Olá.

Há 3 semanas perdi minha CNH. Procurei pelos lugares onde passei, mas não encontrei nada. Como estava no prazo para renová-la, fui buscar informações na auto-escola de como deveria proceder. Questionei se deveria fazer um B.O. para assegurar-me de qualquer problema futuro, mas me informaram que as Delegacias não fazem mais o Boletim de Ocorrência para Perda de CNH, somente em caso de furto ou roubo da mesma. A própria auto-escola então, fez uma "Declaração" de extravio de CNH, me mandou reconhecer firma em Cartório e enviou tal declaração para a Delegacia. Achei a declaração meio estranha, pois nela consta apenas que eu perdi minha CNH e que "me responsabilizo por todos os atos que ocorrerem depois disso". Isso me resguarda de algo? Será que devo tentar fazer um B.O mesmo assim? Minha preocupação, na verdade, não é com a CNH, mas sim com o fato de constarem nela, os dados de CPF e RG meus. E se usarem esses meus dados para algum ato criminoso, ou para fazer alguma dívida em meu nome? Como posso me resguardar disso? Aguardo resposta e agradeço desde já!

Respostas

    W

    Waldomiro F. Rith Terça, 14 de agosto de 2007, 18h01min

    Boa Noite Cátia Silene. Primeiramente...Lindo seu nome.
    Olha dá para vc fazer o BO atraves da Net, neste site http://www.ssp.sp.gov.br/bo/, com certeza desta forma vc se resguardará de seus direitos.
    A partir dai, vc deve tentar retirar uma segunda via da sua CNH, através da Ciretarn de sua cidade, em caso de recusa, vc deve entrar judicial, que com certeza obtera sucesso.
    abraços.

    W

    Waldomiro F. Rith Terça, 14 de agosto de 2007, 18h12min

    Cátia..consegui novidades para vc.
    abaixo como vc deve proceder para retirar a segunda via de sua CNH, masmesmo assim proceda e faça o BO, para asseguarar-se dos seus documentos.
    Abraços

    Serviços Prestados pelos CFCs (Centro de Formação de Condutores)

    2ª via da CNH
    Valor referente à expedição da 2ª via da CNH - R$ 47,24.
    Procedimento:
    1. Apresentar no CFC:
    - Carteira de Identidade (original e cópia);
    OBS 1: Se você perdeu a sua Carteira de Identidade, poderá levar Passaporte dentro do prazo de validade ou Carteira de Órgão de Classe, Conselhos ou Entidades (OAB, CRM, CRP, CRO, CREA, MEC, COREN...), carteira de identidade de estrangeiro (RNE ou MRE) com classificação permanente, dentro do prazo de validade. A foto da Carteira de Identidade não pode ser infantil e o documento não pode ter sido replastificado e nem ter aberturas na plastificação.
    - CPF (original e cópia);
    OBS 2: Se sua Carteira de Identidade já possuir o n° do CPF e este estiver correto, não há necessidade de levá-lo.
    - Comprovante de residência (original e cópia) ou Declaração de Endereço que pode ser preenchida no CFC;
    - Duas fotos 3x4 (coloridas com fundo claro);
    2. Preencher no CFC a "Declaração de Perda ou Roubo";
    3. Retirar no CFC a guia (GAD-E) para pagamento, referente à:
    - Expedição da 2ª via da CNH: R$ 47,24;
    4. Efetuar o pagamento no Banrisul, com a guia (GAD-E) fornecida pelo CFC;
    5. Aguardar a CNH que será entregue pelo correio em até 5 dias úteis no local indicado.
    2ª via da CNH
    Valor referente à expedição da 2ª via da CNH - R$ 47,24.
    Procedimento:
    1. Apresentar no CFC:
    - Carteira de Identidade (original e cópia);
    OBS 1: Se você perdeu a sua Carteira de Identidade, poderá levar Passaporte dentro do prazo de validade ou Carteira de Órgão de Classe, Conselhos ou Entidades (OAB, CRM, CRP, CRO, CREA, MEC, COREN...), carteira de identidade de estrangeiro (RNE ou MRE) com classificação permanente, dentro do prazo de validade. A foto da Carteira de Identidade não pode ser infantil e o documento não pode ter sido replastificado e nem ter aberturas na plastificação.
    - CPF (original e cópia);
    OBS 2: Se sua Carteira de Identidade já possuir o n° do CPF e este estiver correto, não há necessidade de levá-lo.
    - Comprovante de residência (original e cópia) ou Declaração de Endereço que pode ser preenchida no CFC;
    - Duas fotos 3x4 (coloridas com fundo claro);
    2. Preencher no CFC a "Declaração de Perda ou Roubo";
    3. Retirar no CFC a guia (GAD-E) para pagamento, referente à:
    - Expedição da 2ª via da CNH: R$ 47,24;
    4. Efetuar o pagamento no Banrisul, com a guia (GAD-E) fornecida pelo CFC;
    5. Aguardar a CNH que será entregue pelo correio em até 5 dias úteis no local indicado.

    I

    ISS Sexta, 17 de agosto de 2007, 19h36min

    Cátia, boa noite.
    Émbora a delegacia não faça BO de perda de CNH você poderá fazer um Boletim de Ocorrencia de preservação de direitos afim de resguardar de problemas futuros.
    outra coisa se voc~e tiver tem não gaste dinheiro com Auto escola despachante etc.
    Vá até a ciretran lá tem um formulario que você mesma pode preencher, com seus dados solicitando a emissão de nova carteira, voce mesma paga a taxa junto a nossa caixa nosso banco, passa pelo médico e se tiver que fazer a prova de primeiros socorro e direção defensiva a ciretran irá marcar dia e hora para voce fazer
    voce ira economizar uns 70 a 80 reais.

