Respostas

8

• Lygiamarilza

Lygiamarilza

O funcionário pega no serviço 12:00 e sai as 20:00 h, ele não tem 1 hora de descanço e nem a empresa dá o almoço, ele trabalha de entregador pedalando o dia inteiro.

Alguém me explique melhor o que o art 71 da CLT quer dizer e tb o art 71 § 4º.

• Elisete Almeida

Elisete Almeida

Lygiamarilza;

A pergunta inicial, neste caso, não estava com todas as informações:

"Lygiamarilza
    16/02/2013 18:35
    Um funcionário que trabalha 8 horas por dia, a empresa tem que pagar almoço?"

O funcionário tem direito ao intervalo para almoço e descanso; porém, a entidade empregadora não está, em princípio, obrigada a fornecer o alimento.

Cumprimentos

• Lowstaeu Lemos

Lowstaeu Lemos

Lygiamarilza,

Não há previsão em lei obrigando o empregador a pagar o almoço do funcionário.
    O empregador só é obrigado a pagar o almoço se houver um acordo ou convenção coletiva da categoria.
    A mesma idéia se aplica ao vale-alimentação.

Contudo, o empregador é obrigado a conceder um intervalo mínimo de 1 hora destinado a refeição ou descanso, pois a jornada de trabalho diária que você mencionou é superior a seis horas (CLT Art. 71).

Há casos em que o empregador suprime parcialmente ou totalmente o horário de almoço; nestes casos, como medida de penalização, o empregador acaba sendo obrigado a pagar aquela hora de almoço suprimida acrescida de 50% (CLT Art. 71 §4º c/c Súmula 437, IV do TST).

• Marhia De Oliveira Caetano

Marhia De Oliveira Caetano

Meu patrão vive dizendo que temos que pegar as7:00hs e sair as 16:00hs porque é obrigatório. ele alega que nós tira uma hora pra almoçar e temos que pagar esta hora que paramos.o mas engraçado é que ninguém pará.as vezes comemos de pé e rapido.isto é correto? é verdade que tenho que pagar este horario?

• Marhia De Oliveira Caetano

Marhia De Oliveira Caetano

Mas uma coisa no meu setor é super dificio arrumar pessoas para trabalhar então, ele me faz pegar as 6:30hs e sem hora pra sair. ás vezes chego a sair as 20:00hstem tempos que saio as 21:hs ele na hora de pagar nao dá os extra e se a gente reclama diz que se entrar mos na justiça quem perde é a gente. e pior que se ele perder ele parcela tudo em um real por mês .ele pode fazer isto com as pessoas? tudo isto é verdade? as pessoas saem com uma mão na frente e outra atráz mesmo?

• SulaTeimosa

SulaTeimosa Suspenso

MArhia, isso é irregular. Compete ao empregador estabelecer o horário da jornada. Se ele quiser esta se inicia às 5 da manhã!!!!

Quem faz besteira não vai dizer que seria ele que vai se ferrar se suas vitimas o processarem, certo???

Procure logo o juridico de seu Sindicato e processe esse cara!!!!