Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 22 de maio de 2015, 17h49min

    DAVI

    Para incluir sobrenome de avós, basta a sua certidão de nascimento. Para incluir sobrenome de bisavós, basta a certidão de nascimento de seu pai ou mãe (depende da linha familiar) e a sua certidão de nascimento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Sexta, 22 de maio de 2015, 17h57min Editado

    E é possível uma variação ortográfica?Quanto custa esse processo?Quanto tempo dura esse processo?

    Obrigado

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 22 de maio de 2015, 17h58min

    Nenhuma

    ?

    Desconhecido Sexta, 22 de maio de 2015, 20h08min

    Ah...me desculpe incomodar, mas tenho mais uma dúvida: só é possível fazer a inclusão de sobrenome, com as certidões de nascimento, ou eu posso justificar usando outros documentos que comprovem o sobrenome de meus ascendentes?

    Obrigado

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 22 de maio de 2015, 20h30min

    DAVI

    É possível incluir sobrenomes até de bisavós. E para isto basta certidão de nascimento dos nosso pais. Porque nelas constam os nomes dos nossos bisavós. E as certidões de nascimentos de nossos pais podem ser obtidas até pela internet. Outros documentos não valem para este fim.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Eduardo Domingo, 24 de maio de 2015, 9h50min

    Boa tarde Herbert, eu tenho um sobrenome, chamado: "Ker" e por ser fonéticamente parecido com a palavra "quer", sempre fui alvo de chacotas, do tipo:"O que voce Ker?", e de algumas até mais pesadas...esse ano irei completar 18 anos, e gostaria de saber, se tem a possibilidade de troca de sobrenome?
    Muito obrigado, Eduardo

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 24 de maio de 2015, 10h20min Editado

    EDUARDO

    Aos 18 anos de idade existe facilidade para alterar prenome e não sobrenome. O que é possível é incluir algum sobrenome de avós em uma posição que atenuaria a importância deste sobrenome KER (podendo abreviar etc).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Eduardo Domingo, 24 de maio de 2015, 10h35min

    Como assim "abreviar, etc"?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 24 de maio de 2015, 10h39min Editado

    EDUARDO

    Se você incluir algum sobrenome avoengo na última posição o sobrenome KER passaria para o meio do nome, deixando de ser o mais importante. Bem por isto, poderia ser abreviado em algumas ocasiões.

    E

    Eduardo Domingo, 24 de maio de 2015, 10h55min

    E para adicionar um sobrenome, o que devo fazer?

    E

    Eduardo Domingo, 24 de maio de 2015, 10h56min

    Queria adicionar o da minha trisavó, o que devo fazer?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 24 de maio de 2015, 11h00min

    EDUARDO

    Os juízes limitam até BISAVÓS. Sendo de bisavós basta a CERTIDÃO DE NASCIMENTO de seu pai ou mãe (conforme o caso) porque nesta certidão já consta o nome de seu bisavô. Além de seus próprios documentos. E entregar para o advogado ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.

    E

    Eduardo Domingo, 24 de maio de 2015, 11h07min

    Os juízes permitem até bisavós, em qualquer idade, ou eles permitem só para quem quer incluir sobrenome aos 18 anos?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 24 de maio de 2015, 12h09min

    EDUARDO

    Para qualquer idade.

    E

    Eduardo Domingo, 24 de maio de 2015, 16h12min

    E se eu quiser adicionar um sobrenome, que minha bisavó retirou ao se casar, pois assim, a certidao da minha mae, nao adianta de nada...?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 25 de maio de 2015, 13h04min

    EDUARDO

    Mesma situação. Ou seja, bisavó que optou por excluir.

    E

    Eduardo Segunda, 25 de maio de 2015, 14h43min

    Mas aí, eu não tenho direito, de incluir esse sobrenome?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 25 de maio de 2015, 15h02min

    EDUARDO

    Foram dezenas de tentativas de incluir sobrenomes de trisavós (ou de bisavós que excluíram o sobrenome quando casaram). Obtive êxito em menos de 30% das tentativas. Particularmente, nestas duas circunstâncias acima eu não tento mais. Consulte pessoalmente um advogado cível e esclareça seu caso com ele.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Eduardo Segunda, 08 de junho de 2015, 16h00min

    Quais contatos de advogados cíveis, você me indicaria, se possível, você colocaria o email deles, para melhor contato?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 08 de junho de 2015, 16h35min Editado

    EDUARDO

    Só conheço eu mesmo que faz este tipo de processo com exclusividade. É que neles não há audiência. E como sou Professor de Direito em período integral e não posso sair das Faculdades para ir aos Foruns participar de audiências que outros tipos de processos teriam. Então não tenho indicações de outros advogados que atuem nesta área.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com