Quando um jovem entra no mercado do trabalho como empregado, seja de uma empresa privado, seja de economia mista e recebe a inscrição PIS/PASEP, mas que durante sua vida laboral, apos baixa em sua CTPS, passa a ser empresario e mas para o fim de sua vida ativa para a exercer profissão liberal. A questão é seria possível ter apenas uma inscrição NIT? Ou em cada mudança de atividade ganharia um novo NIT?

Respostas

    A

    Arfrago Sexta, 18 de abril de 2014, 11h39min

    Celio De Holanda Freitas//
    Ao entrar para o mercado de trabalho como empregado, a empresa empregadora se encarregará de o cadastrar no PIS/PASEP e lhe fornecer um número que lhe servirá para (NIT-Número de Idendificação do Trabalhador), no INSS, serem registradas suas contribuições no CNIS.
    Caso ele venha, por conta própria, exercer uma atividade remunerada, atividade e remuneração comprováveis perante o INSS, será aproveitado o número(PIS/PASEP) que já possui e que geralmente tem um comprovante que acompanha a CTPS.
    Ele poderá ser empregado(contribuinte obrigatório) e ao mesmo tempo empresário(CI-Contribuinte Individual); também contribuinte obrigatório.
    Entretanto, enquanto for contribuinte obrigatório NÃO poderá vir a ser um Segurado Facultativo.
    Espero não ter me esquecido de algumas outras informações.
    Boa sorte.Sds.Arfrago.