Olá,

Tenho um terreno de esquina e cercado, já com calçamento, em uma área antiga e valorizada da minha cidade. Acontece que mesmo sem ter construído a minha casa ainda já estou me estressando com os dois vizinhos.

Um deles tem árvores no pátio e na calçada. Ele poda e larga tudo na frente do meu terreno. É o único. Conversei com ele e parece que resolveu. Agora o outro é triste. Ele não tem lixeira, e joga todo o tipo de lixo e entulho que encontrar na minha calçada. Eu acho que ele é do tipo "acumulador". Guarda muita porcaria e quando falta espaço, para se desfazer, larga tudo na minha calçada, e aqui na minha cidade a prefeitura não recolhe isto. Já conversei com ele, mas não resolve. Sempre tem lixo por tudo.

O que eu posso fazer neste caso? A prefeitura não fiscaliza. Diz que por lei municipal não podem beneficiar um particular, e ainda por cima tem a cara de pau de dizer que eu sou o responsável pelo lixo do meu terreno ou calçada e quem último caso quem seria notificado era eu!!! Terei que pagar para limpar entulho da minha calçada toda a vez que ele jogar! A polícia logicamente não vai fazer nada.

Pensei em pegar todo o lixo e largar na frente da casa do prefeito, só para ver o que acontece. Se a prefeitura não pode fazer nada, e a polícia não dá a mínima, então ninguém vai poder me impedir.

E o que posso fazer com o meu vizinho? Para quem recorro? O que eu faço?

Agradeço pelo ajuda

Respostas

    Suzana L. Alves

    Suzana L. Alves Sexta, 24 de outubro de 2014, 16h54min

    Se conversando com este vizinho você não obteve êxito ou boa vontade da parte dele, um caminho é ir fotografando tudo o que ele deixa na sua calçada e entrar com uma ação no Juizado Especial contra ele. No Juizado não é preciso advogado e não se paga custas processuais, mas por conta disso lá só podem ser propostas ações com valor baixo.
    Sugiro que você peça danos morais e junte fotos das várias vezes que ele jogou lixo, e peça que seja retirado o lixo que estiver, às custas do seu vizinho.
    Duvido que depois desse ele vai arriscar sujar sua calçada de novo.

    ?

    Desconhecido Segunda, 27 de outubro de 2014, 17h02min

    Obrigado Suzana!

    Stela Candace

    Stela Candace Segunda, 15 de dezembro de 2014, 20h19min

    Boa noite!

    Também tenho interesse nesse assunto. Moro em uma casa de esquina e tenho uma árvore bem na frente do meu portão. O dono de uma padaria que fica de frente usa a minha árvore como lixeira, dois sacos grandes todos os dias. Já conversei com ele que parou de colocar lixo nela por um tempo, porém voltou a colocar de novo. Estou me sentindo afrontada e desrespeitada com isso. Não sei se a atitude dele é permitida por lei e estou pensando em ligar para a prefeitura para que ela instale uma lixeira adequada na frente do estabelecimento dele. No entanto, gostaria de saber se é um caso que o Juizado Especial possa resolver. Qual é a melhor orientação?

    Grata pela atenção.

    A

    Anderson Segunda, 15 de dezembro de 2014, 22h16min

    Procure a prefeitura.

    Stela Candace

    Stela Candace Domingo, 21 de dezembro de 2014, 9h43min

    Conversei hoje com os garis. Ele realmente não pode colocar lixo, principalmente porque não é uma lixeira é uma árvore, o que piora a situação. Fui orientada a tirar fotos e tomar providências juntos à prefeitura mesmo. Como vc comentou.

    Paulo Pereira

    Paulo Pereira Sexta, 09 de janeiro de 2015, 2h35min

    Tenho um problema semelhante, ao lado de casa tem um terreno murado com uma construção embargada, tem pelo menos 5 vizinhos que usam essa causada como lixeira e o cheiro do lixo podre vem todo pra dentro de casa, pedi hoje a um deles pra colocar o lixo mais pra baixo, que fique mais afastado do meu portão, fui motivo de chacota, ficou dando risadas e mandou eu ligar para a prefeitura, o lixeiro passa de segunda, quarta e sexta, eles colocam o lixo nos dias errado, o lixo passa o dia todo no sol forte, o cheiro é insuportável.

