Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Adriano
    16/06/2003 10:11

Quatro pessoas foram flagrados com 02(dois) tatús. Os agentes do IBAMA aplicaram multa induvidual de R$ 1.000,00(mil reais) a somente dois deles. Os outros dois não faram autuados. Os agentes justifcaram a não aplicação da multa devido estarem portando documentação pessoal. Considerando que a legislação ambiental diz que a multa é por unidade de animais, acredito que além da aplicação ser excessiva - R$ 2.000,00 no total - os outros foram excluidos ilegalmente.Como não tenho prática em direito ambiental e pretendo apresentar recurso, pergunto: o meu raciocino está correto? O recurso é administrativo e deve ser apresentado no Escritório do IBAMA da circunscrição? Se possuir algum modelo, gostaria que me enviasse. Obrigado.

2. roberto
    21/12/2003 19:43

Sou militar atualmente na reserva e trabalho com assessoria juridica ambiental, tenho essas multas com frequencia em minha mesa e no fato citado por ti...ocorrem diversas irregularidades:
    1- o fato de portar documento nao é razão para nao multar alias, essas autorizações sao renovaveis ano a ano.. dai nao servir como desculpa...

2- a multa é valorada por especie e quantidade;
    3- deve ser considerado o principio da proporcionalidade com julgados no TFR da 5ª
    4- o Recurso é endereçado ao Diretor do IBAMA, no estado nao importando, a circunscriçao onde seja protocolado, ha protocolo integrado.
    Espero que tenha auxiliado...

um abraço...

3. Bárbara Rufino
    15/05/2004 14:12

A defesa Administratva deve ser protocolada no IBAMA, da jurisdição onde aconteceu o fato no prazo de vinte dias, de acordo com a IN 08/2003, endereçado ao Gerente executivo do IBAMA, relatando os fatos e sempre citando o artigo que possa enquandrar o caso da Lei de Crimes Ambientais e tempestivamente

4. claudemir premoli
    13/11/2008 19:02

gostaria da manifestação em atençao do assunto