Eu tenho a guarda unilateral de minha filha des dos seis meses de idade dela. Em 2013 Dilma assinou uma lei sobre a guarda compartilhada. Como fica hj ? A guarda ainda é unilateral ou automaticamente passou a ser compartilhada ? Desculpem eu sou leiga

Respostas

    Ed José

    Ed José Terça, 26 de maio de 2015, 7h53min

    É uma pena que use algo, e não saiba como funciona.
    Continua do jeito que está até a outra parte, pai, mãe, que não tiver a guarda provocar a justiça para alterar a situação.
    Bom dia!

    P

    Pai Gente Fina Terça, 26 de maio de 2015, 9h18min

    Continua como está até que uma das partes requeira a guarda compartilhada.

    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de maio de 2015, 9h26min

    A guarda juducial só se modifica se a justiça for provocada, nada é automático, é preciso, inclusive que alguma das partes manifeste interesse em estabelecer a guarda como comparitlhada.

    Definir na justiça a guarda não é uma questão obrigatória, visto que pais continuam pais mesmo que a relação conjugal se extinga, eles se divorciam entre sí e não dos filhos, portanto, vai-se a justiça APENAS quando ambos desejam a guarda para sí exclusivamente por motivos que julgue o outro incapacitado para exercê-la, ou quando um dos genitores quer algo que o outro genitor discorde, então eles procuram a justiça para que esta decida a lide, definindo quem deles poderá ter mais voz ativa.

    Isso acaba com a instituição da guarda compartilhada, onde ambos genitores terão de agir como agiriam pais que vivem ainda em familia, pois, afinal, ainda são familia, só não são mais o parceiro um do outro.

    ?

    Desconhecido Terça, 26 de maio de 2015, 9h51min

    Obrigada! Me ajudaram muito.