Tenho direito a pensão?

Já postei outras vezes aqui no forum,deixei meu filho com o pai,fui embora de casa. Ele entrou com um processo de guarda e o pedido de divórcio. Fomos chamados para a avaliação da assistente social e abri mão provisóriamente da guarda do meu filho. Só que agora descobri que estou grávida e desempregada. Não é filho do meu marido. Gostaria de saber se tenho direito a pensão do meu ex marido, já que estranhamente ele nunca pediu pensão para o nosso filho. Estou em um momento complicado. Existe alguma lei que pode me beneficiar?

Respostas

34

  • Maria Tereza Adv.

    Maria Tereza Adv.

    Simone, NAO , com certeza voce nao tem direito a pensao. Pelo contrario, quem tem que pagar pensao ao seu filho é voce, e isso ele consegue facilmente em uma acao na justiça, e voce trabalhando ou nao, tendo emprego ou nao, tera que pagar a pensao dele. Peça alimentos gravidicos ao pai do filho que esta na sua barriga, mas para conseguir tera que provar que mantinha uma relacao amorosa com ele.

  • Paulo Caldas

    Paulo Caldas

    E o fato de ele nunca ter me pedido pensão? Algumas vezes dei algum dinheiro,mas ele se recusou a assinar recibos. Tenho medo que ele alegue que eu nunca dei nada,pois não tenho como provar. Estou bem preocupada e com medo de ir presa por isso,mas enquanto não formos chamados para a audiência,ele não pode fazer nada. Mudei de endereço e sei que se o oficial de justiça não me achar, o processo pode ser indeferido.

  • Maria Tereza Adv.

    Maria Tereza Adv.

    E o fato de ele nunca ter me pedido pensão?
    Deve ser pq ele é bonzinho, ou desinformado. Mas de qualquer forma, so existe obrigacao de pagar apos acao e sentença judicial, obrigando-a a pagar, por isso ele pode falar e alegar o que quiser, pois se nao ha determinacao da justiça, tambem nao ha obrigacao, fique tranquila em relacao a isso. Voce so sera presa, se apos o juiz determinar o valor que voce tem que pagar, voce nao pagar 3 parcelas e o seu ex te executar judicialmente.
    Se o oficial de justiça nao te achar, o processo nao sera indeferido nao, voce provavelmente sera citada por edital, o que é a mesma coisa que ser citada pessoalmente, ai se voce nao ler o jornal e ver sua citacao, e nao comparecer a audiencia, o juiz aceita tudo que o seu ex disser, inclusive determina o valor que seu ex estiver pedindo.

  • Paulo Caldas

    Paulo Caldas

    Não ele não é bonzinho, nem desinformado! Alguma coisa ele deve estar tramando,do tipo que eu nunca prestei assistência para a alimentação,vestuário...me preocupa isso. Eu estava trabalhando em um lugar,não tinha carteira assinada. Eu contei que estava grávida,a chefe me dispensou algum tempo depois. Como vou pagar pensão? Agora,grávida,não vou arrumar nenhum trabalho,por isso,temo ser presa após a decisão judicial,que será favorável a ele,certamente

  • Maria Tereza Adv.

    Maria Tereza Adv.

    Ta se preocupando a toa, como disse sem determinacao judicial, nao ha punicao.
    Quando receber a citacao para pagar ou ser presa, voce justifica que esta gravida, que nao tem emprego, enfim, tudo que disse acima, provavel que o juiz aguarde mais um tempo e nao aceite a sua prisao.

  • Edic

    Edic

    Houve um caso recentemente em que uma mulher grávida foi executada e presa por não pagamento de pensão, portanto se ele pedir pensão e vc não pagar por três meses seguidos vai presa sim, com ou sem barriga. No entanto, isso só vai acontecer após ele entrar com pedido de pensão e após passarem os três meses, portanto, se ele não entrou até agora não sei se entrará. Não se preoculpe se ele disser que vc nunca deu nada à criança, pois como disse a amiga acima, vc só deve a p[artir do momento em que o juíz determinar a pensão e isso não foi determinado e estamos falando de situações hipotéticas.

    Boa sorte pra vc e seu bebê

  • Insula  Ylhensi

    Insula Ylhensi Suspenso

    Simone, seu ex não pode estar tramando alguma coisa pois não existe determinação judicial que lhe obrigue a pagar pensão a seu filho, o que exite apenas é obrigação moral (vc sabe que deve contribuir).

    MAs essa de querer receber pensão alimenticia de seu ex...é boa,hem !!!!!

    Engravida de outro homem e acha que pode pedir pensão do ex??? Do mesmo ex que ficou com a guarda (e sustento total) do filho de vcs?!!!!!

    É cada coisa !!!!!!!!