NOME ERRADO NA CERTIDAO DE NASCIMENTO

BOM DIA !!!

REGISTREI MINHA FILHA DIA 29/08/2007 COMO MARIA ELISA DOS SANTOS SILVA, MAS SOMENTE AGORA NOTEI QUE NA SUA CERTIDAO ESTA MARIA LISA DOS SANTOS SILVA, O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE ERRO, TENHO A PREOCUPAÇÃO DE QUE SE CONTINUAR COM O NOME ERRADO, SEJA MOTIVO DE "PIADA" QDO COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA. QUE DEVO PROCURAR O CARTORIO??, TENHO COMO RESOLVER ISSO NAS PEQUENAS CAUSAS??, VOU PRECISAR DE ADVOGADO?? , ISTO DEMORA??. AGUARDO RETORNO.

Respostas

222

• Joao Celso Neto/Brasíla-DF

Joao Celso Neto/Brasíla-DF

Difícil vai ser provar que você queria Elisa e assinou o termo onde constava Lisa. Ou seja, que foi um erro do Escrivão que fez o registro.

Uma primeira tentativa é procurar o Juiz a que esteja ligado o Cartório e tentar convencê-lo de que houve um erro. O Tabelião pode também fazer, ou não, a alteração (correção). Num caso e no outro (juiz ou tabelião) vai depender do grau de convencimento deles.

Se não conseguir, pode tentar (creio que com pouca chance de sucesso) alterar o registro via Juiz de Registros Públicos. Vai precisar de advogado, podendo ser alguém da Defensoria Pública.

Não vejo por que virar piada, se Lisa é tão bonito e comum quanto Elisa. Essa a dificuldade de mudar (falta de um motivo forte; se fosse Blisa, Flisa, Plisa, por exemplo, seria mais fácil, a meu ver).

• GLC

GLC

Procure o Cartório para alegar erro de grafia, segundo o art. 110 da Lei 6015, caso o escrivão não se convença tem que fazer como o João Celso esclareceu, através da via judicial.

• Ana Elena Alves de Lima

Ana Elena Alves de Lima

Se com o sugerido pelo Dr. João não conseguir seu intento, também acho que Lisa é um nome tão bonito como Elisa, entretanto como argumento para sua filha não ser alvo de "piada", de situações vexatórias pois ao que percebi para senhora no sua percepção o Lisa não é nome, mas sim substantivo lisa de por exemplo superfície, caso entre com uma ação, pergunta se é demorada, bem o tempo de espera até uma sentença , é sempre maior do que o desejado.

• ALINE_1

ALINE_1

Registrei o nome da minha sobrinha errado que deveria ser Ana Beatrhyz e está como Beathyz faltando um "R", vou ter dificuldade de corrigi? Quais os procedimentos devo tomar?

• GLC

GLC

Minha Cara Aline:

Você deve procurar o próprio Cartório e pedi a retificação de grafia, que será feito uma petição ao próprio escrivão alegando a falta do R, conforme o art. 110 da Lei 6.015.
    espero ter ajudado.

• Mara Rubinstein de jesus

Mara Rubinstein de jesus

Tambem estou com um problema parecido, so que foi meu genro que registrou meu netinho, no dia que nasceu, levou o nome que ele queria colocar em seu filho por escrito, la eles o modificaram, era pra ser Braym Antoni eles registraram como Brayan e agora que posso fazer para mudar? eles nao querem aceitar, disseram que uma vez registrado acabou, mas e o direito de escolha? como fica?? Me ajudem a esclarecer este assunto por favor...Desde já agradeço ..Obrigada.

• GLC

GLC

Minha Prezada:

O Cartório não pode mudar o prenome, conforme estabelece o art. 58 da Lei 6.015, portanto uma vez registrado não pode mudar o prenome, a não ser que o nome provoque vexame, constrangimento ou algo parecido.

Abraços.

• Renato R. R.

Renato R. R.

Prezado Geraldo,

Corrija me se estiver errado. O prenome também se enquadra nos casos do art. 110, caso tenha havido mero erro de grafia nele, correto?

Ademais, como proceder caso a pessoa não more mais no Estado onde foi registrada e queira corrigir o nome? É possível protocolar um pedido de correção no Fórum da cidade onde mora, para que seja encaminhado para a jurisdição adequada?

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Abraços.

• GLC

GLC

Prezado Renato:

Em se tratando de grafia o correto será fazer no próprio cartório. Porém, acredito que nada impede que o Registrando solicite a Retificação no local onde reside, logo após adquirir o Mandado será encaminhado ao Cartório de origem para a devida retificação.
    Abraços.

• glaucia thomazin

glaucia thomazin

Olá boa tarde.

Talvez o meu caso seja mais complicado, eu Me chamo Glaucia S. Thomazin e meu pai Raoul G Thomazin , mas o meu avô (pai do meu pai) se chamava Justo Thomazini houve um erro no cartório na hora que registraram meu pai, e assim quando fui registrada recebi o sobrenome de Thomazin , queria saber se tem alguma chance de corrigir esse erro.

grata