Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Daniela Laranjo Vieira Paolucci
    30/01/2008 07:53

Olá! Alguém teria algum artigo, acórdão, etc, sobre a retificação de nome para retirada de sobrenome do ex-cônjuge após homologada a separação. Explicando melhor: a virago optou por continuar assinado o nome do varão após a separação consensual do casal. Hoje, quase 1 ano da separação ela tem interesse em voltar a assinar o nome de solteira. Para uma melhor fundamentação de futura Ação de Retificação de Registro Civil, gostaria de encontrar material jurídico que corroborasse o pedido.
    Atenciosamente.
    Daniela
  2. Adv. Antonio Gomes
    30/01/2008 13:22

Desnecessario maiores fundamentos, para tanto basta desarquivar o feito e peticionar neste sentido, sendo o direito pleiteado hoje expresso em lei, digo, Código civil.

Segundo o provérbio chinês:

Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente

Fui.
  3. Vanderley Muniz - advocaciamuniz@yahoo.com.br
    30/01/2008 13:25

Rssssss...fazia tempo que não via um comentário seu Antonio.

Realmente basta desarquivar o processo e requerer modificação de cláusula em separação consensual, colhendo-se concordância da parte adversa já que a ação não é litigiosa.

Fomos rsrsrsrs
  4. Adv. Antonio Gomes
    30/01/2008 14:09

Brilhante criminalista, sempre que posso me posiciono, embora em área diversa. Como afima o provérbio chinês:

"O burro nunca aprende,o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros."

Embora não seja sabio, mas aprendo com sua experiência.

Um cordial abraço do amigo, Antonio Gomes.

Fui.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS