Meu esposo recebe auxilio doença desde 2007, porem em 2009 teve alta do INSS e o medico da empresa não deixou ele retornar, sendo assim ficou 1 ano sem beneficio nenhum. Em 2010 entrou com uma ação contra o INSS, e voltou a receber, pois agora ja foi feito toda a pericia e o perito deu como acidente de trabalho e agora 21.04.12 está na mesa do Juiz. Minha duvida é:

• O juiz geralmente aprova o laudo do perito? Quanto tempo pode demorar a resposta?
  • Se for julgado como acidente de trabalho, qual a responsabilidade da empresa e do INSS perante o funcionário? Tem direito o que? FGTS, PLR retroativo, 50% aux. acidente? O juiz determina isso tambem? Como fica o pagto do beneficio, direto com o INSS ou passa pela empresa e desconta na GPS?

Grata.

Respostas

2

• 0
    I

InteressadoEmDireito Quarta, 09 de maio de 2012, 18h08min

Ola Anaih!

-O juiz geralmente aprova o laudo do perito? Sim
    -Quanto tempo pode demorar a resposta? Eu não sei lhe responder esse item.
    -Se for julgado como acidente de trabalho, qual a responsabilidade da empresa e do INSS perante o funcionário?
    FGTS: A empresa deverá recolher o reatroativo e quando o seu marido retornar terá um ano de estabilidade.
    PLR: Depende do acordo sindical, ver no sindicato.
    50% do auxilio acidente: Não tem direito quando o segurado receber o auxilio doença, ele fica desativado.
    -O juiz determina isso tambem? O juiz pode determinar o esta solicitando referente ao INSS e não sobre a empresa.
    -Como fica o pagto do beneficio, direto com o INSS ou passa pela empresa e desconta na GPS? Tudo com INSS pois o contrato da empresa esta suspenso.

abraços

• 0
    A

Anaih Quinta, 10 de maio de 2012, 23h12min

Muito obrigada, me ajudou esclarecer minhas duvidas.

Abraços.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região