Respostas

14

• Mona Perez

Ok. Mais uma coisa, eu pedi hoje a demissão e entrei no aviso. Meu supervisor começou com perseguição comigo e me aplicou uma advertencia sobre uma falta que aconteceu dia 13 de setembro (sexta passada) porque eu esqueci de levar o atestado de horas dentro de 72h. Nao concordei, nao assinei e ele assinou junto comuma outra supervisora como testemunha. Sei que eu tenho direito a uma copia mas ele disse que eu nao tenho direito a nada e o RH se recusou a me fornecer uma copia. Como devo proceder? Nao sei se eles andam assinando advertencias assim a rodo com meu nome ja que eu nao tenho copias que provem isso.

• SulaTeimosa Suspenso

A advertência pode sim ter sido aplicada, eles aguardaram o prazo e o tempo transcorrido até dia 19 não foi muito longo.

Se vc não assina a advertência vc a nega, assim, pra que a cópia dela??? Se vc a tivesse assinado (o que representa apenas que tomou conhecimento dela, e não que concorda com ela) vc teria sua cópia.

Se existe a regra da empresa ou na CCT do SIndicato para a entrega do atestado, correta foi a aplicação da medida disciplinar. Lamento informar.

A conversão de pedido de demissão ou mesmo dispensa sem justa causa em dispensa por justa causa requerer alguns elementos que tornem inconteste o comportamento reprovável do empregado, faltar 1 dia, ou mesmo chegar atrasado, não é um deles, exceto se praticado com frequência.

• Angela de Matos

Mona estou colando aqui o que já disse em outro post sobre o mesmo tema:
    Poderia caracterizar justa causa se este já tivesse sido advertido e punido sobre as reiteradas faltas, agora no aviso prévio, não cabe, pois depois o funcionário consegue reverter na justiça, facilmente.
    "FALTAS DO EMPREGADO NO PERÍODO DO AVISO PRÉVIO - TRANSFORMAÇÃO DA DISPENSA SEM JUSTA CAUSA EM DISPENSA JUSTA. As faltas injustificadas do empregado ao serviço, em alguns dias, no período do aviso prévio, não caracteriza desídia, se o mesmo não tiver sido punido anteriormente, de forma gradativa, por comportamento desidioso. Conseqüentemente, não pode o empregador transformar a dispensa sem justa causa em dispensa justa, e sim, e apenas, descontar no pagamento do aviso prévio, as focalizadas faltas. Ref.: Art. 818, CLT ,Art. 18, Lei 8036/90 (TRT 3ª R. - 4T - RO/7841/94 - Rel. Juiz Carlos Alberto Reis de Paula - DJMG 13/08/1994 P. )"

• SulaTeimosa Suspenso

Por falta eventual é dificil mesmo, mas há outras circunstâncias e comportamentos que ensejam a justa causa, principalmente quando se trata de comportamento revoltado com a demissão, por ex. Isso não é dificil de encontrar. Faltas reiteradas por ex, é uma situação de desidia quando o empregado tinha comportamento inverso antes da demissão.

• Mona Perez

Sula se eu não teno uma cópia da adv que foi assinada por outras pessoas, como eu posso saber se eles não estão assinando outras e dizendo que eu estava presente?

Angela, no caso minha primeira adv foi dad no dia 19, ref a dia 13, porem dia 19 foi o dia exato em que eu assinei minha demissao começando o aviso previo.

• SulaTeimosa Suspenso

O aviso prévio só começa no dia seguinte ao comunicado da demissão.

Veja o calendário e perceba que o transcurso do tempo não foi tão longo assim, é um prazo aceitável para que se espere então aplicar a advertência. Advertência pode ser aplicada tmb no aviso prévio (por que não??).

As testemunhas assinam que tomaram conhecimento de que vc se recusou a dar ciência de que estava recebendo a advertência. Vc e ninguém tem como saber se algum empregador falsifica advertências mantendo-as escondidas do advertido. As testemunhas é que se camadas a juízo para confirmar o que assinaram é que irão segurar a bucha caso tenham mentido.

• Angela de Matos

Mona, a advertência é a punição mais branda para o empregado, ela tem consequências internas e só poderá ser usada em uma justa causa para provar que o empregador o advertiu da falta cometida pelo empregado, ela também tem prazo, em média de 6 meses, não pode o empregador guardar por muito tempo, se nesse prazo o empregado cometer a mesma falta, poderá ser dada outra advertência, e nova falta , pode se dar a suspensão, sempre deixando o empregado ciente que após a suspensão se faltar novamente poderá ser motivo de justa causa, esse processo é durante todo o contrato de trabalho, pode ser até no aviso prévio, entretanto como ele já a advertiu, não pode aplicar agora outra penalidade mais grave a você por essa falta já advertida, somente se você faltar de novo ele dá outra advertência, se faltar novamente depois da advertência, pode dar suspensão e depois disso faltar outra vez aí sim poderá dar justa causa por reiteradas faltas. mas como disse, se isso acontecer agora no aviso, você consegue reverter a justa causa, pois sabe-se que muito empregador tem se utilizado desse instrumento para punir o empregado, com uma justa causa, é uma punição muito grave, por isso muitos Juízes não tem aceitado e revertido a justa causa em dispensa justa. Se você tiver que faltar de novo para participar de alguma seleção de emprego, enquanto estiver cumprindo o aviso, é melhor que você rompa já o contrato, informando a eles o seu desejo de se desligar antes do termino do aviso, assim eles desconta os dias que faltam do aviso, mas comunique essa sua intenção por escrito, também dê para o empregador assinar, assim você evita dissabores futuros e acho que é mais justo com o empregador, pois me parece que ele deu essa advertência pelo fato de não ter gostado de você pedir a demissão, deve ser por isso essa perseguição, então é melhor evitar o confronto, não acha?