RECURSO CONTRA MULTA DE TRÂNSITO

Gilberto Alves dos Santos perguntou Quinta, 13 de dezembro de 2007, 8h17min

Moro em Rondônia e fui notificado, no dia 11/12 de uma multa decorrente de uma infraçao de transito no Mato Grosso. Ocorre que na data da Infraçao, o meu carro estava em casa, ou melhor na cidade de Ji-Paraná. Por outro lado os dados fornecidos no auto confere com os do meu veiculo. O DENTRAN/MT deu prazo pra identificar o Condutor. O carro não era o nosso assim nao tinhamos condicoes de idetificar. Preciso de orientaçoes de como proceder e modelo de recurso/Defesa.

Obrigado Gilberto

Respostas

103

• Nilce_1

Inicialmente terá que provar que o carro estava em casa! o que acho meio complicado!
    Quando chega a notificação de multa, vem acompanhado de um recurso, onde poderia estar colocando as tuas justificativas de não ser o condutor naquele momento da infração! caso seja indeferido, ai aconselho ir diretamente ao detran!
    Como não conseguiu? geralmente vem a foto da placa! não o designer do carro!

Boa sorte

• Carvalho Pinto

Primeiro, vc deve pedir a cópia do auto de infração lavrado pelo Agente, veja se a multa foi lavrada no talão municipal ou estadual, infelizmente, não adianta alegar que o veículo estava em casa, porém, se a multa for de velocidade, o órgão terá que fornecer a vc a foto ampliada e sem mosaico. Qualquer coisa ou dúvida envie um e-mail para multavale@ig.com.br que tentarei ajuda-lo.

• marcelo de souza_1

ola bo dia
    fui autuado por conduzir na contra mao
    mais na rua nao tinha sinalização nenhuma...
    qual recurso devo tomar..
    ja tirei foto do local
    o que devo fazer nessa circusância
    obrigado

• Fernando (www.sigarecursos.com.br)

Olá Marcelo!

Verifique as orientações dispostas na notificação que vc recebeu, anexe as fotos ao seu recurso e boa sorte.

Não há muito o que opinar com as informações que vc expôs.

Abraços.

Fernando.

• lourdes rodrigues

como me defender de multa de trânsito, pelas seguintes infrações:
    Dirigir sem CNH ou permissão. sendo que nunca estive no local e não ando sem CNH
    grata Lou

• Thiago Rodriguez

Lourdes,

Esclareça melhor, você foi autuada por :

Art. 162. Dirigir veículo:

I - sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (três vezes) e apreensão do veículo;

Ou :

Art. 232. Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:

Infração - leve;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação do documento.

Se foi o primeiro caso , é muito simples, junte ao recurso a cópia da sua CNH e esclareça que você é habilitada.

Att.

• Sidnei de Souza Cordeiro

No dia 19/01/09, chegando a Barra da Tijuca por volta das 10:00h, deparei com uma operação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, denominada de "CHOQUE DE ORDEM". Antes de estacionar perguntei ao Guarda Municipal eu posso estacionar ali? Ele me respondeu pode os é estacionamento regular. Estacionei e me dirigir para praia com minha esposa e neta. Por voltas das 10:30h, um vendedor ambulante com mega fone anunciava do calçadão. Estão rebocando os carros. Fui ver, chegando no local o meu carro estava no reboque, perguntei, porque me carro esta sendo rebocado, já que o estacionamente é regular? O rapaz do reboque me respondeu, está sei o talão de estacionamento. Faço seguinte pergunta: O usuário é obrigado a esperar o guardado chegar? Normalamente eles colocam o talão no parabrisa dianteiro, e depois cobram.
    Verificando o site do DETRAN, me deparei com uma multa referente, a esse estacionamento regular, O enquadramento da multa é o Art. 181 inc. XVII Código Nacional do Trânsito. Na descrição da multa diz, estacionar em desacordo com a regulamentação - VAG. O que é VAG?. Depois recebi uma Notificação de Autuação da Prefeitura dizendo: Código da Infração 554-1-2 - Estacionar em desacordo com a regulamentação (Estacionamento ROTATIVO).
    oBS: 1 - fUI INFORMADO DEPOIS DO MEU CARRO REBOCADO, QUE A PREFEITURA NÃO HAVIA DADO NAQUELE DIA TALÕES PARA OS GUARDADORES, POIS O CHOQUE DE ORDEM ERA PARA REPRIMIR CARROS EM FILA DUPLA, OU NA CALÇADA.
    2 - lOCAL EXISTE PLACA DE ESTACIONAMENTO DA PREFEITURA
    3 - GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO FAZER? o QUE É VAG, GOSTARIA DE LER SOBRE ISSO.
    EM TEMPO: Por esse erro deles fiquei sem saber para onde meu carro tinha sido rebocado, pois a prefeitura tem vários depósitos pela cidade. Fiquei em pleno sol quente com minha esposa e neta sem saber para onde ir.
    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
    Sidnei

• Roberto_1

Bom dia!

acabei de me mudar para Manaus - AM e fui informado sobre uma multa no dia 02/fev por parar em fila dupla, na rua joaquim nabuco.

Mas o carro estava parado proximo a um estacionamento particular do tipo garagem, com o pisca alerta ligado e o motorista, que era eu, estava dentro do veículo. Parei o carro para pedir informacao, pois estava perdido na cidade, ou seja, fiquei ali menos de 03 min...

Gostaria de saber que argumentos e amparo legal poderia utlizar para recorrer da autuacao! Agradeco a ajuda de todos.

• andré Luiz de souza_1

Ola!! passei na prova de direção veicular no dia 13/02/2009 e dia 24/02/2009 fui autuado por não possuir Permissão para dirigir, aleguei para o policial que ja era habilitado mais minha carteira não havia chegado ainda! ele não aceitou minha resposta e me autuou como não possuir CNH nem premissão!! como devo recorrer neste caso, devo alegar que so não portava o documento( pois passaria para multa leve) ou alegar que a multa está errada não sendo devido nenhum valor ? existe possibilidade neste caso de ter pontuação na minha permissão se não aceitarem meu recurso?

• MARCOS GONÇALVES

André,
    Existe um trâmite a ser seguido até a expedição da CNH/ PPD , se a sua Permissão para Dirigir foi expedida antes do dia 24/02, certamente o policial esta errado, agora se não foi expedida anteriormente, inelismente vc está errado e terá que pagar uma multa bem salgada !