Bom dia, estou com uma dúvida e agradeço muito se alguém puder me ajudar. Vou ser o mais breve possível : Sou funcionário concursado dos correios(atendente comercial). Entrei na empresa e depois de um certo tempo de trabalho meu quadro psicologico ficou instável, evoluindo para depressão severa e crises de ansiedade. Além disso realizei transplante de órgão(rim) alguns anos atrás e tomo medicamentos poderosos para evitar a rejeição o que agrava o meu quadro emocional. Com estes problemas todos acabei nao suportando a pressão e fui a um psiquiatra o qual me recomendou pedir auxilio doença, o que o inss me concedeu. Passado mais de um ano e meio em beneficio o médico perito do inss constatou que eu deveria ser encaminhado para a tal reabilitação profissional. Pois bem, depois de alguns meses aguardando o contato do INSS fui convocado para a reabilitação e compareci no dia e hora marcados. O médico da reabilitação disse que eu não me encontro apto a retornar as minhas funções nos correios, e disse que eu tenho 3 caminhos na reabilitaçao : voltar a empresa na função que eu exercia, voltar na empresa reabilitado em outra funçao ou me aposentar por invalidez(o que obviamente eu não quero pois sou jovem demais para isso). Me senti ofendido na consulta com o perito da reabilitaçao, pois o mesmo me tratou com ironia em alguns momentos dizendo que por eu ser transplantado não posso "Pegar vento sul pq fica doente", ai tomo "500" remédios por dia e fico ruim, etc. etc. Me senti humilhado. Além de tudo o mesmo não chegou a conclusao nenhuma, me deu um prazo de 30 dias para que eu apresente os prontuários médicos do meu psiquiatra, coisa que eu de forma alguma irei fazer pois isso é sigilo entre médico-paciente e não quero que o medico do inss tenha acesso a tudo que eu conversei com meu psiquiatra coisas muito pessoais sobre minha vida, minha situação com familia, emocional, etc... Cheguei a conclusão que nos correios não quero mais trabalhar mesmo reabilitado. Já que o perito do inss disse que nao posso mais permanecer encostado, então quero pedir demissão da minha empresa, cancelar toda essa reabilitação com o inss e seguir meu tratamento médico e depois tentar voltar ao mercado de trabalho como autônomo mesmo, o que é melhor para mim, pois tenho uma profissão. Como devo proceder para me demitir da empresa ? Como cancelo essa reabilitação com o INSS ? Pois não irei mais comparecer a estes chamados para ser humilhado como fui, e muito menos levarei o prontuário do meu médico. Se alguém puder ajudar agradeço muito. Não pretendo entrar na justiça nem nada, apenas quero ficar livre para exercer minhas atividades como autonomo, ou seja, quero minha alta independente de estar apto ou nao, já que pretendo me demitir. Obrigado desde já Rafael.

Respostas

    W

    Walter Gandi Delogo Sexta, 31 de julho de 2015, 13h22min

    Se a perícia médica do INSS lhe conceder alta do benefício, isto é, encerrar o mesmo, você poderá pedir demissão na empresa onde trabalha e promover a respectiva rescisão do contrato de trabalho. É bom que você também diga para os médicos-peritos que não mais lhe interessa submeter-se ao processo de reabilitação profissional, visto que seu objetivo é rescindir seu contrato de trabalho junto à ECT para tentar uma nova atividade por conta própria. O que não é permitido é você rescindir seu contrato de trabalho estando em gozo de auxílio-doença, visto que em tal situação o contrato de trabalho é considerado suspenso, não podendo ser rescindido. 31/08/2015.

    A

    Armando Sexta, 31 de julho de 2015, 19h56min

    Dr. Walter. "in fine" leia-se 31/07/2015 ? rs rs
    Um abraço.
    Armando

    W

    Walter Gandi Delogo Sábado, 01 de agosto de 2015, 18h08min

    Falou Armando - 31/07/2015. Fica corrigido.

    ?

    Desconhecido Terça, 04 de agosto de 2015, 17h59min

    Boa tarde Dr. Walter!

    Muito agradecido pelo exclarecimento. Irei agendar novo retorno com estes peritos e explicar o meu desejo de não mais ficar em auxilio doença nem seguir em reabilitação, creio que não encontrarei problemas, já que pro INSS é um fardo a menos né rsrs.