Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. R C S
    30/11/2007 03:09

    BOM DIA !!!

    REGISTREI MINHA FILHA DIA 29/08/2007 COMO MARIA ELISA DOS SANTOS SILVA, MAS SOMENTE AGORA NOTEI QUE NA SUA CERTIDAO ESTA MARIA LISA DOS SANTOS SILVA, O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE ERRO, TENHO A PREOCUPAÇÃO DE QUE SE CONTINUAR COM O NOME ERRADO, SEJA MOTIVO DE "PIADA" QDO COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA.
    QUE DEVO PROCURAR O CARTORIO??, TENHO COMO RESOLVER ISSO NAS PEQUENAS CAUSAS??, VOU PRECISAR DE ADVOGADO?? , ISTO DEMORA??.
    AGUARDO RETORNO.
  2. Joao Celso Neto/Brasíla-DF
    30/11/2007 08:24 | editado

    Difícil vai ser provar que você queria Elisa e assinou o termo onde constava Lisa. Ou seja, que foi um erro do Escrivão que fez o registro.

    Uma primeira tentativa é procurar o Juiz a que esteja ligado o Cartório e tentar convencê-lo de que houve um erro. O Tabelião pode também fazer, ou não, a alteração (correção). Num caso e no outro (juiz ou tabelião) vai depender do grau de convencimento deles.

    Se não conseguir, pode tentar (creio que com pouca chance de sucesso) alterar o registro via Juiz de Registros Públicos. Vai precisar de advogado, podendo ser alguém da Defensoria Pública.

    Não vejo por que virar piada, se Lisa é tão bonito e comum quanto Elisa. Essa a dificuldade de mudar (falta de um motivo forte; se fosse Blisa, Flisa, Plisa, por exemplo, seria mais fácil, a meu ver).
  3. GLC
    30/11/2007 19:34

    Procure o Cartório para alegar erro de grafia, segundo o art. 110 da Lei 6015, caso o escrivão não se convença tem que fazer como o João Celso esclareceu, através da via judicial.
  4. Ana Elena Alves de Lima
    01/12/2007 13:58

    Se com o sugerido pelo Dr. João não conseguir seu intento, também acho que Lisa é um nome tão bonito como Elisa, entretanto como argumento para sua filha não ser alvo de "piada", de situações vexatórias pois ao que percebi para senhora no sua percepção o Lisa não é nome, mas sim substantivo lisa de por exemplo superfície, caso entre com uma ação, pergunta se é demorada, bem o tempo de espera até uma sentença , é sempre maior do que o desejado.
  5. ALINE_1
    28/04/2008 10:21

    Registrei o nome da minha sobrinha errado que deveria ser Ana Beatrhyz e está como Beathyz faltando um "R", vou ter dificuldade de corrigi? Quais os procedimentos devo tomar?
  6. GLC
    28/04/2008 16:13

    Minha Cara Aline:

    Você deve procurar o próprio Cartório e pedi a retificação de grafia, que será feito uma petição ao próprio escrivão alegando a falta do R, conforme o art. 110 da Lei 6.015.
    espero ter ajudado.
  7. Mara Rubinstein de jesus
    07/06/2008 11:23 | editado

    Tambem estou com um problema parecido, so que foi meu genro que registrou meu netinho, no dia que nasceu, levou o nome que ele queria colocar em seu filho por escrito, la eles o modificaram, era pra ser Braym Antoni eles registraram como Brayan e agora que posso fazer para mudar? eles nao querem aceitar, disseram que uma vez registrado acabou, mas e o direito de escolha? como fica?? Me ajudem a esclarecer este assunto por favor...Desde já agradeço ..Obrigada.
  8. GLC
    08/06/2008 00:05

    Minha Prezada:

    O Cartório não pode mudar o prenome, conforme estabelece o art. 58 da Lei 6.015, portanto uma vez registrado não pode mudar o prenome, a não ser que o nome provoque vexame, constrangimento ou algo parecido.

    Abraços.
  9. Renato R. R.
    25/07/2008 13:16

    Prezado Geraldo,

    Corrija me se estiver errado. O prenome também se enquadra nos casos do art. 110, caso tenha havido mero erro de grafia nele, correto?

    Ademais, como proceder caso a pessoa não more mais no Estado onde foi registrada e queira corrigir o nome? É possível protocolar um pedido de correção no Fórum da cidade onde mora, para que seja encaminhado para a jurisdição adequada?

    Agradeço antecipadamente a ajuda.

    Abraços.
  10. GLC
    25/07/2008 22:19 | editado

    Prezado Renato:

    Em se tratando de grafia o correto será fazer no próprio cartório. Porém, acredito que nada impede que o Registrando solicite a Retificação no local onde reside, logo após adquirir o Mandado será encaminhado ao Cartório de origem para a devida retificação.
    Abraços.
  11. glaucia thomazin
    30/11/2008 18:24

    Olá boa tarde.


