Aposentadoria invalidez? precisa pericia de 2 anos ?

Ola pessoal seguinte , este ano fui aposentado por invalidez codigo 32 da aposentadoria , depois de 13 anos de licença medica ... eu liguei na minha empresa pra informar pra poder desfazer o vinculo e eles disseram que as aposentadorias de hoje realmente precisa fazer essa tal pericia de 2 anos , isso realmente procede , alguem sabe algo sobre isso , porque o perito aposentou então ? porque nao deu 2 anos de licença , estranho isso .. quer dizer estou aposentado e nao estou ao mesmo tempo , se alguem puder me ajudar ficaria muito grato

Respostas

9

• Insula fênix Suspenso

NA verdade independe da perícia de 2 anos, principalmente porque nem sempre eles convocam com 2 anos para a perícia.

A aposentadoria por invalidez não é mais definitiva, não importa o tempo que ela dure, e enquanto ela durar o contrato fica suspenso, não podendo ser rescindido.

Vc está em aposentadoria temporária, é como se fosse uma longa licença previdenciária.

• rogerio

estou entendendo obrigado pela orientação , mais me diz como fica o contrato com a empresa , a empresa continua pagando o inss normal ? e se continuar pagando o inss nao pode cancelar minha aposentadoria? e o plano de saude da empresa ? bom o rh da minha empresa disse que fica tudo como esta é meio confuso ne

• Zé Paulino

rogério, boa noite! a Insula fênix esta correta, aposentadoria por invalidez é assim mesmo, com um detalhe, nunca ví ninguém fazer a pericia de 2 anos. O plano de saúde vai ficar como esta e se vc tem seguro emgrupo na empresa, pode dá entrada e recebr o prêmio. entre 5 ou 10 anos o INSS comunica sua empresa da sua condição de aposentado definitivamente, não esquenta a cabeça é assim mesmo o procedimento do INSS. espero ter ajudado! Qual foi a doença que te levou a aposentadoria por invalidez?

• Wamber

rogerio, tenho um amigo que se aposentou por invalidez agora a pouco, ele teve direito ao resgate do FGTS e PIS tb recebeu o seguro em grupo que temos na empresa e tb o imovel dele que era finaciado pela caixa, tb foi quitado. Detalhe o contrato fica suspenso e ele continua com o plano de saúde em uso normal. Fica em paz e se puder nos dizer passo a passo como chegou até a aposentadoria, nós do forum te agradecemos pois muitos de nós estão nos artigos 43,71,78 com patologias graves e no aguardo dessa aposentadoria´por invalidez. Abraços!

• Insula fênix Suspenso

Não se preocupe quanto a contagem de tempo para a aposentadoria, o tempo de afastamento previdenciário serve para a contagem, é isso o que importa. Sei que parece confuso. Mas é como eu te disse, funciona como uma loooonga licença doença.

No mais, os amigos ai em cima já disseram tudo.

FIrmeza e boa sorte!!

• rogerio

ola pessoal me perdoem pela demora em responder , fiz uma cirurgia de coluna , e estava internado pelo que disseram entendi sim , ja resgatei meu fgts , agora este tal seguro em grupo nao sabia o que seria isso trabalhei em uma empresa graande , fiquei sabendo que o seguro saude vc tem direito depois de 10 anos de empresa aa ficar vitalicio pagando o que a empresa pagava , abaixo de 10 anos vc so tem direito a 1 ano de seguro saude , agora este tal seguro em grupo nao sei o que e , alguem poderia me explicar ? na verdade eu sofri uma queda em meu trabalho aonde fraturei meu joelho , precisei fazer uma cirurgia no joelho e peguei uma infecção chamada ostiomielite , entao isto foi em 2000 fiquei 12 aanos afastaado davam alta pedia reconsideracao conseguia e assim todos estes anos uma guerra meu joelho sai pus ainda , fiz muitas cirurgiaas muitas pericias hospitalares , e de uns 5 anos pra ca tive varios problemas na coluna comom hernia de disco 3 , ja fiz 12 cirurgias no joelho e 3 na coluna entao começo deste ano passei novaamente na pericia so que nao me falarm nada qndo da minha surpresa recebo a carta de concessão , obrigado a todos

• Representando

agora este tal seguro em grupo nao sei o que e , alguem poderia me explicar ? É um seguro de vida, em grupo, algumas empresas patrocina aos seus empregados !

na verdade eu sofri uma queda em meu trabalho aonde fraturei meu joelho, Foi um acidente à aposentadoria não deveria ser invalidez código 92 ?

• FFH

O seguro em grupo geralmente vem descontado no holerith do funcionário e num advento desses como uma aposentadoria por invalidez, pode-se requerer a indenização junto a seguradora. Aconselho a procurar o RH da empresa e obter maiores informações o mais rápido possível e ver se invalidez permanente é coberta pelo seguro (geralmente é). Mas tem um prazo para ser acionado o seguro, caso contrário perde-se o direito. É mais ou menos isso.
    Att