    J

    jadson_1 Quarta, 14 de janeiro de 2009, 19h24min

    boa tarde.....perdi minha cnh e gostaria d saber como eu pego a segunda via o mais rapido posivel ..pq nao estou no brasil e vo d ferias e nao queria dirigir cem carteira..eu tenho a carteira de motorista inglesa quanto tempo posso andar ai com ela..
    des d ja muito obrigadoooo

    J

    juliana peixoto Terça, 14 de abril de 2009, 1h20min

    boa noite, perdi minha cnh e estou há dias tentando fazer o BO,na internet e está impossível, o site só dá erro e olha que tentei por vários dias, fui a um posto policial e fui informada de que somente poderia faze-lo no poupa-tempo ou em uma delegacia; me dirigi a uma delegacia e disseram que eu poderia fazer porém iria demorar um pouco... mais de uma hora aguardando e nada; fui embora para voltar depois em uma outra hora, voltei no dia seguinte e fui informada de que a delegacia NÃO FAZ BO PARA PERDA DE DOCUMENTOS,(sendo que no dia anterior fui informada que faria) . O policial ainda alterou sua voz comigo e me tratou com deboche informei a ele que não conseguia fazer pela internet e também não tinha tempo de ir ao poupa tempo já que desmarquei com vários clientes meus para poder ir a delegacia. um pequeno detalhe é que os policias estavam comendo e papeando, portanto minha dúvida é a seguinte: a delegacia faz ou não BO nestes casos? gostaria de saber mais sobre os meus direitos o dever da polícia não é proteger e servir?
    me senti muito desrespeitada com a forma com que fui tratada. Como posso preservar meus direitos? como devo proceder neste caso?

    Desde já agradeço, aguardo resposta

    I

    ISS Terça, 14 de abril de 2009, 10h53min

    Realmente a DP não faz mais boletim de perda de Doc, o máximo que se faz é uma declaração de perda de doc. a simples perda CNH é facil de resolver é so ir a um despachante e fazer o requerimento da 2ªvia. nem precisa de BO da PC.

    D

    Dony Guimarães Terça, 25 de setembro de 2012, 18h48min

    estava com a carteira provisoria(autorização para dirigir) e tive uma infração grave e perdi minha carteira, não transferi um carro que estava em meu nome no periodo de 30 dias, isso ninguem sabe que é infração grave,, qual seria meu procedimento.?

    D

    Dony Guimarães Terça, 25 de setembro de 2012, 18h48min

    estava com a carteira provisoria(autorização para dirigir) e tive uma infração grave e perdi minha carteira, não transferi um carro que estava em meu nome no periodo de 30 dias, isso ninguem sabe que é infração grave,, qual seria meu procedimento.?

    Duduzinho Domingos

    Duduzinho Domingos Sexta, 05 de dezembro de 2014, 17h16min

    Eu fiz boletim da perda da minha habilitação só que encontrei como faco pra retirar o boletim

    D

    Desconhecido Domingo, 07 de dezembro de 2014, 12h47min

    não faz, procure a ciretran e veja se ela foi cancelada, se foi solicite as devidas alterações.

    Edi Rodrigues BD

    Edi Rodrigues BD Segunda, 19 de janeiro de 2015, 16h48min

    acho que perdir a minha CNH so que nao tenho certeza se a perdir ou nao mais em fim... tenho medo que se a perdir eu tenha problemas futuros ou se nao a perdir deve estar em algum lugar da minha casa bom! em fim... o que devo fazer?.

    D

    Desconhecido Terça, 20 de janeiro de 2015, 7h16min

    procure se não a encontrar registre via internet o extravio da cnh e depois solicite na ciretran a 2ª via.

    V

    valeria de almeida duarte Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 21h33min

    Oi Boa Noite,gostaria de saber como devo agir,pois a auto escola extraviou a minha CNH quando eu tinha dado entrada pra a renovaçao ,agora eu devo pedir renovaçao ou 2 via??Atenciosamente Valeria

    D

    Desconhecido Domingo, 01 de março de 2015, 7h39min

    se foi emitida a renovação é claro que deve pedir a segunda via.

    Andreia Hess

    Andreia Hess Sábado, 25 de abril de 2015, 17h28min

    Minha pergunta é ,como estraviei minha carteira de motorista, como posso saber qual seria a data de renova-la .não seria mais facil

    D

    Desconhecido Sábado, 25 de abril de 2015, 19h08min

    qualquer despachante faz a consulta

    Neguim Neguim

    Neguim Neguim Terça, 16 de junho de 2015, 18h11min

    quanto tempo tenho para solicitar outra cnh??

    Felipe Oliveira

    Felipe Oliveira Quinta, 25 de junho de 2015, 10h25min

    Bom dia pessoal!

    Eu perdi a minha CNH, porém não sei o número dela. Como posso fazer pra encontrar apenas com o CPF?

    D

    Desconhecido Quinta, 25 de junho de 2015, 11h04min

    qualquer despachante faz isso para vc.

    Mayara de Jesus

    Mayara de Jesus Sexta, 11 de setembro de 2015, 22h09min

    Ola, boa noite.
    Perdi minha CNH, pedi a 2 via mas logo depois encontraram e me devolveram.
    Posso continuar andando com a CNH encontrada?