É VERDADE Q TODAS AS LIGAÇÕES QUE FIZEMOS SÃO GRAVADAS???

Entendo que o assunto será dúvida de muita gente. Me disseram que todas as ligações no país são gravadas nas cias telefonicas, porém, só podem ser acessadas com ordem judicial. Isso é verdade? Eu acho que não, que a ordem judicial só autoriza gravação do momento que ela é autorizada para a frente....não tem como ter acesso a algo passado...alías, acho que não é gravado tudo assim de forma automática...

Respostas

15

  • trabalhadara

    boa pergunta! já ouvi reclamação de pessoas q teve esposta o registro de ligações pela operadora de telefonia indevidamete mas se é gravado o teor da conversa, tambem quero saber.

  • Adv. Aquino

    Prezado Anderson, sua dúvida diz respeito a direito do consumidor?

    Caso contrário, não tenho conhecimento para responder essa pergunta e dificilmente acredito que alguém aqui também o tenha, pois versa sobre dados técnicos e ainda que seja verdade, quem souber negará até a morte. Minha humilde opinião é que não, as conversas telefônicas simples de pessoas comuns para outras não são gravadas, é impossível armazenar todos os dados em áudio durante todo o tempo, é inviável tecnicamente, além de ser proibido judicialmente, pois viola o direito à privacidade, constitucionalmente garantido.

    Caso sua pergunta verse sobre direito do consumidor, existe uma lei pertinente ao tema, a "Lei do Sac", que dispõe que nas relações de consumo, o consumidor poderá exigir através do SAC cópia das ligações realizadas que, obrigatoriamente, devem ser gravadas.

    Espero ter ajudado.

  • Anderson s.

    Quanto ao direito a privacidade tudo bem, porém, mesmo que todas as conversas fossem gravadas ainda assim não estaria se violando este direito posto que não foram ouvidas ou divulgadas. Isto só ocorreria com a devida ordem judicial. Não é quanto ao SAC não.
    É que me disseram q tudo é gravado, porém, só acessado com ordem judicial.
    Eu ainda acredito que a ordem judicial só da acesso a gravações futuras, ou seja, só é gravado do momento da ordem para a frente...sem retroagir...

  • Adv. Antonio Gomes

    Nada é gravado pelas operadoras de telefonia, exceto por ordem judicial ou no momento em que é realizado o atendimento ao consumidor, porém nesse último caso é comunicado de plano que o dialogo irá ser gravado assistindo o direito a requer o inteiro teor se desejar.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes
    oabrj@oi.com.br

  • Liane selva

    Olá, estou com um certo problema. Apareceram em minha conta de telefonia móvel, ligações para números de longa distância e que desconheço. Ninguém fez estas ligações e por fim, a conta veio absurdamente cara. Já liguei para a operadora e eles apenas me "enrolam". Gostaria de saber se tem como eles ouvirem as conversas para sabermos talvez se meu telefone não foi clonado ou algo assim e caso isso não possa ser feito, como devo prosseguir o mesmo, já que de todas as vezes que eu liguei para a operadora apenas pediram calma que em "x" dias iriam resolver e até agora, nada. Preciso muito saber os meus direitos como consumidora. Desde já, agradeço!

  • Fátima Perestrelo

    Registre reclamação junto a ANATEL, de posse dos números de protocolo fornecidos pela operadora, nas ligações em que solicitou esclarecimentos.

  • jlrh

    Duvido muito, todas as operadoras de telefonia estão "capengas" na sua parte operacional...só não estão nas cobranças!

  • ..ISS Suspenso

    meu amigo é simples! e a operadora tem como contestar aquilo que vc afirma, ex: ligações feita para Tailandia , basta a operadora verificar que do seu tel nunca foi feita ligações para tal pais e que foram excessivas podem comprovar que realmente as ligações não partiram do detento da linha. eu tive em minha conta ligações feitas num mesmo dia para Japão Cingapura e não foi cobrado foram enviados outro boleto.

  • Jaime rs

    No que concerne à questão que inaugurou este tópico, digo que não são os diálogos que são gravados e sim o rastreamento das ligações realizadas de um telefone a outro.