    Talvez o meu caso seja mais complicado, eu Me chamo Glaucia S. Thomazin e meu pai Raoul G Thomazin , mas o meu avô (pai do meu pai) se chamava Justo Thomazini houve um erro no cartório na hora que registraram meu pai, e assim quando fui registrada recebi o sobrenome de Thomazin , queria saber se tem alguma chance de corrigir esse erro.


    grata
  12. Arthur SPM
    30/11/2008 18:59

    Sra. Gláucia,

    No seu caso, a correção só é possível pela via judicial, por meio de ação de retificação de assento civil. Evidentemente, será preciso juntar documentos do seu avô (certidão de nascimento, de óbito, etc) a fim de comprovar a correta grafia do patronímico dele.
    Instruindo a ação corretamente, não vejo como o Judiciário negar tal retificação. Suas chances são, pois, muito grandes.

    Att.
  13. monique borgete
    16/12/2008 16:57 | editado

    Boa Tarde,

    Meu sobrenome esta errado ao invés de BORGETE É BURGUETTI, isso já vem desde o registro do meu pai, quero corrigi-lo, como, onde e quais os custos?
  14. GLC
    17/12/2008 00:26

    Antes de tudo contratar um advogado para pedir a retificação, que pode ser no lugar de seu domicílio, juntando documentos que comprovem o erro, logo depois será enviado Mandado de Averbação para a devida retificação. As despesas com advogado, as custas do processo e do cartório. É preciso conversar com umadvogado para saber quanto vai custar as despesas.
  15. Flávia Coelho
    30/12/2008 15:22

    Olá!
    Meu nome é Flávia Bernadeth e constava no meu primeiro registro de nascimento assim como em todos os meus documentos. Ocorre que por a certidão se encontrar velha necessitei tirar segunda via, aí que está o problema pois veio escrito BERNADETE.
    Quis modificar para a grafia à qual já estava acostumada, mas foi alegado pelo cartório que no livro de registro consta como BERNADETE embora no índice esteja e na certidão antiga estejam BERNADETH.
    Gostaria de saber se há como retificar e como devo proceder, já que não quero mudar todos os meus documentos.
    Desde já grata.
    Flávia
  16. GLC
    30/12/2008 23:35

    Prezada flávia:
    Já fiz retificações dessa natureza diversas vezes. É só juntar a primeira Certidão de Nascimento, os documentos que contenham Bernadeth e contratar um advogado para fazer a retificação, pois certamente obterá êxito, conforme a lei 6.015.
    Boa sorte e um Feliz Ano Novo.
  17. marcele camilo
    03/03/2009 15:56

    olá! gostaria de uma informação, eu nasci no rio de janeiro e fui registrada em guarapari no E.S., em meio a mudança de residencia perdi minha certidão de nascimento. quando fui tirar a segunda via saiu que eu nasci em guarapari, que não confere com meus documentos como carteira de identidade, carteira de motorista entre outros, porem eu tenho uma xerox que não é autenticada da primeira via dizendo que eu nasci no rio de janeiro, então eu entrei em contato com o cartorio e eles me disseram que eu tenho que recorrer em juizo. qual meu procedimento? já perdi taxa de passaporte e meu diploma veio errrado por exemplo.
  18. GLC
    03/03/2009 18:54

    Marcele:
    Tire as xerox de seus documentos que contêm o verdadeiro local de nascimento e a xerox da primeira via do Registro de nascimento, constitua um advogado para requerer em Juízo a devida retificação e com certeza terá êxito no seu pedido.
    Abraços.
  19. Luciana Peres
    05/03/2009 11:28

    Faculdade particular pode gerar um novo boleto de mensalidade unificando as mensalidades atrasadas do ano anterior (do novo boleto) sem o conhecimento do aluno, e contar como direito de ação a partir da data do novo boleto.
  20. Stephanie Thomas
    20/03/2009 11:29

    Bom,pra falar do meu problema eu tenho que voltar alguns anos,quando meu tataravô veio pro Brasil seu sobrenome foi registrado errado,nosso sobrenome é Thomas,mas foi registrado como Thomaz,erro do escrivão,e ainda piora nas gerações que se sucederam como por exemplo,meu avô escreve Thomaz com "z" no final e a sua irmã Tomaz sem o h e ainda com o z no final,foi um erro do escrivão,mas eu gostaria de saber,como devo proceder para que meu sobrenome seja corrigido,para que fique como realmente deveria ser Thomas com "s" no final..Como eu poderia proceder?

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS