É VERDADE Q TODAS AS LIGAÇÕES QUE FIZEMOS SÃO GRAVADAS???

Entendo que o assunto será dúvida de muita gente. Me disseram que todas as ligações no país são gravadas nas cias telefonicas, porém, só podem ser acessadas com ordem judicial. Isso é verdade? Eu acho que não, que a ordem judicial só autoriza gravação do momento que ela é autorizada para a frente....não tem como ter acesso a algo passado...alías, acho que não é gravado tudo assim de forma automática...

Respostas

15

• trabalhadara

boa pergunta! já ouvi reclamação de pessoas q teve esposta o registro de ligações pela operadora de telefonia indevidamete mas se é gravado o teor da conversa, tambem quero saber.

• Adv. Aquino

Prezado Anderson, sua dúvida diz respeito a direito do consumidor?

Caso contrário, não tenho conhecimento para responder essa pergunta e dificilmente acredito que alguém aqui também o tenha, pois versa sobre dados técnicos e ainda que seja verdade, quem souber negará até a morte. Minha humilde opinião é que não, as conversas telefônicas simples de pessoas comuns para outras não são gravadas, é impossível armazenar todos os dados em áudio durante todo o tempo, é inviável tecnicamente, além de ser proibido judicialmente, pois viola o direito à privacidade, constitucionalmente garantido.

Caso sua pergunta verse sobre direito do consumidor, existe uma lei pertinente ao tema, a "Lei do Sac", que dispõe que nas relações de consumo, o consumidor poderá exigir através do SAC cópia das ligações realizadas que, obrigatoriamente, devem ser gravadas.

Espero ter ajudado.

• Anderson s.

Quanto ao direito a privacidade tudo bem, porém, mesmo que todas as conversas fossem gravadas ainda assim não estaria se violando este direito posto que não foram ouvidas ou divulgadas. Isto só ocorreria com a devida ordem judicial. Não é quanto ao SAC não.
    É que me disseram q tudo é gravado, porém, só acessado com ordem judicial.