40% do FGTS

Olá, hj eu saquei meu fgts,Na semana passada no sindicato eles me deram uma chave para poder sacar com a data do dia de hj.Qnd saquei, o caixa me disse que tinha um valor já liberado p eu sacar amanha( os 40%), e também me disse que era só ir lá e nao precisava falar com a empresa para gerar outra chave.

Minhas perguntas são: ele está certo em falar que nao preciso levar nenhum documento diferente do que levei hj?

e outra, pago pensao alimentícia, esse c[alculo eles fazem na hora ou vao marcar outro dia para eu poder sacar?

Respostas

13

• andreia freitas soar

Trabalhei na empresa no período de 01/11/1997 a 19/02/1999,pedi demissão não tive direito a nada há não ser a recisão,passei por outras empresas na segunda fui demitida e as outras fiz acordo,só que agora depois de muitos anos vi que tem um FGTS referente ao primeiro emprego,fui na cef e me informaram que a empresa tinha que liberar a chave fui até a mesma e me disseram que iam olhar meu contrato feito isso me ligaram pedindo para ir buscar o contrato de recisão para a cef liberar a chave,minha dúvida é mesmo com a chave de liberaçaõ o termo tem que ser homologado o que devo fazer? obrigada aguardo resposta.

• SulaTeimosa Suspenso

Andreia, só depois de ficar fora do regime do FGTS é que vc poderá sacar dessa conta inativa, a contar da data de seu aniversário de nascimento. Não precisa de chave do ex empregador. Basta comparecer no guiche da CAIXA.

• SulaTeimosa Suspenso

Vasconcelos, não vejo problema de voltar na agência e sacar o restante do FGTS.

Se em sua sentença de pensão diz que vc tem de pagar sobre o FGTS, verifique se o valor já não foi debitado da multa pelo empregador, e se na CAIXA houve o desconto sobre o saldo. Se não houve, VC é quem terá de fazer essa transferência, e se não fizer constará como pensão não paga, e vc correrá o risco de ir pra cadeia por não pagamento de pensão.

• c.vasconcelos

Sula, na sentença não menciona o FGTS especificamente, mesmo nao mencionando tenho que pagar sobre o saldo?Pq no sindicato eles informaram que eu pago sobre a multa dos 40%, e na Caixa eles descontaram tanto do saldo quanto da multa.

• Joao Celso Neto/Brasíla-DF

acho (posso estar errado) que a CEF não tem a incumbência de reter a pensão, cuja responsabilidade é do empregador.
    Este deve ter retido o valor e efetuado o crédito devido à pensionista, conforme determinado na decisão judicial.
    Sub censura.

• c.vasconcelos

Hj fui novamente na CEF e me informaram que para nao reter o FGTS(incluindo a multa dos 49%) a sentença do juiz deveria especificar "exceto fgts"...agora nao sei o q fazer

• c.vasconcelos

ONtem fui novamente a CEF mostrar a sentença onde nao fala do FGTS, e o gerente me disse que tem que estar explícito "exceto FGTS".Falou que tinha que ter uma notificaçao ou algo assim do juíz com o" exceto FGTS".

O que eu posso fazer??

• Joao Celso Neto/Brasíla-DF

concordo com a CEF. Se não excluiu expressamente o FGTS, incide a pensão sobre esta verba também.
    Sub censura.