Olá!

Meu avô paterno se casou 2 vezes e teve 5 filhos do 1º matrimônio - dentre eles meu pai - e 3 filhos do 2º casamento. Minha tia , filha do 2º casamento do meu avô , faleceu sem deixar herdeiros necessários. O advogado afirma que os irmãos, filhos do 1º casamento do meu avô, herdam a metade do que os irmãos germanos dela, filhos do 2º casamento. O advogado está certo? Há mesmo esta diferença quanto a direitos hereditários entre irmãos germanos e irmãos só por parte de pai ou mãe ? Seja a resposta sim ou não, qual o dispositivo legal?

Aguardando uma resposta,

Carnation.

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 15 de janeiro de 2012, 19h29min

    Absolutamente correto o nobre advogado, eis que não poderia ser diferente uma vez que é um causídico com inscrição valida na ordem. Dispositivo legal ENCONTRA-SE no Código Civil, TÍTULO II Da Sucessão Legítima, CAPÍTULO I, Da Ordem da Vocação Hereditária, digo, O ARTIGO se encontra no parágrafo segundo de um artigo tal ... Abra o Código não irei dizer.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes

    [email protected]
    OAB/RJ-122.857

    ?

    Carnation Segunda, 16 de janeiro de 2012, 13h07min

    Dr. Antônio Gomes,

    Muito obrigada pela sua orientação !

    Senti que o senhor ficou "aborrecido" por eu ter checado a informação dada pelo advogado do inventário da minha tia. Na verdade, ele não é MEU advogado; o é do inventariante. Por outro lado, infelizmente em nosso país, possuir inscrição válida na OAB não quer dizer muito. E nem no CRM. O que é muito pior. Concorda?

    Ainda bem que existe o JUSNAVIGANDI que contém um FORUM aberto que a meu ver serve para discussão, troca de informações e tirar dúvidas. Acredito não ser o primeiro e nem o último a checar a orientação recebida de um advogado. Nada mais democrático, né?

    Cordialmente,

    Carnation.

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 16 de janeiro de 2012, 18h29min

    Ética e discrição são palavras que deveriam caminhar juntas.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes