Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Roberta_1
    28/03/2008 17:22

Meu marido completou o ensino fundamental (1º grau) em 1998 foi dada à mãe dele a 1ª via do histórico escolar.
    Hoje, em 2008, ele está precisando da 2ª via, pois sua mãe perdeu, e quando ele foi pedir o colégio informou que a mãe dele não tinha quitado oa últimos 6 meses em 1998 e que somente forneceria a 2ª via caso ele pague esses 6 meses.
    Meu marido quer entrar na faculdade ainda esse ano, mas o colégio na qual ele cursou o ensino médio (2º grau) está exigindo à ele o histórico do 1º grau.
    Esses 6 meses já não prescreveu ? Afinal já se passaram 10 anos e o colégio nunca cobrou nem propôs ação.
    Devo entrar no JEC e pedir uma tutela antecipada ?
    Gostaria de sugestões.
    Obrigada, Roberta.
  2. Maria da Penha Cavalcante Barbosa
    26/04/2008 16:11

entendo que vc deva impetrar um MS com antecipação de tutela
  3. Ilton Barreto da Motta
    26/04/2008 19:17

a negativa em fornecer o documento é ilegal, por isso entre com ação de obrigação de fazer com tutela antecipada. só um lembrete: em mandado de segurança não existe a tutela antecipada, mas sim liminar.
  4. Deborah Malacrida
    27/04/2008 21:28 | editado

Deborah Malacrida
    São Paulo/SP
    procedimento totalmente ilegal da instituição de ensino, e assustador o descaso do MEC em relação a resposta ao público.,entre com mandado de segurança em caráter liminar.
  5. Deborah Malacrida
    27/04/2008 21:38

Deborah Malacrida
    São Paulo -SP

Voçê deve intentar mandado de segurança em caráter liminar.
  6. MERCIA REGINA POLISEL
    24/06/2008 12:11

E no caso de precisar de uma 2ª via do histórico de curso concluído em escola estadual? Como proceder? A escola alega que já entregou o original e não possui registros para emissão da segunda via. A quem podemos recorrer?
  7. willma f. melo
    22/11/2008 09:41

Bpm dia!!

O meu problema é semelhante o do marido da Mercia, que a escola alega que ja entregou o historico e nas anteriores, que por acaso fui pra fazer um novo, alegam que ta faltando notas do primario,. Enfim, preciso de um historico pra continuar os estudos, o quie deve fazer? willma
  8. willma f. melo
    22/11/2008 09:41

Bpm dia!!

O meu problema é semelhante o do marido da Mercia, que a escola alega que ja entregou o historico e nas anteriores, que por acaso fui pra fazer um novo, alegam que ta faltando notas do primario,. Enfim, preciso de um historico pra continuar os estudos, o quie deve fazer? willma
  9. Marisa
    22/11/2008 13:01

Olá a todos

Com risco de ser "cruxificada" pelos colegas do fórum, minha opinião é que você deve aproveitar a ocasião e pagar a dívida, porque escolas particulares sobrevivem às expensas do aluno e com certeza os professores foram pagos, e consequentemente o dinheiro saiu do bolso de alguém.

Eu sei que muitos argumentarão que o prazo de cobrança já prescreveu (eu acho), mas estou falando de ética e não de leis.

Abraços
  10. Fernanda_1
    20/01/2009 11:25

Hallo, me chamo Fernanda completei 1991 o ensino Medio (2 grau supletivo) No Colegio Marinho Nunes (Tanque) Rio de Janeiro,na epoca, a secretaria me disse que no proxima semana o Historico escolar ficaria pronto mas da Noite pro dia o Colegio fechou com todos os meus documentos escolares inclusivel do 1 ° grau ; ainda existe chance de tirar a 2° via ou perdir tudo ?!!! quen possa me ajudar?!
    Obrigada
  11. Almir
    20/01/2009 21:56

1-Vá até a Rua da Ajuda, 5 (antigo Banerjão no centro do Rio, próximo Av. Rio Branco, esq. rua Nilo Peçanha, em frente ao metro Carioca), e protocole um pedido de segunda via do Histórico Escolar;

2-Aproveite para pedir o Certificado de Conclusão do 2o grau que é tão ou mais importante;

3-Sua região é CR25, Metropolitana X (Rua do Matoso, 254 Rio Comprido-3 quarteirões da Praça da Bandeira). Leve o nome completo do seu colégio, endereço, anos e séries que cursou, e xerox de todos os documentos possíveis e imagináveis, inclusive certidão de nascimento de seu tataravô.

