Boa noite, gostaria de um esclarecimento...Fiquei afastada por 6 meses pelo inss, nesse período usei o plano de saúde que a empresa nos concede, passei por cirurgia, e demais exames... qdo me afastei pedi pra empresa me passar o valor mensal do que eu usasse do plano, eles concordaram, mas nunca entraram em contato para a cobrança. Em fevereiro retornei ao trabalho e qdo fui receber meu pagamento agora em março eu só recebi o salário familia R$26, 20...A empresa reteve meu salário todo para a cobrança do plano se saúde, falei com eles e disseram q não irão devolver nada, estou desesperada..E fui comunicada que eles cortaram meu plano de saúde tbm, estou em tratamento ainda, preciso muito do plano saúde, nunca me neguei a pagar, e até onde eu sei só poderiam descontar 30% do meu salário. E ja salientaram que na folha deste mês irão reter novamente. Preciso de orientação por favor.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 02 de abril de 2015, 16h12min

    Eles pode descontar mas não podem reter seu salário, busque aseu Sindicato para que possam intervir a seu favor e esclarecer com o seu RH que a retenção é ilegal.

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de abril de 2015, 17h42min

    Estou sem salário, e ainda por cima cortaram meu plano de saúde, estou em tratamento...Isso é ilegal não é? Ja que o plano é coletivo. Posso entrar com algum tipo de ação? Essa situação virou minha vida ao avesso, um filho pequeno pra sustentar.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 02 de abril de 2015, 19h09min

    Antes de entraer na justiça, coisa que vai lhe tomar tempo, busque o juridico de seu sindicato, tente que alguém lá ligue para a empresa e converse com seu patrão ou com o RH, esclarecendo a ilegalidade que é a retenção do salário para o desconto da dívida, e terem cortado o plano de saúde sem aviso prévio.

    As vezes uma simples conversa encurta procedimentos.

    ?

    Desconhecido Sexta, 03 de abril de 2015, 2h55min

    Obrigada farei isso sim..Outra dúvida, em relação ao meu caso cabe algum tipo se ação contra a empresa? Se houver, qual seria

    A

    Advocacia Samucopama - [email protected] Quinta, 16 de abril de 2015, 2h09min

    Boa noite, Roberta.

    O seu caso foi grave.

    Cabe Reclamação Trabalhista pleiteando Danos Morais, Ressarcimento dos Descontos e ainda Reativação do Plano de Saúde.

    Att,
    Equipe Advocacia Samucopama.