    Abelaine da Silva

    Abelaine da Silva Quarta, 26 de agosto de 2015, 14h55min

    A minha duvida ja foi respondida e ja vinha fotografando o lixo mas vou por uma camera para pegar tbm os vizinhos abusados pois trabalho e so vejo qnd chego. so nao seibonse achar no Rio de Janeiro o juizado especial

    M

    Mateus Cruz Quarta, 18 de novembro de 2015, 22h46min

    Boa noite! Aonde moro tem um beco onde residem varias pessoas devido nao terem lugar pra colocarem o lixo todas as noites põe na minha porta. O q fazer?

    R

    Rosana De Oliveira Sábado, 26 de dezembro de 2015, 0h06min

    Eu coloquei câmeras na minha casa, após ser denunciada por entulho na minha porta, hj a câmera pegou os denunciantes colocando lixo na minha porta, fora o banheiro dos cachorros deles. Estou mesmo com as câmeras tendo problemas, cuido do meu lixo e casa, mas ta difícil

    D

    Desconhecido Sábado, 26 de dezembro de 2015, 7h35min

    processe-os pegue as imagens leve na prefeitura.

    L

    Lara Abe Terça, 29 de dezembro de 2015, 18h14min

    Olá!! Estou com um problema semelhante. Tenho vários vizinhos assim o pior é uma vizinha que mora na casa de esquina e moro na outra esquina. Ante do meu pai deixar a casa pra mim, ela estava fechada, e esta vizinha deixava um monte de coisa velha dela, inclusive um carro. Desde quando peguei as chaves pra começar a reforma pra entrar, venho pedindo pra ela retirar o carro pra eu poder lavar minha calçada, ela fala que vai tirar, da umas desculpas e assim foi indo, já há 6 meses nessa situação. O resto ela tirou logo quando começou a reforma, mais ja estou morando lá e nada. Ela ainda veio dizer ao meu marido que ela já se informou e sabe que pode deixar o carro ali, mais que por "boa vizinhança" quando eu começar a lavar a parte que está o carro ela corre lá tirar!! é muito desaforo! Esse carro fica dia e noite, é carro só lataria, só acumulando agua e sujeira, isso quando ela não estaciona o outro carro dela de uso tbm do meu lado da calçada, não posso parar meu carro ali, quando vem minha familia e parentes, eles tem que colocar na frente de outras casas pq não posso por na minha. E a dela fica lá, limpa e desocupada. O que posso fazer, porque já estou quase perdendo a cabeça.

    D

    Desconhecido Terça, 29 de dezembro de 2015, 18h38min

    assim1 vou te contar uma coiaa da uma olhadinha ve se não tem cam na rua pega um galão de álcool e. ......zás fogo fogo fogo

    Adriana Carvalhal

    Adriana Carvalhal Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 0h12min

    e se o meu vizinho joga o lixo na guia da sarjeta em trente a minha casa ????

    Poliana Fernandes

    Poliana Fernandes Terça, 23 de agosto de 2016, 9h18min

    Bom dia! Moro num condomínio que já tem vários processos contra a construtora pq era pra ser um condomínio fechado e eles não o fizeram, hoje temos uma associação responsável para resolver todos esses problema. O que eu quero saber de você é que os responsáveis pela associação gostam de fazer muita confusão e eu sempre bato de frente com eles pq não seito muitas coisas que eles fazem e hoje pela manhã tenham alguns restos de construção na jardineira que fica na frente da minha casa e a única casa da minha rua que esta utilizando desse material é a de um dos responsáveis pela associação. Se tiver como eu provar que foi essa pessoa posso entra com algum processo?

    Paulo Braga

    Paulo Braga Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 10h08min

    bom dia!!
    estou com este problema também.
    mais não sei qual e o vizinho que esta fazendo isto. ou se são mais de um pois trabalho o dia todo e só volto pra casa a noite..
    Em que lei ambiental esta regulamentado a respeito deste casa...

    Elias Teixeira

    Elias Teixeira Sábado, 11 de fevereiro de 2017, 15h24min

    Tudo bem pessoal.... Que coisa complicada em..... Resolvi fazer uma placa e colocar para todos verem.. Veja modelo.....

    Sorria!!!! Você esta sendo filmado....
    Essa calçada não é lixeira, não jogue lixo aqui
    Sujeito a devolução e denuncia

    O lixo que você joga aqui não fala,
    mas ele diz muito sobre você.
    Estou sentindo afrontado e desrespeitado...

    Luz Solar Felix

    Luz Solar Felix Quarta, 01 de março de 2017, 3h00min

    meus vizinhos fazem festa na minha calçada, o que fazer? eles levam bebidas, copos, petiscos e o dominó para jogarem. jogam, fazem piadas e riem alto, falam palavrões e ainda dizem pornografias quando eu ou minha filha entra ou sai de casa.