4-Reze. Se o colégio não entregou o arquivo completo para a Secretaria de Educação, cupins, goteiras, etc. ... você perdeu seu segundo grau.
  12. Reynaldo_1
    29/01/2009 06:22

Olá,gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
    Estou precisando urgentemente da 2via do meu historico escolar e nao sei como proceder.
    Eu moro em Florianopolis e a escola onde está meu historico fica na região sul de São-Paulo.
    Uma outra informação é que na verdade essa escola deixou de existir a uns 2 ou3 anos e preciso do historico URGENTEMENTE para apresentar na empresa onde trabalho e também para dar continuidade aos neus estudos.muito obrigado.
  13. Larissa
    03/02/2009 17:25 | editado

Olá!
    é o seguinte, perdi meu histórico escolar.
    E a escola não está querendo fornecer a 2ª via. Alegam que tenho que anunciar no jornal sobre a perda do histórico e aí sim ir até lá pra eles pedirem a 2ª via. Mais esse anuncio vai me custar r$ 212,00
    é certo eles fazerem isso? Ou são obrigados a me fornecer a 2ª via?
    escola estadual

Pq 212,00 reais é dinheiro, por um único anúncio
  14. Roberto Dutra_1
    13/02/2009 11:52

Olá,

Compartilho da mesma opinião da Marisa Marta Sanchez. Nosso país só terá uma chance se formos éticos. Tem que parar com esse negócio de levar vantagem. Se a escola forneceu o serviço, tem que receber pelo serviço. As pessoas deveriam ter vergonha em ficar buscando alternativas/justificativas para não pagar.
  15. Evilázio Gonçalves de Oliveira
    21/02/2009 10:10

HISTÓRICO ESCOLAR - Negar, está virando mania. O MEC deveria, na minha opinião, centralizar numa de suas páginas, os históricos de todos os alunos. e dar facilidade ao acesso. Já que nas escolas não se consegue, quase, mais nada. Hoje, está se complicando tudo. Desburocratizar? (=Emburrocratizar) ah,ah, rs. - Muita gente não quer trabalhar, não facilita nada para niguém e o aluno que se dane... (Seus salários caem, na conta). Do jeito que vão as coisas estamos perdidos. E tem mais: não tem a onde reclamar. Impetrar na Justiça, uma ação, não é tão simples... A VÍTIMA, muitas vezes presisa de tempo e dinheiro e, frente à essa dificuldade, acaba "deixando pra lá"... - Sem querer, contribui com o aumento da "pilantragem". - Se o MEC tem isso pronto, eu não conheço e gostaria que se alguém conhecesse me informasse.
    Grato Evilázio
  16. Marisa
    21/02/2009 16:19

Oi Evilazio

Você notou que nós não estamos falando em entregar o histórico a um aluno, mas sim em entregar UMA SEGUNDA VIA DO HISTÓRICO, a um aluno que continua inadimplente? o caso aqui é: NÃO PAGOU, ESTUDOU E CONTINUA DANDO RE-TRABALHO.

Não entendo porque você acha uma boa idéia nós sobrecarregarmos um orgão público com isso. Até porque esclareço a quem não é da área: até o término do ensino fundamental a responsabilidade prioritária é do Municipio; ensino médio do estado e superior da união.

Vamos gastar recursos para disponiblizar a 2ª via do histórico a quem perdeu a primeira via ou vamos, coerentemente, dizer que quem precisa de uma segunda via de documento regularmente entregue que pague por ela? Porque digam o que disserem, existem escolas públicas de bom padrão pedagógico. Se eu optar em colocar meus filhos numa escola particular, abrindo mão do serviço público, é justo que eu pague por isso, não é mesmo? Afinal, existe sim vaga para todos os brasileirinhos nas escolas públicas.
  17. katia figueredo dos santos
    16/03/2009 15:52

Deveria ter um banco de dados aonde pudéssemos buscar este tipo de serviço, mesmo q tivéssemos q pagar algum tipo de taxa. Tb estou precisando do meu...concluí o ensino médio em 98 e preciso pra fazer inscrição numa outra entidade.
    Será q uma declaração da escola dizendo q concluímos o curso, serviria só pra fazer a inscrição...já q fui informada q leva-se dois meses para sair a 2ª via.
  18. katia figueredo dos santos
    23/03/2009 20:58

Solicitei a 2ª via do meu histórico escolar na escola em que concluí o ensino médio. A funcionária me forneceu uma cópia do histórico, e disse q iria fazer o pedido da 2ª via, porém, disse q demoraria de 60 a 90 dias para chegar. Perguntei se não tinha q fazer um pedido por escrito e levar algum tipo de protocólo, ela disse q não precisava, q ela já iria providenciar...voltei pra casa com a pulga atrás da orelha, pois é a minha palavra contra a dela...e se no tempo "estabelecido" meu histórico não estiver pronto...a quem devo recorrer?? Como me certificar se realmente demora tudo isso mesmo pra ficar pronta uma 2ª via??
    Será q alguém poderia me dar uma luz?

Grata
  19. Elaine Yokoyama
    26/04/2009 12:40

Gostaria de uma informacao, conclui o segundo grau no bairro do Belenzinho em Sao Paulo e preciso da 2 via do historico escolar mais infelismente nao moro mais em Sao Paulo e nao consigo achar nenhum documento com o nome da escola, tem como eu tirar a 2 via a onde?
    Atenciosamente.
  20. adriana sppezapria fernandes
    01/05/2009 21:59

Estou com dificuldads, nao comclui o ensino fundamental quando me faltava apenas meio ano, isso no ano de 95 e nas escolas por onde passei dizem que estao procurando. Mas estou com uma certa urgencia em concluir meus estudos como posso agir nesse caso?
    Drisppezapia@yahoo.Com
    grata

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS