04:37

    Ta e caso meu celular realmente ter sido clonado, tem como ouvir as conversas?
  15. ElisRF
    15/05/2013 01:08

    Gente desculpem mas não tem cm gravar todas as chamadas é inviável teria q ter memoria infinita e outra não são gravadas a não ser aquelas chamadas q estão grampeadas já por ordem judicial estas sim da para ouvir e chamadas se fossem gravadas de pessoas normal imaginem so a qtuade de crimes q seriam resolvidos pois muita gente fala de td no celular ... Agora um ligação aparecer do nada na conta me desculpe isto não existe é muito difícil aparecer do nada se não foi o dono alguém usou ou ligou sozinho já tive esta experiência .. cm autorização ou não e sendo celular é mais difícil ainda no fixo ainda pode acontecer pois a central fika numa caixa e técnicos conseguem usar nossas linhas pois uma vez pegamos um técnico usando nossa linha do poste de frente de casa não sei como.... Mas com uma conversa cm a operadora ou intermediada pela Anatel/Procon muitas das vezes mas nem sempre eles abre a mao de cobrar para manter cm eles dissem o Bom Relacionamento cm o cliente ... mas de 100% de reclamações acho q 0,01% das reclamações são dadas cm procedentes a maioria é improcedente
  16. zé das couves
    15/05/2013 04:02

    Usuário suspenso

    Todas as suas ligações podem ser gravadas ,agora se são, dificilmente vai saber,procure o jec que é de graça e de entrada no pedido de cancelamanto da cobrança se a propria empresa não resolver isto antes.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS