Boa noite, Tenho uma dívida junto ao Banco Itau que no momento me encontro impossibilitado de pagar tudo que eles pedem, pois são juros altíssimos de 4.90% am, sempre cumprei com os pagamentos diretinho ,só que eles não renegociam nunca um valor consideravel. Pois bem, Fiz uma conta salario para receber meu pagamento por lá(infelizmente a empresa a qual trabalho só faz o pagamento por eles) e solicitei a portabilidade para outro Banco. no contrato deles já vem abusivamente dizendo que eles podem descontar meu salario para quitar dividas antes de transferir para o outro Banco? isso é certo? Li que posso entrar com uma ação por medida cautelar pedindo uma Tutela proibindo tal desconto. Isso demora? como posso entrar com essa ação? a quem procurar para solicitar? Desde já agradeço a ajuda de todos.

Respostas

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 07 de agosto de 2013, 21h43min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 07 de agosto de 2013, 21h47min

    Comentário apagado pelo usuário

    A

    A. Anchoetta Quarta, 07 de agosto de 2013, 21h49min

    Sr. Vanderlei oq faço se o mandado ne isenta de custas e honorarios e o advogado quer cobrar?

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 07 de agosto de 2013, 21h52min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 07 de agosto de 2013, 21h55min

    Comentário apagado pelo usuário

    A

    A. Anchoetta Quarta, 07 de agosto de 2013, 22h12min

    E como faço isso? Representa-lo na oab?

    ?

    Eduardo Rocha Quinta, 08 de agosto de 2013, 11h38min

    Sr. Vanderley a quem devo procurar para impedir essa retenção do meu salário?

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 08 de agosto de 2013, 12h21min

    Comentário apagado pelo usuário

    ?

    Eduardo Rocha Quinta, 08 de agosto de 2013, 12h25min

    OK,muito obrigado.

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 08 de agosto de 2013, 12h25min

    Comentário apagado pelo usuário

    ?

    Eduardo Rocha Quinta, 08 de agosto de 2013, 12h40min

    Uma outra duvida por favor. O senhor saberia me informar o setor responsável do banco para enviar a carta.

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 08 de agosto de 2013, 13h00min

    Comentário apagado pelo usuário

    B

    Bela Ferreira Sábado, 10 de agosto de 2013, 0h11min

    Gostaria de saber como procedo para fazer representação contra um Juiz de Direito.

    M

    Marcelo de Souza Terça, 08 de abril de 2014, 17h21min

    Estou com o mesmo problema, como você resolveu isto Eduardo Rocha?

    J

    jlrh Terça, 08 de abril de 2014, 17h39min

    Na conta salário não pode existir nenhum tipo de desconto, isso é determinação do Banco Central, de mais a mais seu salário segundo a lei é absolutamente impenhorável até mesmo pela justiça exceto para o caso de pensão alimentícia, que dirá o banco "meter a mão" nele. Procure um advogado de sua confiança que ele saberá o que fazer, o que o banco está fazendo é completamente ilegal.

    M

    MalcomD Terça, 10 de junho de 2014, 11h45min

    Estou com o mesmo problema também com o Itaú. Posso entrar com medida cautelar preventiva, seria isso? Esse processo é muito demorado e oneroso? Grato pela ajuda.

    P

    PAULO II Terça, 10 de junho de 2014, 12h02min

    Para esclarecimentos aos interessados....

    O Superior Tribunal de Justiça reafirmou o seu entendimento de que os bancos não podem reter o salário da conta corrente do cliente para saldar parcelas atrasadas de empréstimo. O Banco do Brasil foi condenado pela 3ª Turma a devolver os valores descontados, com juros e correção monetária, e pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais.

    Vencido o prazo para o pagamento do financiamento, o banco descontou os valores da conta corrente do cliente. Como não encontrou saldo suficiente, reteve o valor integral da aposentadoria. Segundo os autos, o cliente contraiu empréstimos no valor de R$ 25.832,21, pagou R$ 20.167,61 entre juros e principal e ainda permaneceu com um saldo devedor de R$ 26.476,29.

    O correntista entrou com processo judicial para tentar receber de volta os R$ 31.530,32 de aposentadoria retidos pelo banco e indenização por danos morais. O Tribunal de Justiça de São Paulo considerou o pedido de danos morais improcedente por entender que o cliente teve evidente proveito econômico pela contratação dos empréstimos e que o desconto em folha estava previsto em contrato.

    Segundo a relatora, ministra Nancy Andrighi, em situações análogas, o STJ considerou que o devedor, ao ter seu salário irregularmente retido, de forma extrajudicial, tão logo depositado em sua conta corrente, faz jus à reparação dos danos morais sofridos. Citando precedentes da corte, ela reiterou que, ainda que expressamente ajustada, a retenção integral do salário do correntista com o propósito de honrar débito deste com a instituição bancária enseja a reparação moral.

    A ministra também destacou, em seu voto, que a apropriação integral do salário coloca em xeque a sobrevivência do devedor e que sua aceitação significa admitir que o credor tem direito a retirar do devedor, impunemente, os meios necessários à sua sobrevivência e de seus familiares, sujeitando-os à condição indigna de vida.

    Sustentou, ainda, que desconto em folha de pagamento é diferente de desconto em conta corrente, tanto é que, no caso de contrato de empréstimo consignado, a cláusula de desconto em folha de pagamento é válida dentro de limites certos e em conformidade com a legislação especifica, porque o tomador do empréstimo se beneficia de condições vantajosas, como juros reduzidos e prazos mais longos.

    “Para outras formas de empréstimo, onde não se vê a comutação clara entre garantias e formas mais vantajosas de pagamento, o STJ entende que, em nosso ordenamento jurídico, nem mesmo ao Poder Judiciário é licito penhorar salários no processo de execução”, ressaltou. Para a relatora, a autorização contratual para que o credor se aproprie do salário pago ao devedor constitui evidente fraude ao artigo 649, IV, do CPC, cabendo ao banco obter o pagamento da dívida em ação judicial.

    Resp 1.021.578

    abraços☺

    R

    Rodrigo Terça, 10 de junho de 2014, 13h31min

    ... os bancos não podem descontar nada, mesmo que tenha sido assinado contrato de adesão.

    Pode contratar advogado para obstar o desconto e devolver o desconto indevido.

    Ou

    Pode propor, sem advogado, ação no juizado com pedido de antecipação de tutela, visando o mesmo fim.

    Sorte.

    J

    jlrh Terça, 10 de junho de 2014, 20h18min

    Uma boa tática que costuma funcionar, é você comparecer na sua agencia e EXIGIR que seu gerente faça uma declaração que o banco reteve seu salário para pagamento de dívidas. Caso o mesmo se recuse, diga que você vai a delegacia fazer um BO contra ele...geralmente funciona pois ele sabe que o que está fazendo é ilegal, e quem tem ...tem medo.

    A

    amanda lopes Segunda, 15 de dezembro de 2014, 14h52min

    Olá gostaria de saber se vc conseguiu resolver? estou passando pela mesma situaçaõ.
    [email protected]