EM QUAIS CIRCUSNTACIAS O PAI GANHA A GUARDA DO FILHO

FÁTIMA GONÇALVES perguntou Sábado, 07 de janeiro de 2012, 0h06min

Tenho um amigo que tem um filho de 5 anos e que mora com ele e sua família desde seu nascimento.A mãe do menino mora no mesmo município e alega ao pai de seu filho e a sua família não ter condições de criar o filho,mas passa meses sem vê-lo e nunca ajudou em sua criação.Com outras pessoas a mãe do menino alega que o pai e a família a obrigaram a abandoná-lo,sendo que quando falam pra entrar na justiça,ela se contradiz em suas versões,sem falar que a mesma não dá bom exemplo ao filho sendo completamente desnaturada e sem compromisso.Um advogado que trabalha no mesmo município dos pais do menino,alega que qualquer hora que a mãe aparecer e quiser levar o filho ela poderá e que se ajuizarem uma ação o pai estará perdendo tempo e dinheiro.Gostaria de saber se existe um meio do pai requerer na justiça a guarda do filho sem perigo de perdê-la,pois,o pai do menino tem receio de entrar na justiça e a mãe do menino também brigar pela guarda e acabar guanhando.O que o pai pode fazer nessas situações?Obrigada!

Respostas

24

• S.Beatriz

Boa Noite Fátima, em primeiro lugar o pai requereu em juizo a guarda provisória do filho? se requereu ele terá que ajuizar uma ação pedindo a guarda definitiva do filho.
    Caso não tenha requerido a guarda que ele o faça o mais rápido possivél. Porque se a mãe requerer a guarda com certeza ela irá ganha-lá. Pois juiz nehum tira filho de mãe, a não ser que ele consiga provar com documentos, depoimentos pessoais, que a mãe não está apta moralmente, nem financeiramente para cuidar do filho.

Att. S.Beatriz

• Janaina Mesquita

Boa noite Fátima,

O instituto da Guarda é justamente destinada a regularizar a posse de fato da criança. Como o pai nesse caso possui a posse de fato, ele deverá regularizar sua situação entrando com o pedido de guarda. A Constituição legitima a guarda monoparental àquele genitor que, efetivamente, mais proteja os interesses das crianças e dos adolescentes, sem preferência pelo gênero.

Att,
    Janaina

• Marcella Nascimento

Meu marido tem um filho de 1 ano e 8 meses qe esta com nós desde seu 1 ano ,
    a mãe dele ficou gravida e nem sabia qe estava , ganhou a criança prematuro, e fez de tudo pra abortar , isso eu digo porqe amigos dela contou ..
    meu esposo é muito apegado ao filho e eu tbm , o menino veio pra ficar umas ferias com nos e na hora de devolver a mãe começou enventar desculpas dizendo qe nào poderia cuidar qe a mãe dela avó da criança tbm não , e qem cuidava do nene era a avo dele materna a màe mora em um acidade vizinha tem um outro filho de 7 anos qe qem cuida é a avo , qe mora com os pais dela (bisavós da criança), o menino chegou com a gnt com adenoide ,algo qe corremos e ja fizemos a cirurgia Meu esposo ganha um salario muito bom , ela trabalha e tdo mas desde qe a criança esta com nós ela não deu um centavo pra ajudar .
    Mas depois de tudo isso a mãe da criança diz qerer pega-lo ,coisa qe não o vê a 5 meses, pois moramos em estado diferente, ela em RS e nos em SC, ele se da super bem com a gnt .
    Gostaria de saber se meu esposo tem alguma chance de conseguir a guarda da criança ?
    obg , aguardo .

• Lilian DEleutério

Nossa Fátima vc contou o que estamos passando aqui em casa, será q meu irmão não é esse seu amigo ? kkkk a mãe abandonou o filho por causa de homem não ia ve-lo não dava assistência e hj em dia ela qr ser a mãe perfeita , mas não por amor e sim por vingança querendo tirar o menino q está aqui em casa há 5 anos, tentando criar uma história de alienação parental com frases feitas que não é a realidade. Incrível como existe gente baixa e lixo nesse mundo !!!! Mulheres parideiras e não mães de fato.

• mariagomessouza

Meu filho registrou uma menina. Depois de 5anos a mâe disse que ele nâo e o pai biologico. E nâo deixa ver a mesma. O que fazer.

• mariagomessouza

Meu filho registrou uma menina. Depois de 5anos a mâe disse que ele nâo e o pai biologico. E nâo deixa ver a mesma. O que fazer.

• Julianna Caroline

Mover ação de Negatória de paternidade.
    Ele deve procurar um advogado pra isso.
    Ou se ele quer ver a menina e ignorar o que ela disse, mover ação de regulamentação de visitas.

• Valdemir Alves

Meu caso é semelhante!
    Minha mulher saiu de casa e me deixou com nossos 2 filhos menores de 4 anos.
    Faz uns 6 meses ela não ajuda em nada, ela nunca trabalhou assim que conseguiu trabalho me deixou, desempregado e com a minha filha doente.
    Eu entrei com o pedido de ficção de guarda e Direito de visita para a mae já que ela mau vem ver os filhos.
    No dia do acordo na defensoria ela não quis nada, o meu aacordo era visita livre pra ela é não ter pensão, ela não quis!
    Então a defensora disse que o melhor seria a Guarda compartilhada, uma semana as crianças com migo e outra semana com ela, a mãe também não quis!
    Gostaria de saber quais chances ela tem de pega a guarda?
    Ela paga aluguel, eu tenho cada própria quando saiu pra trabalhar meus filhos ficam com a avó, eles ficam com minha família, pois a minha ex não tem família aqui em São paulo.