Publicações de Aloisia
Corrupção e o princípio da moralidade administrativa
Suscita-se uma reflexão acerca da relevância do princípio da moralidade administrativa e as consequências de sua violação, abordando a corrupção enquanto elemento que compromete o desenvolvimento social.
Corrupção enquanto violação do Princípio da Moralidade Administrativa: pensamentos acerca de suas consequências na prestação de serviços públicos.
Suscitar uma reflexão acerca da relevância do princípio da moralidade administrativa e as consequências de sua violação, abordando a corrupção enquanto elemento que compromete o desenvolvimento no meio social.
A MORAL KANTIANA ENQUANTO FUNDAMENTO DA ÉTICA:
Eis um estudo da influência da moral pensada por Immanuel Kant e os fundamentos da ética para a realização de uma administração pública eficiente. E a relação da eficiência na Administração Pública de modo a conseguir a realização do bem comum.
Teoria da argumentação: instrumento fundamental na prática jurídica
A argumentação é concebida como um processo em que os dados interagem frequentemente e ela se torna tão imprescindível ao operador do Direito quanto o conhecimento jurídico propriamente dito.
O imperativo categórico e a moral nas relações de consumo
Comenta-se um crescimento expressivo das práticas de má-fé por parte de alguns consumidores, que se aproveitam dos canais de defesa do consumidor para tirarem vantagem em determinadas situações.
Lava-jato: uma leitura da investigação que está a serviço da ética e da moralidade
O objetivo precípuo deste artigo é descrever, mesmo que brevemente, a maior operação de investigação anticorrupção que vitimou a Petrobrás. Começo por elucidar a origem do termo que nomeia a operação e logo após, descrevo as nuances do esquema.
Corrupção: para além do arruíno e da imoralidade, uma conduta a ser rechaçada
Este artigo tem o objetivo precípuo de suscitar uma reflexão acerca da relação entre a moral e a corrupção. Para tal, o texto parte da etimologia dos termos centrais e propõe uma perspectiva crítica da corrupção como um ato próprio de gestores facínoras.